O cinto de couro é um dos acessórios mais procurados. Sempre na moda e com estilo, não só desempenha funções práticas, mas também completa a imagem.
É possível costurar um cinto de couro com as próprias mãos?
Um cinto de couro de alta qualidade foi projetado para uma vida útil decente, é confortável de usar e mantém uma aparência apresentável por muito tempo. É bem possível fazer você mesmo. Um produto artesanal tem muitas vantagens:
- originalidade de execução. Você terá certeza de que ninguém mais tem algo como você (isso é especialmente verdadeiro para o belo sexo);
- total cumprimento das expectativas. Para a sua criação você pode escolher o material, cor e acabamento ao seu gosto;
- economia financeira significativa, pois a mão de obra está sempre incluída no custo do item adquirido.
Ferramentas, materiais, acessórios – quais escolher e como?
Você definitivamente precisará de:
- couro;
- faca;
- furador;
- socos;
- martelo;
- centímetro;
- régua de metal (de preferência um quadrado).
É aconselhável ter também:
- prensa para trabalhar com rebites;
- ferramentas para fazer ranhuras e lixar bordas de couro;
- um pedaço de borracha grossa como suporte;
- dispositivo especial para corte de couro;
- iglu;
- fios encerados;
- máquina de costura;
- cera de abelha;
- impregnação (polimento);
- guardanapo, esponja de espuma, meia de lã.
Tenha cuidado ao comprar materiais. O couro de diferentes animais tem prós e contras e é adequado para certos tipos de cintos:
- a carne de porco é a mais barata. O novo parece bom, mas assim que fica molhado começa a deformar. Freqüentemente vai para a superfície interna de correias de duas ou três camadas;
- boi (touro, búfalo) – áspero, pesado, super forte. É difícil trabalhar, mas o preço é bom. Usado para opções brutais com padrões, relevos, entalhes;
- panturrilha - a melhor opção: forte e durável, macia e lisa, não racha nem forma vincos;
- cabra, ovelha - durável, flexível, mas fina. Útil para cintos femininos elegantes;
- crocodilo, cobra - macio, elástico, com uma estrutura interessante, mas muito caro.
Você pode comprar um pedaço de couro adequado na cor e tamanho desejados ou um pedaço de couro sólido, mas terá que remendá-lo.
Para prender o cinto você precisa de uma fivela:
- uma moldura clássica ou maciça em forma de retângulo, a letra O ou D;
- distintivo;
- fivela ou trava automática.
Importante! A fivela não deve apenas estar em harmonia com a pele, mas também combinar com a largura do cinto. Os rebites, de preferência galvanizados, também são úteis para acessórios. Não só a tampa, mas também todas as outras partes devem ser de aço inoxidável.
Como cortar e fazer furos?
Cortar e perfurar couro é muito difícil, especialmente quando se faz um cinto masculino grosso.
Você precisa de um material de escritório ou faca de construção com lâmina grossa, bem afiada e rígida. Guie-o perpendicularmente à superfície da pele, posicionando firmemente sua borda contra uma régua de metal (corte reto em uma extremidade) ou um padrão curvo (arredondado na outra).
Cortador de cinta (cortador de cinto) – uma ferramenta para cortar tiras de couro com a largura necessária (para a base e presilhas do cinto).
Soco - um dispositivo para fazer furos. É instalado verticalmente em um ponto marcado na tela, e um golpe é aplicado de cima com um martelo ou bloco de madeira. A borda pontiaguda do bico (eles variam em formato e diâmetro) corta o material e cria um furo:
- para rebites – círculo pequeno – 2 mm;
- para furos para cavilha – diâmetro maior – 5 mm;
- sob a fivela há uma tira alongada.
Torzbil (cortador de borda) – uma ferramenta para processar (arredondar) as bordas de uma correia. Com sua ajuda, um chanfro é removido ao longo das bordas frontal e traseira ao longo de todo o comprimento da correia.
Importante! As ferramentas devem ser muito afiadas e feitas de metais duráveis.
Instruções passo a passo sobre como fazer um cinto
- Em primeiro lugar, decida os tamanhos. A largura padrão de um cinto masculino clássico é de 3 ou 3,5 cm. O comprimento mínimo do produto será calculado da seguinte forma: adicionar 20 cm à circunferência da cintura (é melhor medir por cima da calça, enfiando um centímetro nas presilhas do cinto) .
- Usando um esquadro de metal, corte uma borda da peça de couro em ângulo reto. Em seguida, corte ou raspe metade da camada de couro de 10-12 cm do lado avesso para que o cinto não fique muito grosso onde a camada dupla está localizada.
- Dobre a ponta acabada, marque um ponto na dobra exatamente no centro. Faça um furo alongado de 2*20 mm para a entrada livre do pino (lingueta) da fivela utilizando um punção apropriado.
- Experimente a fivela, marque a localização dos rebites: dois mais perto da dobra, o terceiro mais no centro, perfure-os. Meça o comprimento da circunferência do cinto a partir da borda da fivela - haverá um orifício central neste local (geralmente são cinco no total). Nas laterais, a uma distância de 2,5-3 cm, meça e faça mais dois furos. Separe 15 cm da ponta e corte a segunda ponta. Deve ser arredondado, por isso é melhor usar um punção ou faca especial com padrão.
- Finalize as bordas da correia com um cortador de bordas. Para evitar que a ponta solte fiapos, alise a penugem na direção desejada e trate com cola PVA à prova d'água. Depois de seco, polir suavemente.
- Corte uma tira para o sobretudo (cinto). Meça o comprimento: enrole em um cinto dobrado ao meio, acrescente 1 cm e corte. Pode haver um ou dois gabardines (fixados na fivela e móveis no cinto).
- Coloque a fivela e os dois rebites mais próximos dela no lugar. Rebite a presilha do cinto, coloque-a no cinto, deslize-a até a fivela entre as tiras finas dobradas e coloque o rebite externo.
- Se desejar, o cinto pode ser pintado, polido ou decorado.
Opções para decorar um cinto de couro
Com a ajuda da decoração, você pode criar uma obra-prima única a partir de um cinto comum. Métodos:
- firmware. Pode ser simples ou formar um padrão ornamentado;
- gravação em relevo – um padrão é aplicado a uma superfície umedecida usando um estêncil e cortado com uma faca especial. Usando um martelo (martelo de madeira) e um carimbo, é criado um padrão tridimensional e, em seguida, a correia é seca;
- entalhe (gravura) – a imagem é aplicada da mesma forma que o relevo, depois os contornos recortados da imagem são “conseguidos” com nitidez e o volume é adicionado com chanfro;
- decoração com ferragens de metal de diversos tamanhos e formatos, strass, pedras;
- combinação de materiais.
Cinto para vestido ou calça - características
O cinto da calça é inserido nas presilhas das roupas, combina com sua largura e se ajusta perfeitamente à cintura. Desempenha uma função mais prática do que estética, por isso é feito de um material durável que mantém a sua forma.
Outra coisa é a alça do vestido. É uma decoração de banheiro feminino, pode ser usado na cintura e no quadril e tem larguras diferentes. Sua resistência e elasticidade não são tão importantes.
Dicas para uma costureira
- Para dar ao cinto maior resistência e resistência, ele pode ser costurado recuando 3-4 mm da borda manualmente ou usando uma máquina de costura especial. Isso deve ser feito antes de instalar os rebites, ou você pode até substituí-los por firmware.
- Ao polir as bordas com cera de abelha, tente não manchar a parte frontal - podem permanecer riscos.
- Faça o padrão com material durável. Não faça estênceis de papel para decoração. Se entrar em contato com a pele molhada, pode molhar-se e o padrão “flutuará”.
Fazer um cinto de couro não é um trabalho fácil e trabalhoso, mas muito interessante. Além de algo maravilhoso, você pode adquirir um hobby útil, que posteriormente poderá se tornar uma fonte de renda adicional.