Onde começa o caminho de combate de um adepto do combate corpo a corpo? Não, não para preparar uma tacada, estudar técnicas ou mesmo fazer aquecimento. O caminho começa dobrando corretamente o quimono e amarrando o cinto, assunto deste artigo.
O cinto é uma parte importante do quimono. Seu outro nome é obi. Quando é realizada uma recepção, evita que a jaqueta se abra. Sua cor determina a posição do proprietário no mundo do combate corpo a corpo.
Se a técnica de amarrar o cinto estiver incorreta, a jaqueta irá constantemente “voar” e cair aberta, o que causará transtornos e comentários por parte do treinador.
Importante! Escolha um cinto que combine com você. O comprimento pode variar de 2 a 3,2 metros.
Dois métodos passo a passo: como amarrar o cinto em um quimono
Existem dois métodos de amarração mais comuns. Eles são universais e são usados além do combate corpo a corpo no caratê, judô, jiu-jitsu e sambo.
Primeira maneira:
- Primeiro, determinamos o meio e esticamos o obi ao longo da cintura, logo acima do umbigo;
- Enrolamos na cintura para que as pontas fiquem para frente. Segure as pontas com as duas mãos ao lado do corpo;
- A borda esquerda olha para baixo e a direita é desenhada primeiro sob ela e depois sob a tira na barriga. Obtemos um laço que não está apertado até o fim;
- Puxamos a extremidade esquerda pelo laço resultante e apertamos o máximo possível. O principal é que o nó seja plano.
Segunda maneira:
- Pegue a ponta do cinto na altura da cintura. Selecione o comprimento desta ponta curta que mais lhe convém (30–40 cm);
- Faça duas voltas ao redor do corpo com a borda longa. As camadas são sobrepostas estritamente umas às outras;
- Usando a extremidade superior externa, selecionamos duas camadas na barriga por baixo;
- Repetimos as etapas restantes de acordo com o primeiro método.
Importante! A diferença entre os métodos está apenas na forma de circundar a cintura, mas o nó permanece o mesmo.
Dicas úteis
Ao amarrar, certifique-se de que o quimono esteja bem fixado e que nenhum elemento dele interfira nos seus movimentos. Caso contrário, deficiências de forma poderão afetar a execução das técnicas.
Depois de dar duas voltas do obi em volta do corpo e amarrá-lo, preste atenção no comprimento das pontas - não deve ultrapassar 30 cm.
Importante! A exatidão do nó é verificada da seguinte forma: as pontas ficarão abaixo da borda da jaqueta, mas acima do nível dos joelhos.
Se for comprado um cinto para criança, deve-se escolher um mais macio do que para um adulto, caso contrário ele não conseguirá amarrá-lo sozinho.
Esta é a informação básica que você precisa saber ao escolher um cinto. Discutimos os principais métodos de amarração. Com certa habilidade, todo o processo levará cerca de um minuto. Treinamento frutífero e sucesso nas conquistas esportivas!