O que é um pente?

Por trás da simples palavra “pente” está um objeto que, do ponto de vista profissional, interessa a especialistas em áreas completamente diferentes. Cabeleireiros usam-no para ajudar os clientes a terem uma aparência melhor, os criminologistas resolvem crimes, os geneticistas confirmam o parentesco e os videntes predizem o futuro. Para uma pessoa comum, a escova é, antes de tudo, uma ferramenta que ajuda a cuidar de si mesma.

Pente – que tipo de item de higiene?

pentesEste é um dispositivo individual para cuidar do cabelo e, às vezes, do couro cabeludo. O item pertence à categoria de doméstico e pessoal, mas também existem ferramentas profissionais. Eles são utilizados no trabalho por representantes de algumas profissões. Por exemplo, estilistas e cabeleireiros.

Existem também dispositivos terapêuticos e médicos. Na maioria das vezes são prescritos por um tricologista ou dermatologista e têm como objetivo tratar doenças ou eliminar imperfeições cosméticas.

Referência histórica

pentes diferentesA jornada dessa ferramenta capilar, segundo as estimativas mais conservadoras, começou há 10 mil anos. O exemplar encontrado nas escavações era feito de espinha de peixe e servia mais como decoração do que como dispositivo funcional para manutenção da higiene. Os pincéis começaram a desempenhar um papel semelhante mais tarde.

Os pentes eram definitivamente usados ​​para pentear durante o apogeu da Grécia Antiga. Além disso, os pentes, ou mais precisamente, suas partes intermediárias - pontas - eram usados ​​neste país para armazenar venenos e perfumes. O mais surpreendente é que esta não é a forma mais inusitada de utilizá-lo. Assim, entre os povos orientais e os eslavos, o acessório funcionava como um atributo mágico, e para as senhoras europeias medievais era uma cômoda. Prenderam-no no penteado, que não ficou de fora pela estrutura de vários andares e complexidade de sua criação, e usaram-no para coçar a cabeça, que coçava com o ataque e a abundância de insetos.

Para samurais e gueixas japoneses, os pentes não eram apenas um item de higiene pessoal, mas também uma arma. Pois bem, para os homens de outras classes, o pente era considerado um atributo do amor, permitindo de forma não verbal demonstrar sua simpatia por uma garota. O mesmo método de aplicação criou raízes em solo russo.

Importante! O custo de uma escova individual caiu significativamente imediatamente após a invenção do plástico. Isso aconteceu no século XIX. Desde então, o pente entrou em todas as casas e tornou-se verdadeiramente um item de higiene pessoal.

Finalidade do pente

Principais funções do pincel:

  • escovarseparação de fios;
  • criação de penteados, styling, ondas, penteados nas costas, volume de raiz;
  • Massagem na cabeça;
  • prevenção de divisão;
  • pentear caspa e parasitas;
  • remoção de pequenos detritos e cabelos caídos;
  • distribuição uniforme da gordura natural nos cabelos em todo o seu comprimento.

Existem também métodos de aplicação não padronizados.Assim, os modelos para bebês ajudam a remover as crostas de nascença do couro cabeludo e a aliviar a coceira natural causada pela descamação. Além disso, existem jogos de RPG que envolvem o uso de diferentes lados da escova de massagem. E videntes e médiuns usam escovas e cabelos deles no amor, na cura e na magia preditiva.

Existem também pentes “inteligentes” projetados para atender finalidades específicas:

  • alisar (eles realizam a tarefa muito mais rápido do que passar, literalmente em 5 a 10 minutos);
  • criação de ondas e cachos (escovação térmica - pente redondo com orifícios no corpo por onde são fornecidos os fluxos de ar quente);
  • tratamento de queda de cabelo grave, inclusive relacionada à idade (por exemplo, pente a laser);
  • remoção de eletrificação (por exemplo, uma escova ionizante).

Quais são os formatos dos pentes?

A classificação fundamental divide a variedade de opções em 2 categorias: modelos com dentes e pentes com cerdas. O primeiro grupo consiste nos seguintes tipos:

  • ossoum pente com dentes dispostos em 1 fileira (pente);
  • um pente com dentes espalhados pela região da cabeça (escova de massagem);
  • pente clássico (sem cabo);
  • pente para extensões de cabelo (os dentes não são retos, têm formato de laçadas);
  • pente-clip (adequado para pentear e prender o cabelo; tem dentes muito longos);
  • pente médico (concebido para pentear; prescrito para certas doenças do cabelo e da pele, bem como para pacientes que sofrem de piolhos);
  • pente com cabo (longo ou curto);
  • pente dupla face (o pente está localizado no centro e há dentes à esquerda e à direita).

As cristas, por sua vez, podem ser frequentes, esparsas ou combinadas.Neste último tipo de pente, alguns dentes são esparsos e outros são frequentes.

Importante! Tanto os pentes quanto os pentes de massagem, por sua vez, podem ser normais ou dobráveis ​​(chinelos). A última variação é compacta e cabe facilmente em uma bolsa, mas muitas vezes não é adequada para manipulações complexas de cabelo.

As escovas de cerdas vêm em tipos massageadores e redondos.. Os primeiros são adequados para penteados prolongados. Eles não frisam os cabelos, mas os acalmam e aumentam a circulação sanguínea nas células do couro cabeludo. Os redondos são projetados principalmente para estilização. Ajuda a criar cachos e ondas de diferentes tamanhos.

Também existe uma divisão baseada na localização das cerdas.. Associações únicas podem ser espalhadas uniformemente por toda a área da casca, em cachos ou fileiras. Também leva em consideração a origem das cerdas. A melhor opção são os acessórios confeccionados com materiais obtidos de javalis. Eles devolvem o brilho saudável aos cabelos, cuidam dos fios e promovem sua restauração, além de evitarem rachaduras.

Tipos de pentes por material

De madeira

de madeiraNão eletrificam os cabelos, manuseiam os cachos com cuidado e não agridem a pele. Pode ser usado durante a coloração (não afeta o resultado), nos cabelos úmidos e na modelagem com secador de cabelo. Devido à variedade de escovas, é possível escolher um modelo para tarefas específicas (para pentear, massagear, carregar constantemente na bolsa ou para criar penteados) e para um determinado tipo de cabelo (para cabelos grossos, muito danificados, ralos, cacheados ).

Importante! As escovas de madeira envernizadas não possuem muitas das vantagens das escovas não revestidas. Por exemplo, eles criam uma descarga elétrica quando escovados por muito tempo e com cuidado.

Além das vantagens, também apresentam desvantagens. As “desvantagens” intransponíveis incluem uma vida operacional curta. Sua curta duração se explica pelo fato da árvore não tolerar contato com líquidos. Ao mesmo tempo, as escovas de madeira absorvem bem as secreções da pele, por isso, por questões de higiene, não devem ser lavadas. Acontece que é um círculo vicioso, cuja saída é comprar frequentemente um pente novo.

Importante! Se você quiser trocar a escova de cabelo o mais raramente possível, dê uma olhada em um produto feito de madeira de coníferas. Sua madeira é mais densa, porém mais macia e, portanto, não reage tão bruscamente ao contato com a água.

Metal

metalNão dobram, não quebram, separam perfeitamente os fios e são ideais para criar penteados nas costas. Em que manusear os fios e o couro cabeludo com força: pode causar lesões e divisão do cabelo. Menos riscos estão associados ao uso de pentes de metal com pontas arredondadas. O perigo está quase totalmente ausente no caso dos pentes de massagem, cujas partes superiores são equipadas com rodelas de plástico ou silicone.

Importante! Os pentes de metal não são usados ​​ao mesmo tempo que o secador de cabelo porque seu material aquece rapidamente e, portanto, queima o cabelo.

Plástico

Barato, fácil de limpar, leve, você pode comprar um produto de qualquer tipo e design. Ao mesmo tempo, modelos feitos de plástico fino dobram-se, perdem dentes e não conseguem pentear cabelos longos e pesados. Além disso, não podem ser usados ​​em conjunto com secador de cabelo - quando aquecido, o material começa a emitir um odor pungente.

Importante! As escovas de plástico não são adequadas para penteados prolongados, pois criam uma descarga elétrica devido ao atrito.

O plástico de baixa qualidade também é perigoso devido à delaminação. Depois de perder a suavidade, os dentes começam a danificar a estrutura do cabelo e a arranhar a pele. Portanto, os pentes feitos com esse material só devem ser adquiridos em lojas profissionais. Os produtos ali comercializados não apresentam as desvantagens descritas acima: não dobram, são revestidos com uma camada antiestática e não estão sujeitos a desgaste prematuro.

Osso

Eles manuseiam os fios com cuidado e são duráveis. O tratamento humano dos animais e o surgimento de materiais análogos levaram a uma redução significativa de pentes de osso no mercado de ferramentas capilares. Agora, esses produtos caro, raro, usado principalmente durante longas penteações noturnas.

Silicone

carbonoSão fáceis de limpar, pesam pouco e duram muito tempo. Adequado para todas as manipulações capilares, incluindo coloração e criação de penteados com secador de cabelo.

Carbono

Muito durável, não eletrizante, fácil de limpar e separa bem os fios. Adequado para colorir e criar penteados, secar cabelos. Neutro para cachos e couro cabeludo.

Com cerdas naturais

Adequado para massagem e penteado prolongado, acalma os fios eletrificados e melhora a circulação sanguínea. Ideal para pontas severamente danificadas, mas inaceitável para cachos sujos rapidamente. Os cabelos oleosos na raiz ficam ainda mais despenteados depois de usar uma escova com cerdas naturais.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano