Como amarrar um cinto de Aikido?

Os lutadores devem saber de cor como amarrar um cinto de Aikido. Neste artigo iremos fornecer instruções passo a passo sobre 2 maneiras de formar nós que serão compreensíveis tanto para uma criança quanto para um adulto.

Regras para colocar o cinto na cintura

cinto brancoA arte marcial japonesa do Aikido é interessante não apenas pelo domínio da técnica, mas também pela aparência cuidadosamente calibrada do lutador. As bainhas do quimono são sustentadas por um cinto (obi), que deve ser colocado e amarrado de uma determinada maneira. A primeira coisa que você precisa prestar atenção é o comprimento do obi. Deve ser o suficiente para enrolar duas vezes na cintura, dar um nó e pendurar as pontas soltas uniformemente abaixo da bainha do quimono.

Ao enrolar o cinto duas vezes na cintura, certifique-se de que ele não torça. Caso contrário, ao realizar agarramentos, arremessos e outros movimentos, as partes torcidas podem aumentar o risco de lesões nas costas e na coluna vertebral.

Importante! Se o obi tiver o nome do clube e o nome do lutador, depois de amarrado na cintura, o nome deverá ficar do lado esquerdo do lutador e o nome do clube à direita.

Como amarrar corretamente um cinto de Aikido para uma criança e um adulto?

O obi pode ser amarrado de duas maneiras. O primeiro possui a seguinte sequência de etapas.

  1. cinto amareloAfaste-se cerca de 20 cm da borda esquerda do cinto e neste ponto pressione-o contra o corpo na frente, na região da cintura.
  2. Com a mão direita, enrole-o na cintura 2 vezes, sem torcer. Importante! O movimento ao enrolar o cinto é do lado esquerdo do corpo para a direita ao longo do estômago. Em seguida, fique de costas e tire o cinto da mão esquerda. Jogue-o para a mão direita e embrulhe-o novamente. A segunda curva deve ficar exatamente em cima da primeira.
  3. Passe a ponta livre sob o obi, de baixo para cima. Certifique-se de que as duas extremidades livres tenham o mesmo comprimento.
  4. Em seguida, amarre as pontas com um nó normal. As desvantagens deste método são as extremidades livres que se projetam para a frente. Isso acontece devido à rigidez do tecido com que é feito o obi.

O segundo método de amarração permite obter um nó que não se desfaz durante o treino. Além disso, as pontas, neste caso, ajustam-se perfeitamente ao corpo.

  1. O processo inicial parece o mesmo do caso anterior - as etapas 1 a 3 são repetidas.
  2. Em seguida, verifica-se quão semelhantes são os comprimentos das duas extremidades formadas.
  3. Aquele que foi passado de baixo para cima agora é passado de cima para baixo, mas deve ser passado entre as duas partes enroladas na cintura.
  4. Deixe um laço solto na parte superior desta extremidade, no qual insira a segunda extremidade livre de cima para baixo.
  5. Ao mesmo tempo, passe a borda não apenas no laço, mas também entre as duas camadas do cinto.
  6. Agora puxe suavemente as bordas, formando um nó. Padrão de amarração:

segunda maneira de amarrar um cinto

As crianças podem ser ajudadas a amarrar o obi primeiro. Mas aos poucos acostume-se a realizar esse movimento sozinho.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano