As artes marciais estão invisivelmente presentes em nossas vidas há muito tempo. Hoje o caratê é popular novamente. Os jovens preferem praticar artes marciais para aprender a movimentar-se corretamente, ser capazes de se defender e estar em boa forma física. Porém, poucas pessoas conhecem as regras de uniforme e a classificação dos graus nesta disciplina. Enquanto isso, no caratê há uma divisão bem definida, a gradação dos alunos em graus, que dependem da natureza do conhecimento adquirido e da habilidade de combate aprimorada. Cada nível de treinamento recebe uma cor de faixa específica.
Quantos cintos existem no caratê, como eles são organizados por cor?
No caratê, predomina o sistema japonês de divisão dos alunos. Nele são 9 etapas, cada uma com sua cor, representando as habilidades adquiridas. A sequência de cores é:
- branco;
- amarelo dourado);
- laranja;
- verde;
- vermelho;
- roxo (azul escuro);
- marrom;
- marrom escuro;
- preto.
Importante! A faixa branca é concedida a todos os alunos sem exceção e é considerada a etapa inicial do treinamento em artes marciais. A faixa preta é o nível mais alto de habilidade.
Vale ressaltar que cada faixa é atribuída apenas com base nos resultados de exames e tarefas de teste aprovados. Somente superando com sucesso todos os testes uma pessoa alcança os mais altos trajes. Para ele é costurada uma faixa preta, na qual seu nome e dan são feitos com bordados especiais. O treino regular desgasta muito o tecido do cinto, por isso o preto é costurado em branco, sobre o qual é costurado um tecido preto grosso. É atribuído apenas uma vez por toda a vida. Cada cor tem seu significado especial.
Os antigos acreditavam que se trapos que antes eram de tecido pendurados na cintura de um lutador, isso indicava treinamento intensivo constante e status elevado. Além disso, a cor pode indicar o fato de se atingir determinada habilidade. Para obter a faixa preta, você precisa passar nos exames apropriados e receber o reconhecimento de mestres superiores.
Branco
O cinto branco como a neve com que os karatecas amarram o quimono fala do potencial do lutador. Cada pessoa chega limpa à arte marcial, como um caderno vazio que precisa ser preenchido com sabedoria e experiência. A cor branca simboliza essa pureza e possibilidades abertas.
Amarelo
O cinto dourado é um símbolo da conclusão da fase inicial de preparação. O exame para acessório amarelo é realizado seis meses após o início do treinamento. Nesse momento, a pessoa aprende a compreender o próprio corpo, sintonizá-lo com o trabalho desejado, colocar nos golpes a energia de todo o corpo e a força do tronco.
Esta etapa do treinamento envolve treinamento físico e psicológico, onde o aluno alcança a paz consigo mesmo e aprende a se concentrar em seus objetivos.A cor amarela indica que a etapa inicial do treinamento foi concluída e o lutador pode iniciar um treinamento mais sério.
Laranja
Quando a cor amarela desaparece, indica que o lutador está treinando com a devida diligência e já alcançou certa estabilidade. É hora de mudar para um acessório laranja, que simboliza a ordem nos pensamentos e na condição física de uma pessoa.
O treinamento intensificado recebe uma certa ordem, fica mais calmo e comedido. Agora o aluno está trabalhando em resistência e coragem. A tecnologia provavelmente foi desenvolvida durante este período; resta apenas trabalhar para melhorá-la.
Verde
Essa cor simboliza uma nova etapa no treinamento, onde o aluno deve escolher o que é mais importante para ele no caratê, a receptividade ou a sensualidade. Essas qualidades o ajudarão a aplicar suas habilidades no futuro sem pensamentos desnecessários.
Importante! O cinturão verde é uma nova etapa séria no treinamento, onde a pessoa já possui certas habilidades e aprende a administrar seu corpo de acordo com as circunstâncias, de forma automática, sem pensamentos desnecessários.
Vermelho
Quinto kyu. A cor vermelha representa o sangue derramado em uma luta justa. Esta é mais uma etapa importante de preparação e transição para um novo nível de formação mais complexo.
Azul
Em outra interpretação, a faixa roxa mostra a tremenda capacidade e boa técnica de um lutador. Ao mesmo tempo, esta é uma etapa de formação psicológica, onde a pessoa aprende a se adaptar às circunstâncias, a suportar dificuldades e a sobreviver em condições difíceis. Uma etapa complexa e intensa de preparação para um mestre.
Marrom
É hora de mostrar criatividade no caratê. Poucos receberam um título tão elevado. Mas você não deve parar por aí, os trajes para a habilidade mais alta ainda estão por vir.
Marrom escuro
O nível mais alto antes do título de “mestre”. Uma pessoa já compreendeu a sabedoria e adquiriu as habilidades necessárias, sua técnica está no mais alto nível, o treinamento intenso ajuda a melhorar sua experiência no wrestling.
Preto
A cor preta é o grau de maior habilidade de um lutador. Depois de receber o cinto, a pessoa deve pensar de forma independente no autoaperfeiçoamento, realizar regularmente treinamento psicológico e aprimorar as habilidades de luta adquiridas.
Quem chega ao caratê deve entender que o cinto é apenas um símbolo da experiência adquirida e do desejo constante de ganhar força mental e força corporal. Um karateca não deve parar por aí; cada cor implica um maior autoaperfeiçoamento.
Há uma contradição óbvia no artigo entre a tabela de cintos fornecida e sua descrição. Na tabela - a faixa vermelha é 10 dan - a maior conquista, e na descrição - este é o quinto kyu, longe de ser o preto 1 dan.
Em alguns estilos de caratê, a faixa vermelha é considerada a última, e em outros não.