Você provavelmente já viu atletas usando uma faixa larga especial na academia mais de uma vez. Por que você precisa desse cinto atlético durante a atividade física, para que serve e quais funções desempenha, como usá-lo corretamente e qual é melhor comprar? Para obter respostas a essas perguntas, leia o artigo a seguir.
O que é um “cinturão por natureza”?
O espartilho muscular é todo um complexo de tecidos que ajudam a manter a coluna na “posição correta”. Seu bom desenvolvimento é garantia de uma bela postura e saúde das costas. Todas as doenças e distúrbios da coluna vertebral, como hérnia, deslocamento das vértebras, dores no pescoço e na região lombar, são resultado de músculos fracos. Para prevenir essas doenças, devem ser realizados exercícios de fortalecimento.
Por que você precisa de um cinto atlético na academia?
É utilizado para prevenir lesões em atletas durante exercícios de força associados ao aumento da atividade física.Quando apertado, serve como fixador da coluna e dos discos intervertebrais da região lombar. Com cargas aumentadas na forma de arrebatar, empurrar, puxar e supino, bem como agachamentos com ele, existe o risco de compressão das vértebras. Para evitar isso, é utilizado um cinto especial que simula a função de suporte muscular da coluna.
Quando é necessário e quando não é?
Com um desenvolvimento suficientemente forte do espartilho muscular, não há necessidade de uso constante de suporte adicional. Além disso, este cinto tem um impacto negativo na respiração adequada e na resistência muscular, o que leva gradativamente à atrofia desta. Isso pode resultar em um risco ainda maior de ferimentos.

Portanto, seu uso é necessário apenas nos casos em que a situação assim o exija, ou seja, onde haja risco de lesões. Ao fazer exercícios físicos, não há necessidade de utilizar este item, pois essas cargas são insignificantes e a contração natural dos músculos estabilizadores é suficiente. Órgãos internos também estão envolvidos no processo de proteção. Na cavidade abdominal, quando ocorre tensão, cria-se um aumento de pressão, podendo ocorrer seu deslocamento.
Etiologia do uso na atividade física
Um cinto atlético é um elemento adicional de equipamento para atletas que praticam levantamento de peso, musculação e levantamento de peso profissionalmente. É usado na cintura e preso com fechos especiais. No momento da tensão ocorre a compressão dos órgãos abdominais, ajudando a manter a coluna na posição correta.
É aconselhável usar cinto esportivo durante exercícios com pesos nos seguintes casos:
- quando há aumento da tensão abdominal;
- estabilizar músculos já aquecidos;
- como suporte adicional para a coluna;
- para obter a máxima estabilidade da coluna.
Durante o treinamento, você deve remover periodicamente o cinto entre as séries. Use-o somente ao pressionar o peso mais pesado. Não é uma defesa em si. É por isso que não é recomendado usá-lo para atletas iniciantes, pois a força natural do espartilho muscular é capaz de suportar a carga. Além disso, isso interferirá no desejo de colocar todo o corpo em forma física. Nosso corpo deve se adaptar por conta própria. É permitido utilizá-lo durante flexões com deflexão lombar na posição deitada. Neste caso, o uso de cinto é totalmente justificado.

Aspecto psicológico
Recentemente, surgiu uma moda nas academias: as pessoas em todos os lugares usam um cinto esportivo durante todo o treino. Além disso, os exercícios realizados não requerem de forma alguma compressão da coluna. Não está claro para que finalidade o acessório é usado neste caso.
Ao sentir uma sensação de pressão no abdômen, a pessoa acredita que seu corpo está protegido. Isto dá confiança na segurança e fiabilidade a nível psicológico, e a ausência de um cinto pode criar uma sensação de desconforto e incerteza. Correndo o risco de adquirir essas emoções de forma contínua no futuro, vale a pena abandonar o uso injustificado desse atributo. Encontre fé nas forças do seu próprio corpo para evitar o irreparável.