Girandole, brincos de diamantes com pingentes, acrescentam um charme especial ao usuário. O jogo de luz na pedra, um punhado de faíscas escapando do precioso mineral “dançante”, fascina e não permite tirar os olhos do milagre feito pelo homem.
A história de um milagre de joias
Embora a vontade de decorar o corpo tenha surgido simultaneamente com a vontade de iluminar o ambiente, os mestres da forja artística aprenderam a fazer castiçais moldados, que na França eram chamados de girandoles (braçada de faíscas).
Os joalheiros, percebendo como as facetas do cristal brilhavam nos pingentes que decoravam a luminária, quase imediatamente introduziram na moda os brincos, onde o mineral precioso (muitas vezes o único grande satélite) se movia livremente devido ao fecho. O nome pegou. As damas francesas agora desfilavam na corte, enfeitadas com joias complexas.
Uma bela decoração e um conto de fadas simples. Brincos com pingentes foram usados em Atenas (século IV aC). Além disso, a microtécnica de processamento e disposição dos grânulos de ouro em um produto ainda não foi repetida.
Importante. Brincos antigos foram encontrados em 1853 durante escavações nos arredores de Feodosia e agora estão guardados no tesouro do Hermitage
Os brincos decorados com pingentes são uma decoração tradicional dos habitantes da Ásia Central e do Oriente Médio. Durante as Cruzadas, quando os cavaleiros e comerciantes teutônicos entraram em contato com uma cultura diferente, joias de ouro e prata, ricamente decoradas com pedras e esmalte, começaram a ser enviadas para a Europa como troféus ou mercadorias.
Então os joalheiros locais decidiram substituir as pedras semipreciosas por diamantes. A técnica de corte moderna, quando o número de facetas é calculado a partir da área superficial e do formato da pedra, ainda não existia. Sob o mineral da joia foi colocada uma folha de metal, um cabochão polido sem bordas, para brincar com a luz.
Depois de receber e experimentar as joias, as damas da alta sociedade, ou melhor, seus galantes cavalheiros, viram a semelhança dos brincos, onde penduravam várias pedras brilhantes em um pingente, com um buquê (na época um feixe). É daí que vem o nome girandole, um feixe de faíscas do francês.
Depois começaram a decorar itens de interior com pingentes. Mas como um castiçal feito de várias velas também é, na verdade, um feixe, uma luminária com pingentes também recebeu esse nome.
Girandole para socialites
Uma girandole moderna com diamantes é uma bela peça de joalheria e um senso de artesão impecável. O pingente pendurado no brinco pode ser decorado com pedras pequenas (menos de 0,01 quilates). Ou um padrão intrincado pode ser colocado em torno de uma pedra grande.
Observação. De toda a variedade de minerais incluídos no grupo precioso (cerca de 100), apenas 20 são populares entre os joalheiros.
Ainda é raro encontrar produtos em que uma girandole com diamantes inclua também uma pequena pepita de ouro em vez de uma pedra central.Não existem duas pepitas idênticas no mundo. Só um mestre que tenha um sentido apurado da “alma” da pedra e da barra de ouro é capaz de selecionar semelhantes e criar um “dueto” quando os diamantes não chamam a atenção para si, mas os obrigam a “tocar” o curvas e cachos dourados.