Karatê Kyokushinkai não apenas um esporte, é uma filosofia que ensina a ser paciente e decidido. O uniforme para a prática desse tipo de artes marciais é chamado de dogi: cinto, jaqueta e calça larga.
O cinto é um atributo que serve como recompensa pelo esforço e mostra conquistas. Sua cor simboliza a persistência com que o atleta treina. Portanto, é importante aprender a costurar corretamente uma faixa colorida para não estragar o produto.
Listra em um cinto de caratê: sistema de cores
Kyokushin, um tipo de arte marcial que possui seus próprios graus de determinação de habilidades e habilidades: workshop dans (são dez) e estudante kyu (também dez). O grau de habilidade é confirmado pela faixa colorida no cinto e pela cor do próprio cinto.
O sistema de cores Kyokushinkai é diferente de outros sistemas. Os alunos recebem cintos na seguinte sequência:
- Branco. Como símbolo de pureza, intenções brilhantes de aprender coisas novas.
- Laranja – 10 kyu.
- Laranja com faixa azul - 9 kyu.Um símbolo do amanhecer, da vontade de crescer e se desenvolver.
- Azul – 8 kyu.
- Azul com uma faixa amarela - 7 kyu Raio de sol jovem. É interpretado como o início de uma análise significativa da filosofia e das táticas de batalha.
- Amarelo – 6 kyu.
- Amarelo – 5 kyu com faixa verde. Primeiros tiros. Desenvolvendo velocidade e força, aprimorando os conhecimentos adquiridos.
- Verde – 4 kyu.
- Verde com uma faixa marrom - 3 kyu. A flor está ficando mais forte e ganhando força.
- Marrom – 2 kyu.
- Marrom com uma faixa dourada - 1 kyu. Maturidade, proximidade com a sabedoria.
- Preto – 1–9 dan domínio. Um dos momentos mais importantes na vida de um karateca é a obtenção da faixa preta.
- Vermelho – 10º dan.
Para obter cada faixa, o mestre ou aluno deve passar em exames, durante os quais deve demonstrar conhecimentos de técnicas básicas, kata, realizar exercícios de força e resistência, kumite, tameshiwari e contar a filosofia das artes marciais.
O que você precisa para costurar uma faixa em um cinto de caratê Kyokushin?
Depois de aumentar o nível de habilidade para um kyu ímpar, é necessário costurar uma faixa colorida no cinto. Na maioria das vezes a pergunta: "Como fazer isso?", são feitas por alunos que receberam 9 kyu, que precisam costurar sua primeira faixa azul em uma faixa laranja. Para costurar você precisará de:
- tesoura;
- cinto;
- governante;
- lápis;
- ferro;
- alfinetes;
- agulha (máquina de costura);
- linha (a cor deve combinar com a cor do tecido);
- tecido da cor correspondente.
É preciso dar preferência a tecidos para listras que tenham cor duradoura.
Como costurar uma tira corretamente para não estragar a faixa do caratê?
Depois de preparar tudo o que você precisa para o trabalho, você pode começar a costurar.
- Primeiro, corte um retângulo de um pedaço de tecido preparado. Sua largura deve ser de 20 mm e comprimento de 110 mm.O comprimento da tira é determinado pela largura da correia, devendo ser o dobro da largura, mais 0,5 cm de margem.
- Em seguida, dobre o retângulo, reduzindo sua largura pela metade. Para consertar a dobra, passe a ferro a peça.
- Após concluir a preparação da peça, você pode começar a preparar a base. Para isso, pegue o cinto e marque com um lápis 10 cm da borda, traçando uma linha na largura. Esta é a linha ao longo da qual a tira será costurada.
- Coloque a tira passada na linha e prenda com alfinetes. Comece a costurar. É melhor fazer isso com uma máquina de costura, mas em casos extremos você pode fazer a costura manualmente.
Os alfinetes ajudarão a imobilizar o elemento costurado, evitando que ele se mova durante a costura. Ao costurar uma peça à mão, cole na borda, para que a costura fique mais uniforme.