No Aikido clássico não há nenhuma gradação de cores nas roupas de combate. A divisão de tonalidades veio da França. A introdução de um elemento europeu na arte japonesa nativa é explicada pelo desejo de motivar os alunos. Crianças e adolescentes acham mais fácil lutar pelo sucesso e se superar quando veem evidências tangíveis de seu progresso.
Características do sistema de cintos no Aikido
A gradação de cores permite avaliar aproximadamente o nível de habilidade de um determinado atleta. Aproximadamente - porque nem todas as escolas e clubes usam o sistema de faixas geralmente aceito. As diferenças de interpretação e abordagens também são causadas pelo fato do Aikido, como arte marcial, não ser homogêneo e ter ramificações.
Deve-se levar em conta também que para muitas competições é costume usar parafernálias de 2, no máximo 3 tons. A seguinte hierarquia é estabelecida em tais eventos:
- o branco é usado por todos no nível estudantil;
- os marrons são prerrogativas dos alunos mais velhos;
- Somente os mestres merecem o preto.
Importante! Quanto maior e mais significativo for o evento esportivo, maiores serão as chances de os participantes virem exclusivamente com faixas pretas ou brancas.
Com o atributo preto, as coisas também não são tão simples. É concedido a todos que conseguiram provar seu valor e se tornar os melhores em um torneio ou competição de determinado nível. Aquilo é não importa se uma pessoa é 1º dan ou 10º dan. Ele ainda usará faixa preta. Ao mesmo tempo, a diferença entre as competências e habilidades de quem tem 1º dan e quem tem 10º é colossal. É por isso que a cor de um elemento do vestuário esportivo é apenas um indicador aproximado do nível de habilidade. A gradação de tonalidade não é capaz de refletir as capacidades reais de um aikidoka específico.
Importante! Os cintos não são a única forma de avaliar o poder de um oponente ou de encontrar uma pessoa que possa desempenhar o papel de mentor. Durante o treinamento, no início e no final, os associados do clube fazem fila na frente do mentor para fazer uma reverência. A linha não é formada por altura, mas por nível de habilidade.
Cintos de luta livre em ordem e cor
Como mencionado acima, o Aikido é uma arte multifacetada que possui muitos matizes. Aikikai e Yoshinkan são duas dessas “tonalidades”. Eles são populares e têm mais seguidores. Seus seguidores usam equipamentos de cores exclusivas e, em cada nível, adquirem uma quantidade diferente de técnicas e conhecimentos.
Importante! Em São Petersburgo, independentemente da direção, a gradação Yoshinkan é tomada como guia.
Para Aikikai
Passos e simbolismo:
- 6 kyu. Usado por iniciantes e atletas que passaram no teste do 6º kyu. Cor branca.
- 5 kyu. Concedido após aprovação na certificação. Cor amarela.
- 4 kyu. A tonalidade vermelha simboliza um progresso pessoal significativo em comparação com a faceta anterior.
- 3 kyu. Cinto Verde. O próximo passo no sistema de melhoria de habilidades.Referido como “potencial de desbloqueio”. O atributo é concedido a quem pratica há cerca de 2 anos e está imbuído da filosofia do Aikido.
- 2 kyu. Atletas que atingiram um nível relativamente alto de domínio das técnicas, mas ainda não dominaram adequadamente o componente espiritual do Aikido, têm o direito de usar a faixa azul.
- 1 kyu. A cor marrom em um equipamento indica que o aikidoca está se preparando para passar para o nível mestre.
O preto é a cor da elite esportiva, um tom de sabedoria. Nível mestre: 1 dan e superior.
Importante! Em algumas escolas, a tonalidade vermelha substitui total ou parcialmente o marrom.
Para Yoshinkan
Passos e simbolismo:
- 10, 9, 8 kyu. Os alunos desses níveis usam faixa branca. Para passar do nível 10 para o 9 e do 9 para o 8, você precisa passar em um teste de certificação.
- 7 kyu Corresponde ao nível 6 kyu no Aikido tradicional. Cor do cinto: amarelo.
- 6 kyu. Lutadores deste nível possuem um atributo de identificação laranja em seus equipamentos.
- 5 kyu. Ao passar para este nível, eles recebem a faixa verde.
- 4 kyu. Os lutadores que se preparam para se tornarem estudantes seniores usam faixas azuis.
- 3-1 kyu. Os alunos mais velhos recebem uma insígnia marrom.
A faixa preta em Yoshinkan, como no Aikido clássico, é prerrogativa dos mestres.
Como a ordem nas crianças difere da gradação dos cintos nos adultos?
Crianças menores de 15 anos podem solicitar o uso de cintos com espectro de cores limitado. Eles têm a oportunidade de receber:
- branco;
- amarelo;
- laranja (em algumas escolas – vermelho);
- equipamento verde.
Os adultos não enfrentam tais restrições.
O que as listras do cinto fazem?
Em competições e demonstrações, é possível ver emblemas - listras - costurados nos equipamentos de alunos e mestres de Aikido.Após uma inspeção mais detalhada, verifica-se que eles representam hieróglifos ou símbolos aceitos em suas escolas. Por exemplo, listras ou mesmo emblemas dos próprios círculos.
Nos ramos do Aikido, onde a faixa branca é usada não só por iniciantes, mas também por alunos certificados, as listras e seu número são uma demonstração do crescimento profissional do atleta. Uma diretriz que permite determinar quantos testes já foram concluídos. Normalmente tiras são usadas para esses fins. 1 = 1 passando no exame. 2 = 2 certificações bem-sucedidas.
Símbolos gráficos como emblemas em faixas coloridas são uma iniciativa pessoal dos atletas ou de seus mentores. Essas listras não têm significado de status, mas os emblemas costurados nas faixas pretas têm. Ao receber o título de “mestre”, é emitido um cinto no qual está indicado o nome do proprietário.. Além disso, a inscrição não está em cirílico, mas em hieróglifos.
Importante! Acredita-se que uma vez aplicadas as iniciais do dono, o cinto fica próximo de seu dono. Ajuda a melhorar o atleta a nível físico e espiritual, traz boa sorte e permite alcançar a harmonia.
Existem também ramos do Aikido nos quais as listras nas roupas de treino são um indicador de prontidão para uma nova certificação. O teste é agendado após o aikidoka receber a 4ª insígnia.