A pediculose é uma doença bastante comum que é transmitida através de interação pessoal próxima ou contato com os pertences do paciente. A presença de piolhos não é de forma alguma um indicador de pertencimento a um ambiente anti-social, mas um efeito colateral de crianças que frequentam instituições de ensino pré-escolar e escolar, clubes desportivos e acampamentos de verão.
Caso sejam detectados, é importante um conjunto de medidas corretas tanto durante como após o tratamento, pois existe um alto risco de reinfecção e infecção secundária.. A remoção dos piolhos deve ser abordada de forma abrangente, utilizando todos os métodos disponíveis: mecânicos e químicos. Então, como você os processa?
Preciso limpar meus pentes depois de me livrar dos piolhos?
A zona afectada, bem como o quarto, roupa de cama, pertences pessoais do paciente, nomeadamente acessórios e acessórios para o cabelo, pentes, pentes para pentear (incluindo os eléctricos) estão sujeitos a tratamento de desinfestação simultânea obrigatória. A desinfecção deve ser realizada periodicamente ao longo do tratamento, bem como após o seu término.. As únicas exceções são os pentes com acessórios substituíveis.
Como e com que higienizar todos os pentes da casa?
Para higienizar os pentes, use todos os métodos disponíveis:
- produtos especializados contendo componentes inseticidas na forma de sprays, xampus, soluções, loções, emulsões, por exemplo: Medifox, Foxilon, Hygia, Nittifor e outros. O procedimento é o seguinte: os pentes são colocados em um dos preparos por 3 horas, depois lavados com sabão e enxaguados abundantemente com água quente. É mais aconselhável usar vários medicamentos com princípios ativos diferentes, pois esses insetos são resistentes a muitos pediculicidas;
- composições químicas profissionais: “Avicin”, “Medilis Super”, “Medifox-super” e seus análogos. Eficaz no combate aos piolhos (adultos e lêndeas) devido ao elevado teor de substâncias tóxicas antiparasitárias. Ao escolher estes desinfetantes, deve-se seguir as instruções, que descrevem detalhadamente o algoritmo de aplicação e concentração de diluição. A desvantagem de utilizá-lo é o seu alto custo.
Remédios e métodos populares
Existem muitas receitas populares, aqui estão apenas algumas:
- misture água, vinagre de mesa e água oxigenada na proporção de 0,5:1:1. Mergulhe os pentes na mistura resultante por 3 horas, depois coloque-os em água quente por 20 minutos, lave-os em água com sabão e enxágue;
- mergulhe os pentes e escovas em água de heléboro por 20-30 minutos, depois de decorrido o tempo, enxágue em água corrente;
- coloque os pentes em água fervente por 15 minutos ou no freezer por 10–12 horas.
Observe que a eficácia de tais métodos de tratamento é menor em comparação com os químicos, por isso recomendamos usá-los como adicionais.
Importante! As atividades de limpeza devem ser realizadas com luvas.
Quantas vezes isso precisa ser feito?
É necessária a higienização regular dos pentes com medicamentos antipediculose durante todo o período de tratamento.. É melhor fazer isso após cada uso, até que os sinais da doença sejam completamente eliminados.
Após a recuperação, devem ser realizados os procedimentos finais de desinfecção.
O que mais precisa ser feito para prevenção?
Para evitar uma possível recaída, é necessário adicionalmente:
- durante a doença, não permita que as coisas limpas do paciente entrem em contato com as usadas;
- realizar o processamento simultâneo de todos os familiares, seus pertences e dependências compartilhadas;
- Manuseie as coisas regularmente durante e após o tratamento. Alternativamente, após a recuperação completa, substitua-os por novos.
É ainda melhor tentar prevenir a infecção primária. Você deve sempre seguir estas regras e ensinar seus filhos:
- Mantenha a higiene pessoal e utilize sempre apenas itens e acessórios individuais nos cuidados;
- não use (mesmo temporariamente) coisas de outras pessoas;
- Use apenas sua própria roupa de cama.