Em todos os momentos, os minerais foram valorizados por sua beleza e propriedades curativas. Os tons verdes são populares não apenas entre os joalheiros, mas também entre os conhecedores de belas joias. São os verdes que fortalecem as forças vitais do corpo, trazem harmonia e aumentam o desempenho. Os cristais distinguem-se pelas suas propriedades, diferentes tonalidades e transparência, que os joalheiros utilizam com habilidade. Vejamos os nomes das pedras mais populares para brincos e outras joias.
Pedras preciosas de cor verde
Muitos minerais têm uma variedade de cores; vejamos as pedras mais populares em joias.
O processamento mineral tem principais tipos de corte:
- diamante – com maior refração dos raios de luz (até 96 arestas);
- pisou – ou seja, um topo plano poligonal com facetas (triângulos ou trapézios nas laterais);
- cabochão – o tipo mais antigo com formato convexo, muitas vezes pedras transparentes (translúcidas), etc.
Esmeralda
A esmeralda (uma espécie de berilo) é considerada a rainha entre as pedras preciosas, a presença do cromo confere ao mineral uma pureza extraordinária. Os joalheiros enfatizam a profundidade da cor em diferentes tons de verde com cortes luxuosos.
Esta é uma pedra muito cara, então apenas ouro é usado para ela. Para um ambiente branco elegante, obras-primas são criadas em platina ou ouro branco.
Turmalina
Um mineral complexo de vários tons, desde tons rosa-branco, avermelhados até tons marrons escuros. Dois tipos (turmalina cromada e verdelita) em ricos tons verdes.
Eles efetivamente mudam de cor dependendo do ângulo dos raios solares.
Safira
A pedra incrivelmente dura perde apenas para o diamante e refrata a luz perfeitamente. É muito raro na natureza, o que aumenta o seu valor.
A presença do ferro confere tonalidades esverdeadas, por vezes com ligeira turbidez.
Minerais semipreciosos
Crisólita
Os tons claros e transparentes de verde-amarelo da pedra tornam-na facilmente reconhecível.
Tsavorita
Um tipo de granada é amplamente utilizado em joias. Existem também variedades transparentes de tsavorita: pedras grandes são raras e caras.
Berilo
Tons claros e transparência fazem com que ele se destaque como um visual à parte. Fica lindo em brincos, anéis e pingentes.
Beryl tem muitas variedades, como esmeralda, água-marinha, etc.
Jade (jadeíta)
Entre todos os jades, o verde é famoso como o tipo de pedra “imperial”. Existem apenas 2 tipos puros de jade: jade e jadeíta. Eles são os mais raros e valiosos. Ainda são encontradas variedades de jade, como onfacita, cloromelanita e jade allbite.
Jades são famosas por seus tons verdes e brilho oleoso. Em diferentes culturas, o jade é considerado uma pedra preciosa, ainda mais valiosa que o ouro.
O branco acinzentado, o lavanda e o jade laranja são considerados tons raros, mas são os diferentes tons de verde que têm maior valor. A variedade mais cara e rara de jade é “Jadeíta imperial birmanesa».
Jaspe
Esta pedra incomum, onde o padrão nunca se repete, é apreciada em todos os países. Uma enorme variedade de tonalidades abre possibilidades ilimitadas para os artesãos.
A dureza do mineral permite que ele seja utilizado não só em brincos, anéis, miçangas, mas também em porta-joias e artesanatos. Até objetos militares e religiosos são decorados com jaspe.
Aventurina
É um mineral de quartzo de cores diferentes: vermelho brilhante, preto azulado e verde. Os joalheiros os lapidam em diferentes versões; muitas vezes podem ser encontrados em prata. A pedra é barata, por isso está ao alcance de todos.
Serafinita
Um mineral pitoresco foi encontrado recentemente no Lago Baikal. Opacidade e inclusões espetaculares, diversas impurezas conferem originalidade e jogo a todas as cores do arco-íris.
Uma delicada moldura prateada complementa bem as joias coloridas.
Bobina
Outro nome é serpentinita, parece pele de cobra e tem brilho ceroso. Amplamente distribuído entre diversas decorações.
Freqüentemente usados para utensílios domésticos, são pirâmides, artigos de papelaria, vasos, caixas, etc.
Pedras ornamentais
Nefrite
Os tons de cores das pepitas variam do verde claro ao verde escuro. Existem inclusões. Esta é uma pedra resistente às intempéries.
Desde a época dos astecas, é considerada a mais curativa (“pedra nos rins”), a pedra é usada não só em joias, mas também em massageadores, tapetes para rins, fígado, amuletos diversos e utensílios domésticos.
Malaquita
Pedra opaca com padrões inusitados, seus blocos podem atingir 3 m, o que é conveniente para escultores de objetos do cotidiano: caixas famosas, animais, cenas, etc.Também é amplamente utilizado em joias.
Diopsídio
São exemplares lindos e transparentes, de tonalidade verde brilhante, usados em joalheria. A mineração ocorre apenas em Yakutia, por isso ganhou popularidade nos mercados mundiais.
A dureza é baixa, por isso não são feitos em anéis, apenas em brincos e pingentes.
Propriedades úteis de pedras verdes
Os especialistas acreditam que ao usar pedras verdes todas as funções do corpo são restauradas e o espaço é harmonizado. O ritmo cardíaco é normalizado, pois os tons de verde acalmam o sistema nervoso.
Os proprietários dessas pedras terão menos probabilidade de adoecer e reclamar de vasos sanguíneos (espasmos, dores de cabeça e pressão).
Essas propriedades interessantes dos minerais verdes foram observadas ao longo de uma história de mil anos.