O cinto da calça é um acessório bastante importante, que às vezes determina a aparência de todo o look. E para o cinto em si, a parte mais importante é a fivela. Uma fivela bem escolhida não só proporciona conforto e confiabilidade, mas também complementa a roupa de mulheres e homens. No mundo moderno, a escolha das fivelas é incrível. Você pode comprar este acessório em qualquer loja ou fazer o pedido online. Mas se as suas ideias sobre a placa ideal são tão individuais que é impossível encontrar a peça certa, então porque não tentar fazer você mesmo?
Materiais e ferramentas
Para fazer uma fivela de cinto com as próprias mãos, você precisa estocar pelo menos um conjunto básico para trabalhar o metal. Por exemplo, com as seguintes ferramentas:
- dispositivo para dobrar arame;
- vício;
- paquímetro ou outra ferramenta de medição;
- escova para processamento de cortes, lixa ou lima;
- cortadores de fio;
- ferro de solda ou martelo de borracha para endireitar.
É necessário selecionar os materiais com base no tipo de resultado final que se deseja obter. Ao criar uma fivela, você pode precisar dos seguintes itens.
- Peças e placas metálicas, como latão.
- Rebites.
- Solda para união de elementos.
- Fio grosso de latão, bronze, titânio ou cobre.
- Amônia ou outro agente adequado para tratar o produto acabado.
Como fazer uma fivela
A World Wide Web contém um número considerável de todos os tipos de vídeos passo a passo e master classes de texto sobre como fazer uma placa para cinto. As opções mais populares são discutidas em detalhes abaixo.
De peças metálicas
Para fazer uma placa para um cinto usando esta tecnologia prepare o maior número possível de peças metálicas que sobraram de todos os tipos de mecanismos antigos. Quanto mais opções, mais oportunidades para exploração criativa e fantasia.
Para começar, você pode esboçar um esboço inicial em escala real e consultá-lo enquanto trabalha.
Conclusão do trabalho
- É melhor tomar como base um pedaço bastante grande de formato redondo, oval, quadrado ou retangular. Servirá como parte central e principal da composição. Outras peças menores serão soldadas a ele.
- Gradualmente soldamos peça por peça na ordem originalmente pretendida. Você também pode improvisar na hora, selecionando, cortando e lixando elementos para que pareçam mais orgânicos. Você pode usar prata ou outros metais para solda.
- Como formas principais, você pode focar nas seguintes: placas metálicas, malhas, “ventiladores”, engrenagens ou hexágonos, peças quadradas ou triangulares, válvulas e porcas.
- Em seguida você precisa selecione e solde a estrutura central e o suporte à parte principal usando eixos e placas de metal.
- Agora você pode fazer o “revestimento” externo a partir de folhas finas do material desejado.
- Por fim, trate com uma solução de amônia.
Fivela de ajuste de fio
Melhor para o trabalho use fio com cerca de 4 mm de espessura, dobrando-o em torno de uma haste com diâmetro de 6-7 mm.
- Formamos uma fivela no formato desejado, por exemplo, trapezoidal ou retangular. Para tornar a fivela simétrica, você pode usar um paquímetro para marcar cada uma das quatro dobras. Cada curva deve ser feita em um ângulo de 90°.
IMPORTANTE! Ao formar um ângulo, preste atenção às distorções que invariavelmente se formam devido aos diversos graus de “elasticidade” dos metais.
- De alguma forma, eles se desviam de um determinado ângulo em um certo número de graus. É melhor dobrar o fio um pouco mais do que o necessário. Então, após o impacto, ele retornará à posição necessária.
- Quando os três cantos da moldura estiverem prontos, você pode começar a fazer o pino, que servirá como elemento de fixação do cinto. É necessário fazer um círculo completo com um fio de diâmetro um pouco menor ao redor da haste correspondente a ele, formando a parte superior do anzol.
- Em seguida, você precisa cortar a ponta livre no comprimento desejado e lixar.
- Agora você pode começar a fechar a fivela, primeiro colocando nela o pino resultante.
- Após o fechamento, resta alinhar as bordas da fivela com um martelo de borracha, o que não exige muito esforço. A placa do cinto está pronta!
Feito de resina epóxi
Não seria supérfluo mencionar outra tecnologia para a fabricação de um acessório único. É necessário com antecedência prepare uma fivela plana com bordas ao longo da borda externa.
Usando resina epóxi, que, quando endurecida, mantém suas propriedades e permanece transparente, você pode preencher e inserir qualquer imagem, herbário e até pequenos elementos metálicos na placa.