Cintos de Jiu Jitsu em ordem

Inicialmente, nas artes marciais japonesas, eram usados ​​​​cintos de duas cores para prender o quimono. O branco, símbolo do nada, era destinado aos iniciantes e simbolizava a disposição de se sacrificar para atingir os mais altos padrões de estilo. O preto marcou a habilidade e fez com que o lutador superasse o medo da morte e o estilo se tornasse a filosofia de sua vida. Posteriormente, foi adotado um sistema de faixas coloridas para acompanhar visualmente o progresso dos alunos.

Graduação das faixas no jiu jitsu por cor e ordem

Eles vão em sequência estrita. Cada um deve ser conquistado passando por um determinado estágio de preparação e demonstrando qualidades de luta no sparring.

Importante! Um grande papel é desempenhado não só pelo crescimento físico e técnico, mas também pelo crescimento espiritual do atleta, bem como pelo seu rigor e disciplina.

Cintos de Jiu Jitsu em ordemO branco pode ser usado desde o primeiro dia de treino. O aluno observa, conhece os fundamentos do estilo, domina posturas básicas, técnicas de quedas, movimentos, agarramentos e golpes. Fortalece a força física e a resistência.

Para receber cada faixa subsequente, os candidatos passam em um exame. As condições de admissão são a frequência regular às aulas durante determinado período de tempo, o conhecimento dos termos e comandos nas competições. O exame inclui:

  • demonstração de elementos técnicos (no local, em movimento, com parceiro);
  • uma ou mais brigas com outros candidatos.

Amarelo – não pode ser obtido antes de seis meses após o início do treinamento, passando nos padrões e um sparring. Seu dono continua estudando as técnicas de luta livre menos traumáticas, movimentos básicos de média e longa distância e incorpora a técnica dos giros.

Orange é atribuído após treinamento sistemático por um ano ou mais. O exame avalia a clareza e velocidade dos movimentos, golpes, habilidade no manejo de armas e o resultado de duas brigas com outros candidatos. Um ponto importante é a filosofia da autodefesa. Você precisa ser capaz de identificar os pontos fortes e fracos do seu oponente, observar os erros e ajustar o processo de treinamento levando-os em consideração.

Verde – o aluno domina suficientemente as técnicas de defesa. Sabe se libertar de agarramentos e estrangulamentos e evitar golpes. Proficiente na maioria das técnicas básicas de ataque. Segui o caminho do jiu jitsu, sou equilibrado, confio nos meus sentimentos.

Azul é uma recompensa por alcançar altos resultados nas artes marciais. Emitido apenas a partir dos 16 anos. Nesse período, os jitsers aprendem a combinar movimentos, estudar técnicas avançadas, compreender o poder do impacto psicológico do estilo e praticar sua aplicação consciente.

lutaMagenta (violeta) pode ser emitido após 4–5 anos desde o início da formação e 2 anos após a certificação anterior. Este é o meio do caminho para um lutador com paciência e um núcleo interior forte.As habilidades adquiridas são aprimoradas e as deficiências são eliminadas. Os atletas decidem um estilo de luta livre, escolhem um vetor para maior desenvolvimento e podem enfrentar seus primeiros alunos.

Brown é um oponente perigoso e impiedoso, mesmo para um mestre. Seu dono é um lutador que usa a faixa roxa há 1,5 ano e tem experiência esportiva de pelo menos 5 anos. Ele aprimora conhecimentos técnicos e habilidades no combate corpo a corpo, forma seu próprio estilo, melhorando a velocidade de reação e movimentos. Como instrutor, ele transmite ativamente os fundamentos da habilidade aos iniciantes e, como profissional, traz novas combinações técnicas para o tesouro geral da arte marcial.

O preto é o símbolo de um mestre, um especialista.. No momento de recebê-lo, o atleta deverá ter 19 anos. O tempo necessário é de 8 anos de treinamento e 1 ano na categoria marrom. O mestre vive o jiu-jitsu brasileiro e busca o autoaperfeiçoamento constante. Para receber um certificado, você deve se registrar como membro de uma das filiais existentes da Federação Internacional de Jiu-Jitsu. Pode usar hakama – calças compridas e largas com pregas – a roupa tradicional dos samurais japoneses.

Portadores de faixas pretas passam a receber dans - graus de maestria. A espera pelo 1º, 2º e 3º dan é em média de 3 anos, 4º, 5º e 6º - cinco anos a partir da data de atribuição do anterior. Após mais 7 anos, pode-se chegar ao 7º e 8º dan, recebendo as faixas coral e vermelha-branca, respectivamente. A classificação mais alta possui faixa vermelha, que é uma recompensa pelo nono grau de maestria.

O que significam as listras no cinto?

cinto pretoPor isso Para estimular o crescimento dos alunos, as escolas utilizam tiras de gesso – listras. Eles são premiados com todas as faixas abaixo da preta por evidente progresso nos treinamentos e vitórias em competições esportivas. Cada um significa que o lutador deu o próximo passo em direção ao objetivo. Isso elimina o tempo de espera para testes de qualificação, acrescenta confiança e é uma excelente motivação para estudar. Quatro listras significam que o atleta está pronto para a próxima certificação.

Importante! A certificação é um procedimento interno da seção, portanto, ao mudar de clube e treinador, o aluno, via de regra, inicia sua jornada em um novo local de branco, passando novamente por todas as etapas até a perfeição.

Estreitas listras brancas na mancha vermelha da faixa preta indicam os dans do mestre.

Diferenças no recebimento de cintos para adultos e crianças

Tanto crianças como adultos começam com o branco tradicional. Mas existem algumas diferenças no procedimento e nas condições para recebê-los:

  • cintosnos adultos, o branco substitui imediatamente o azul. Para eles o momento de usar a faixa branca é o mais estressante. Você precisa dominar todos os movimentos e técnicas básicas. Nessa fase, são eliminados aqueles que estão desequilibrados, indisciplinados e que não buscam o autodesenvolvimento. Nas crianças, esse processo ocorre de forma mais tranquila. Passe iniciante, amarelo, laranja e verde. Só pode candidatar-se ao azul quem tiver completado 16 anos;
  • a certificação para cintos infantis inclui padrões de aptidão física geral (corrida, exercícios abdominais, flexões, flexões, elementos de acrobacias). Antes do início da prova, são verificados o estado das unhas, a limpeza do quimono, a capacidade de amarrar o cinto e os conhecimentos teóricos.;
  • A decisão de certificar um jovem atleta é do seu mentor, que também apresenta o certificado. Após um treinamento sério, os adultos vão a eventos especiais com a participação de mestres de nível superior.

Interessante! Existe uma tradição em que o portador do cinto recém-cunhado passa pelo desafio de outros alunos, resistindo aos golpes de seus cintos. Outra opção é que lutadores do mesmo posto ou superior joguem-no no tatame uma vez.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano