Entre a parafernália da igreja moderna, muitas coisas não parecem totalmente claras para as pessoas comuns. Por exemplo, muitas vezes surge a pergunta: “Por que os padres usam ouro, em particular cruzes peitorais feitas de metal precioso? Afinal, Jesus pregou a não cobiça e, em geral, o ouro na tradição cristã está fortemente associado ao diabo.” Realmente, Como tratar as palavras da ópera Mefistófeles “Satanás governa o poleiro lá - as pessoas morrem pelo metal” se os próprios clérigos se enfeitarem com cruzes de ouro?
Qual é o significado da cruz peitoral?
Para pessoas diferentes, o significado de usar uma cruz peitoral é diferente. Para alguns é simplesmente uma bela decoração, para outros é uma homenagem à tradição da Ortodoxia, uma espécie de sinal de pertencimento a uma determinada denominação. E para outros, a cruz no peito é apenas uma homenagem à moda, uma forma de enfatizar que ele também não fica atrás da vida e está no “mainstream”.Qual é o verdadeiro significado de usar uma cruz no Cristianismo?
Segundo a Bíblia, nem o próprio Jesus nem os seus apóstolos usavam cruzes, o que não é surpreendente: Anteriormente, a crucificação servia como método de execução dos canalhas mais notórios. E somente depois que o Filho de Deus aceitou o martírio é que a cruz adquiriu um significado sagrado para todos os cristãos. Todo o significado de usar uma cruz peitoral é explicado na carta do apóstolo Paulo aos galileus: “Estou crucificado com Cristo”, isto é, tornou-se como ele, aceitou plenamente seus ensinamentos. De todas as denominações cristãs, apenas os ortodoxos e os católicos usam cruzes.
De acordo com a tradição ortodoxa, A cruz peitoral (peito) é um símbolo de pertencimento à fé, proteção contra as maquinações do diabo. Segundo alguns teólogos, a própria cruz, sem fé sincera, não é capaz de proteger dos impuros. Ele é apenas uma lembrança dos sofrimentos de Cristo, "a evidência material da redenção". Não há menção em nenhuma escritura sagrada sobre o material para fazer a cruz. Pode ser qualquer material, inclusive ouro.
É verdade que o ouro é o metal do diabo?
Existe uma opinião entre a maioria das pessoas de que o ouro é o metal do diabo. Baseia-se nos ditos de filósofos e teólogos medievais que condenavam a ganância e a ganância.. Assim, segundo o Evangelho de Marcos, o publicano (cobrador de impostos) Mateus jogou moedas de ouro no pó e seguiu a Cristo, tornando-se seu apóstolo. Pode-se lembrar também o bezerro de ouro do Antigo Testamento, adorado pelos judeus, destruído pelo profeta Moisés.
Mas ao mesmo tempo, no Cristianismo, o ouro em si não simboliza algo ruim, diabólico. Visto que esta religião em sua essência não é material, mas espiritual, então o foco do pecado nele são os pensamentos e ações humanas. Objetos inanimados na fé cristã têm um significado puramente simbólico e não são “atores” independentes.
Portanto, a religião, embora condene o desejo desenfreado das pessoas de possuir ouro, de forma alguma considera o próprio metal um recipiente ou personificação do diabo. Na Ortodoxia, o ouro está associado à glória brilhante de Cristo, à pureza deslumbrante do céu, onde o Senhor habita. A Bíblia também menciona que os magos trouxeram, entre outras coisas, ouro como presente ao menino Jesus. O teólogo João, Arcebispo de Constantinopla, foi apelidado de “Crisóstomo” por seus magníficos sermões.
Um pouco sobre a energia do ouro
A questão da energia do ouro tem sido objeto de debate acirrado. Alguns acreditavam que este metal amarelo adquiriu poder místico sobre seu dono, tornando-o ganancioso e sem princípios.. A título de exemplo, foram citados numerosos casos em que a sede de ouro se tornou a causa dos crimes mais terríveis, nos quais até parentes próximos foram envolvidos.
Simultaneamente, o ouro foi dotado de propriedades nobres. Então, no mundo antigo, acreditava-se que capaz de neutralizar venenos. O ouro também era utilizado para fins medicinais: contra doenças cardiovasculares, resfriados e epilepsia. Os monges taoístas abordaram a questão da influência energética do ouro sobre uma pessoa, seu corpo, psique e qualidades morais de forma puramente dialética: Afeta bem algumas pessoas e outras mal.
Segundo a antiga filosofia chinesa, o poder do ouro rejuvenesce o corpo, torna o caráter da pessoa mais alegre e gentil. Mas isso só se aplica a pessoas predispostas à positividade. Para pessoas com baixo desenvolvimento espiritual, propensas à raiva e à preguiça, esse metal tem o efeito oposto. Desperta em suas almas as piores e mais vis manifestações da natureza. O ouro é considerado um condutor de energia solar entre muitos povos. Até os antigos egípcios, incas americanos, astecas e maias chamavam esse metal de solar, acreditando que o próprio sol também consistia de ouro.
O que explica por que os padres usam cruzes de ouro?
Muitas pessoas que assistem aos cultos religiosos apenas pela televisão em ocasiões especiais - Páscoa, Natal - voltam sua atenção para as vestimentas extraordinariamente magníficas dos padres. É bem simples de explicar:
- um feriado é um feriado;
- Nos serviços divinos solenes, especialmente aqueles transmitidos pela TV, os personagens principais estão longe de ser os últimos na hierarquia da igreja.
Na verdade a cruz peitoral pode, em termos militares, ser percebida como parte do uniforme, um sinal de posição e tempo de serviço. Portanto, nem todo padre deve usar uma cruz peitoral amarela. Cada sacerdote recebe a sua cruz das mãos do bispo que dirige a diocese territorial, como sinal de que está autorizado a realizar serviços religiosos. Em caso de infração grave, o bispo tem o direito de punir o sacerdote negligente, retirando-lhe a cruz do pescoço e proibindo a sua realização de serviços religiosos.
Uma cruz peitoral (peito) amarela deve ser usada apenas para certos serviços religiosos na igreja ou para serviços de longo prazo na paróquia. Os jovens padres que ingressaram recentemente no serviço religioso usam cruzes brancas. Assim, as cruzes amarelas não são um item de luxo ou de decoração, mas são uma espécie de prêmio, uma medalha de honra no sistema da Igreja Ortodoxa Russa.
Durante os dias da Grande Quaresma que antecedem a Páscoa, todos os clérigos, sem exceção, usam cruzes de madeira, vestindo trajes cerimoniais apenas por ocasião da Ressurreição do Senhor. É esse “uniforme cerimonial” que os telespectadores veem na TV durante as transmissões, maravilhados com o luxo inadequado, na opinião do cidadão comum, dos trajes dos líderes religiosos.
O preço da cruz é um tributo a Deus ou um desprezo pela madeira barata?
Na tradição da igreja, as cruzes não são chamadas de “ouro” ou “prata”, mas sim de amarelo e branco. Além disso, eles não são feitos desses metais preciosos. As cruzes amarelas dos padres comuns são feitas de latão e custam no máximo 10 mil rublos, dos quais o principal custo é o trabalho do mestre construtor. As cruzes brancas são feitas principalmente de cuproníquel e seu preço é de cerca de 5 mil rublos. Nos serviços cerimoniais, as cruzes de latão e cuproníquel são polidas pelos seus proprietários a tal ponto que é quase impossível distingui-las pelo seu brilho das obras feitas de metal precioso real do exterior.
E apenas as cruzes dos mais altos hierarcas da igreja, do bispo e acima, são feitas com ouro. Mas, novamente, eles não são fundidos a partir de uma única peça de metal precioso, mas usam tecnologia de pulverização catódica e douramento. O ouro verdadeiro em tal cruz acumulará no máximo 2-3 gramas.
De acordo com o estatuto interno da igreja, cada clérigo é obrigado a comparecer nas recepções oficiais do mais alto clero com a sua própria cruz, indicando o seu estatuto.
E por fim, deve-se notar que as cruzes, mesmo as de latão e cuproníquel, não são propriedade pessoal do sacerdote, mas são dadas a ele durante o serviço, por assim dizer, “por conta”. Ao retirar o sacerdócio, o clérigo devolve ao bispo a cruz que outrora lhe foi dada.
Cruzes pesando 1 kg ou mais são usadas por padres e ladrões. Ambas as profissões são semelhantes: os “tributadores” são apenas diferentes. Mas às vezes eles são iguais.
Por que eles sempre misturam Ortodoxia e Cristianismo? Não existiam igrejas Ortodoxas e Cristianismo Ortodoxo... Duas religiões diferentes... Existiam Cristãos verdadeiros!
Isso não é verdade, você sabe. A questão é: então por que você está caluniando???
Caro Andrey Vladimirovich, a Ortodoxia e o Cristianismo não são religiões diferentes. Ortodoxia, a Igreja Ortodoxa, é uma designação que surgiu após o Grande Cisma de 1054.Foi assim que os representantes das Igrejas Cristãs do Oriente começaram a se autodenominar, em oposição à Igreja Romana. Mas a frase cristão devoto nunca é usada.
Caro Arkady, um verdadeiro crente é a fé correta, assim chamada pelos representantes da igreja grega, que implantaram sua fé na Rus' com seu sangue, os ortodoxos são os governantes que glorificam a fé antes do batismo forçado da Rus', e os ligação com a tradução deste conceito para a língua grega é fundamentalmente errada, para dizer o mínimo. As mudanças vieram com a revolução de 1917, os muçulmanos começaram a ser chamados de crentes ortodoxos, e os cristãos foram chamados de ortodoxos, é claro para os crentes ortodoxos que estes são ortodoxos! A ortodoxia é uma substituição de conceitos para agradar a igreja….. em relação a 1054, mais precisamente 6562 anos de SMZH, tudo relacionado à fé antiga (pré-cristã), tudo foi esmagado pelas “figuras” da igreja, a substituição de feriados, rituais, santos, demoraria muito para contar, e não vejo sentido...
E o Senhor cortará a cabeça e a cauda dos peixes (Cristianismo) (A cabeça é o Kremlin, a cauda são os sacerdotes), em um dia. E quem os seguirá? eles vão morrer
Se o ouro é um metal demoníaco, então quem usa cruzes de ouro está servindo ao impuro.
Os padres usam cruzes de cuproníquel. Às vezes é dourado. Por que mentir, autor?
assim... os Rodnovers e outros ateus se exterminaram))
Há muitos anos que uso uma cruz como sacerdote e só agora descobri que a mandei de ouro e fiquei muito feliz. Fui ao joalheiro para saber a amostra e o peso. Acontece que fiquei feliz cedo. não, a cruz não é feita de ouro. o autor enganoso enganou o padre
A Ortodoxia é o direito de glorificar e é um conceito historicamente eslavo que nada tem a ver com o Cristianismo, antes de Nikon a igreja era chamada de Igreja Ortodoxa Ortodoxa Russa, não confunda ou engane os outros
A cruz e o Cristianismo são antípodas, Palavras de Jesus aos sacerdotes - Seu pai é o Diabo, e você quer realizar os desejos de seu pai. Ele foi um assassino desde o início e não permaneceu na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele conta uma mentira, ele fala de acordo com a sua essência, porque ele é mentiroso e pai da mentira.
João 8:4
—
Além dos cemitérios, cruzes agora são instaladas em templos e igrejas cristãs. Uma propriedade característica de muitas igrejas cristãs, como você provavelmente sabe, é a presença nelas de restos humanos - relíquias. Nesse sentido, uma igreja cristã é um túmulo, um cemitério, que já basta para colocar sobre ela uma cruz - símbolo de morte. Mas também há pessoas vivas no templo. O que eles estão fazendo ali? Eles estão se preparando para a morte. Eles estão tentando expiar os pecados para receber alguns benefícios após a morte. Mesmo que não dominem a técnica da mortificação, atribuem especial importância ao momento da morte, pois para eles é um momento especial - o início da existência após a morte. Em certo sentido, podemos dizer que já estão meio mortos, e o templo coroado com uma cruz é para eles uma espécie de vala comum que cresceu do solo - uma ponte de transição deste mundo para o outro.
Agora pense no que acontece quando uma pessoa “assina-se com uma cruz”, ou pior, coloca sobre si este símbolo de morte dolorosa e vergonhosa.Com isso, uma pessoa mostra às outras pessoas que está, por assim dizer, morta ou se esforçando para morrer, uma vez que a vida terrena para ela é geralmente um fenômeno insignificante em comparação com a eternidade que se avizinha após a morte, “eternidade mortal”.
Pense no que acontece quando um padre batiza seu filho, colocando nele um símbolo de morte.
Os edifícios e as pessoas que ostentam o símbolo da cruz, com a ajuda deste símbolo, mostram que já não pertencem ao mundo dos vivos, mas pertencem ao mundo dos mortos. Além disso, fica claro que uma religião que escolheu a cruz como símbolo principal é um culto à morte, uma religião dos mortos, uma religião “morta”. Parece lindo, mas podre por dentro. A morte para um cristão é um encontro com seu Senhor Deus judeu.
Bem, quem ama a cruz ama o próprio processo de matar e atormentar o seu deus. Somente aqueles que não pensam no assunto de sua fé podem usar tais cruzes. Mas quase todos os cristãos usam esta cruz. Eles usam e nem pensam no que estão vestindo. A propósito, no paganismo eles não carregavam consigo deuses mortos.
Veja este exército de sacerdotes, alguns com túnicas pretas, outros com túnicas douradas, e que Jesus também usava essas roupas para mostrar aos crentes que somos seus deuses, e você não acha que estes são os servos do diabo, se você se lembra de como a igreja queimou pessoas na fogueira na madrugada. O governo soviético proibiu as crianças de estudar na escola, o que é fé, de conquistar as pessoas e governá-las.
Depois de ler os comentários, surgiu um sentimento duplo - riso e pecado... Declarações com reivindicações contra a Igreja são simplesmente incríveis com a imaginação dos autores disparando! Mais precisamente, as fantasias destes “especialistas” não lhes pertencem! Lemos muito, ouvimos todo tipo de bobagem neopagã e comemos o suficiente de ocultismo e superstição! É uma pena que você esteja roubando a si mesmo, traindo sua rica história, seus verdadeiros ancestrais! Como se costuma dizer, “quem é derrotado por alguém é seu escravo”(((
2-3 GRAMAS de ouro - bem, bem... Eu, trabalhando como joalheiro, atendi repetidamente pedidos, por assim dizer, de funcionários da Igreja Ortodoxa Russa, não da sede - as cruzes tinham de 30 a 170 gramas de 750 padrão + PEDRAS. Portanto, seu artigo é apenas para diversão.
Talvez o autor seja um bom publicitário, um bom historiador e, talvez, um bom estudioso religioso.
Talvez…
Mas eu o aconselharia a ler a Bíblia. Aqui ele tem furos óbvios.
O publicano Mateus não jogou dinheiro no pó. Isto não está escrito na Bíblia.
Está escrito que ele “deixou” o dinheiro.
Eu apenas os deixei onde estavam.
Junto com uma caixa de arrecadação de impostos.
Próxima imprecisão.
Em nenhum lugar da Bíblia (incluindo o Novo Testamento) está escrito que a riqueza é um pecado.
Em todos os lugares se diz apenas que a riqueza espiritual tem grande prioridade sobre a riqueza material.
E que não é a riqueza que é pecado, mas o AMOR por essa riqueza (amor ao dinheiro).
Bem, e os sacerdotes e o amor de alguns específicos pela riqueza e pela decoração...
Bem, cada um deles responderá a Deus no devido tempo!
“A quem muito é dado, muito será exigido.”
Quantas categorias são inúteis para a civilização! Pelo menos um padre mencionaria o meio ambiente. afinal, o mundo de seu deus está destruído. Mas continuam a falar, tal como há séculos atrás, sobre a atual concepção imaculada e ressurreição de Lázaro. É hora de compreender que a civilização está à beira do desastre.
Fé e Igreja, quão nítidas e duradouras são semelhantes.
na verdade, você não tem ideia para que serve a cruz... além disso, você não prestou atenção na corrente... também é diferente... alguns elos da corrente têm bobina padrão, enquanto outros têm formato de concha kuari ... mas isso é uma história diferente. A cruz mais forte feita de prata (cérebro). Conheço parcialmente o propósito desses atributos, mas você disse que sabe, agora olhe. (Eu te dei dicas), só não se preocupe chocado com o que você encontra.
Quando começam com as palavras: “você não tem ideia”, eu respondo: quem precisa disso? O que depende disso? Você tem alguma ideia? Ou você sofre de palavreado?
Sim, todos os padres são servos do diabo
Vladimir, morremos para o pecado e renascemos imediatamente no batismo para a eternidade.
Frases poeticamente sublimes não me desencorajam as críticas! Poder no Batismo? E TODOS aqueles que forem batizados se tornarão bons? Por que então há tanto mal no mundo? Este ritual não pode mudar nada em uma pessoa, a menos que ela queira. Apenas ação. Mostrar. A Rússia no início do século 20 foi TODA batizada. E de onde vieram os horrores da Guerra Civil?
Cruzar! quanto e quão pouco. A cruz é o símbolo mais antigo.E os cristãos tomaram isso para si, apenas para sobrepor seu palavreado ao que existia antes do cristianismo - o “paganismo”. Não se preocupe com a cruz (preciosa, grande ou pequena). A essência do fenômeno da cruz tem origens védicas antigas.
Somente um ímpio poderia escrever tal bobagem, os padres são um com Gapon, e os padres são Serafins de Sarov e nossos outros santos, Kiril e Putin, estes são nossos santos, devemos orar a eles pela salvação da humanidade da guerra.
A julgar pelo seu diploma, não houve chance de estudar? E por estupidez, não há razão. Putin virou santo, isso já é incurável. O que realmente está arruinando o país é a abundância de vocês, patriotas malucos e analfabetos!
Muitas informações falsas. Durante a Quaresma, nem todo mundo usa uma cruz de madeira. No Evangelho, Mateus não jogou o ouro no pó. As cruzes são compradas pelos próprios sacerdotes antes da ordenação ou antes de receberem a cruz amarela e não são entregues ao bispo.
Eu me pergunto por que o autor de repente decidiu que os padres usam cruzes de OURO? Você sabe quanto custaria essa cruz se fosse feita de ouro puro? Geralmente há latão com douramento ou latão com revestimento prateado na parte superior.
Como sexta-feira costumava dizer numa conversa com Robinson Cruse: “O Diabo é mais forte”.
PESSOAS – parem de falar besteiras. Olhe para Cristo, Ele virá em breve – tudo acabará e nada irá salvá-lo – a menos que você aceite Cristo para sua salvação. .. E existe o INFERNO ou o Céu.
Onde devo procurar? Já olhei embaixo do sofá - ninguém! E estamos cansados de ter medo do fim do mundo. Nos últimos 100 anos já foi anunciado 5 vezes. De alguma forma, nos acostumamos com isso. Mas eu não preciso do seu Céu ou Inferno. Estamos neste absurdo. Os filósofos budistas nunca acreditaram. E não temos medo da morte do corpo como você. A sua função é ter medo, até mesmo da sua própria sombra, e a nossa é viver de acordo com a consciência e a razão!
Quanto à alegada “Preparação para a morte no Templo Ortodoxo...”
O autor desta versão claramente nunca pensou no significado da vida humana em nossa Terra.
Pode-se compreender que existem alguns credos, mesmo aqueles que se consideram “altamente espirituais”, que declaram que o sentido da vida é “o incompreensível Plano de Deus”. E proíbem seus adeptos de buscar esse significado durante a vida terrena. Tipo, você vai descansar diante do Senhor, e lá você vai descobrir...!
Tal ponto de vista é indigno para Rusich (de qualquer religião)
Nosso mundo REAL (em que estamos agora), uma espécie de “comitê de seleção”….!
Em que FAZEMOS EXAMES para o direito de matrícula na Universidade Principal.
E a nossa Cruz Ortodoxa (especialmente com a primeira barra oblíqua de baixo) é um símbolo das etapas de prova pelas quais o “participante” passa.
E o crucifixo, que apareceu nesta cruz com o advento do Cristianismo (a raiz, que não tem contradições com a raiz do antigo Credo Russo), é a essência das “perguntas dolorosas” que terão de ser respondidas naqueles mesmos vestibulares.
E o Ouro já é o segundo nível (de baixo) de desenvolvimento espiritual (dos oito presentes na Terra).
E os cristãos ortodoxos (assim como os verdadeiros crentes), que se consideram “no início do desenvolvimento espiritual”, apelam aos “inferiores” para ascenderem ao nível de “ouro”.
Eles não são moradores de rua, como os paroquianos, então podem carregar todo tipo de lixo barato. um escravo de longe deve ver os poderosos deste mundo em brilhantes vestes douradas
Este enfeite e brilho são dignos de bufões e artistas de circo. E os sem-abrigo e outros paroquianos e pastores são IRMÃOS! Em Cristo. E quem não quer carregar coisas baratas está sujeito ao pecado mais terrível - ORGULHO!
Por que eles usam cruzes de ouro? Porque a tiara de ouro na cabeça do Patriarca de Toda a Rússia é um símbolo da coroa de espinhos de Cristo. Com base na lógica, a cruz dourada é um símbolo da cruz de madeira de Cristo.
existem coisas verdadeiras inerentes apenas a um determinado assunto. A mente de alguém é consciência, malícia e ganância. E há coisas que não significam NADA: Roupas e joias. Qualquer um pode colocá-los sozinho. E aqui está a coroa de espinhos. Para Yeshua, não era nada do que alguém chamado Kirill vestia. É o mesmo que um canibal comer o coração de um inimigo. O inimigo era um bravo guerreiro e eu me tornarei o mesmo? E se eu comer? E todos os tipos de símbolos na igreja são tão “valiosos” quanto os espirituais. Afinal, eles não imitam Cristo na sua falta de riqueza e pobreza? E buscar espiritualidade em bugigangas... É pura hipocrisia!
Qualquer empresa sabe que para ganhar mais é preciso atrair o maior número de pessoas possível.
A religião é um dos negócios de maior sucesso.
Os cultistas promovem a modéstia, falam sobre eremitas sagrados, ascetas famintos em restos esfarrapados, fazendo-os passar por uma virtude.
Mas ler sobre isso é uma coisa.E poucas pessoas vão gostar de ver mendigos maltrapilhos na sua frente como um ideal, percebendo que eles estão lhe dando isso como um modelo. Você não pode atrair pessoas dessa forma.
E a última coisa que os próprios cultistas querem é negar a si mesmos os prazeres carnais.
Portanto, cúpulas douradas, sinos tocando, roupas douradas, enormes cruzes douradas.
Uma ovelha (rebanho) tão vestida e dourada o verá como uma pessoa de autoridade.
Ao mesmo tempo, as próprias ovelhas aprendem que os bens terrenos não são o mais importante. que o dinheiro geralmente é mau, de modo que seria mais fácil para eles se desfazerem de propriedades adquiridas honestamente.
Tudo é lógico e óbvio.
PS. Quem teve a ideia de que o ouro é lindo? O metal menos natural. O metal deveria ser prateado, até a cor - metálica - não é amarela, de jeito nenhum.
Quantas pessoas realmente gostam de amarelo? Não estou falando da cor do Sol, claro, ou de algumas flores, são raras exceções, estou falando especificamente de coisas, interiores: Carros amarelos, roupas amarelas, eletrodomésticos amarelos, papel de parede em apartamentos, móveis, etc. .?
Isto é muito específico, bom apenas em casos raros, ou muito bom para um amador.
Mas alguém decidiu que o metal amarelo é legal por algum motivo, e agora todo mundo aprende isso desde a infância. Ouro = luxo. Existem muitos metais caros, bem como pedras preciosas e apenas coisas caras. mas o símbolo da riqueza é o ouro.
Para mim, todo esse dourado parece muito pobre e não há nada para admirar aqui.