Usamos um cinto para prender um vestido fofo, casaco, blusa ou camisa volumosa na cintura e no quadril. Acredita-se que esse elemento da roupa deixa a silhueta mais elegante e a imagem completa. O cinto não é um acessório obrigatório, mas é usado há séculos e, entre muitos povos do mundo, é considerado um elemento obrigatório do traje nacional. Mas por que esse assunto aparentemente insignificante recebe tanta atenção?
Desde tempos imemoriais, o cinto foi considerado uma espécie de amuleto, um protetor contra forças sobrenaturais e espíritos malignos. Além disso, tinha um significado puramente prático. Por exemplo, os viajantes amarraram nele sacos de dinheiro, algumas coisinhas de que precisavam ao longo do caminho e uma faca para protegê-los de ladrões.
Na Rússia, o cinto era diferente: fino, chamado de arnês, ou largo e longo, popularmente chamado de faixa. O cinto é outra variedade, cuja característica era uma fivela perceptível e que chamava a atenção.
Nossos ancestrais acreditavam que um cinto não era apenas um item conveniente. Andar pelas ruas sem ele era considerado pecado.Todos nos lembramos da expressão “sem cinto”, isto é, insolente, que nos surgiu desde os tempos em que este elemento do traje era obrigatório.
Naqueles tempos distantes, as mulheres sempre amarravam as camisetas. Esta regra era obrigatória, mesmo que se tratasse de uma menina recém-nascida amarrada com o chamado “arnês”.
O cinto é um elemento do traje folclórico de muitas nacionalidades. Foi feito de diferentes maneiras. O mais famoso:
Além disso, antigamente as pessoas faziam cintos de couro e metal, decorando-os com pedras preciosas.
Nas roupas modernas, o cinto é usado apenas nos casos em que complementa uma peça de roupa de estilo semelhante. Na maioria das vezes é costurado com o mesmo material e, portanto, é impossível utilizá-lo na criação de quaisquer outras imagens.
Hoje em dia, o cinto, tão valorizado na antiguidade, ficou quase completamente em segundo plano e foi substituído pelo cinto que hoje é popular.
Um cinturão moderno, como o de centenas de anos atrás, pode ser muito estreito ou muito largo. Muitas vezes é uma bela renda que enfatiza favoravelmente a cintura.
Hoje esse item desempenha apenas uma função - decorativa. Faz muito tempo que não o usamos como proteção contra o mau-olhado ou como meio de guardar pequenos itens. No entanto, ainda pode transformar perfeitamente quase qualquer vestido.