O pente, assim como a escova de dente, é um item de higiene individual. Requer cuidado constante e substituição oportuna. Continue lendo para descobrir quando chega esse prazo e de quais fatores ele depende.
Regras gerais para cuidar dos pentes
O pente pode desempenhar a sua função durante vários anos consecutivos até ficar completamente inutilizável. Em que em algumas famílias existem pentes comuns para todos os membros da família. Isto está fundamentalmente errado.
O pente destina-se ao uso individual, como muitos itens de higiene. Você não deve “ajudar” amigos esquecidos desistindo de escovar os dentes. Retém restos de biomaterial que, transmitidos por micropartículas, podem provocar a ocorrência de prurido cutâneo, doenças pustulosas, líquen, pediculose, infecções estafilocócicas, sarna e muitas outras doenças.
Compre um pente individual (ou vários) e use apenas ele, sem entregá-lo a ninguém ou reivindicar o de outra pessoa.Ao mesmo tempo, é importante seguir algumas regras gerais de cuidados que ajudarão a manter ela e seu cabelo limpos:
- após pentear, retire todos os pelos presos nos dentes;
- lave com mais frequência, pelo menos uma vez por semana, com sabonete líquido e escova de dente velha;
- medidas sanitárias podem ser substituídas por tratamento com álcool.
Importante! Na Rússia, acreditava-se que pentear o cabelo com o pente de outra pessoa significava assumir todos os problemas e preocupações do dono do pente. Nossos ancestrais não iluminados fizeram a coisa certa, protegendo-se de problemas tricológicos.
Com que frequência você precisa trocar os produtos de higiene?
Com o tempo, o pente se transforma em um acúmulo de bactérias e microorganismos, com os quais o cabelo fica sujo rapidamente e pode até adoecer. Infelizmente, sabão ou álcool não podem garantir a limpeza completa da superfície. Os dentes quebram e bolas de plástico caem das pontas da escova, protegendo o couro cabeludo de microtraumas. Tudo isso leva à reposição de itens de higiene. Os tricologistas, especialistas em saúde capilar, recomendam que você compre pentes novos pelo menos uma a duas vezes por ano. Claro, o material usado para fazer o pente desempenha um papel importante nisso.
Dependência do período de substituição do material do pente
Para pentear a cabeça e secar os cabelos, utilizam-se pentes de metal, plástico, madeira, escovas de massagem dos mesmos materiais e cerdas naturais, além de escovas de metal e plástico.
O uso de itens de higiene metálicos pode ser mais prolongado devido à maior praticidade e durabilidade do material, à preservação de suas características de design e, com os devidos cuidados, facilitando a limpeza dos dentes de partículas queratinizadas da pele. Se nada quebrar ou cair, o tempo de uso do pente de metal pode ser de 1 ano.
Pentes e escovas de cabelo de madeira são mais agradáveis e úteis. Massageiam perfeitamente a cabeça, mantêm a estrutura do cabelo, levantam-no pela raiz e aumentam o volume do penteado. As mesmas propriedades são inerentes aos pentes de massagem feitos de cerdas naturais. Eles precisam ser alterados à medida que elementos individuais falham, mas pelo menos uma vez por ano.
Os pentes de plástico são suscetíveis à formação de microfissuras, o que afeta negativamente o estado e a saúde dos cabelos e couro cabeludo. Eles são substituídos a cada três a seis meses.