A prata é um dos metais mais nobres e esteticamente agradáveis. É utilizado na confecção de joias, alguns utensílios domésticos e decoração de interiores. Muitas pessoas percebem que, com o tempo, seus brincos de prata favoritos perdem o brilho anterior, ficam pretos e opacos. Felizmente, existem várias maneiras de limpar itens de prata, a maioria das quais será discutida neste artigo.
Regras para limpar brincos de prata
O método de purificação da prata depende de muitos fatores. Prestar atenção em:
- composição da joia (veja a amostra: há alguma liga de outro metal nos brincos?);
- tamanho;
- a presença de elementos adicionais: pedras preciosas, esmalte, folheado a ouro, etc.;
- grau de contaminação e placa.
Lembre-se de uma regra importante: Para joias com pedras caras ou outras inserções, use sempre métodos de limpeza suaves! Neste caso, é melhor simplesmente limpar os brincos com um pano especial ou entregá-los a um joalheiro profissional.O mesmo se aplica às joias esculpidas em filigrana. Em outros casos, você pode lidar sozinho.
Maneiras de limpar prata
A seguir, veremos várias maneiras de limpar brincos de prata em casa.
Amônia
A amônia é um agente agressivo, então este método é adequado para produtos simples sem pedras preciosas. Se houver leve escurecimento, basta umedecer um algodão em amônia e limpar os brincos. Se a contaminação for forte o suficiente, você pode mergulhar a prata em amônia por alguns minutos (se tiver medo, dilua com um pouco de água).
Importante! Após cada método, é necessário enxaguar os brincos em água fria corrente, secar e polir com um pano macio.
Peróxido de hidrogênio
Você pode limpar a prata com água oxigenada, mas também deve proceder com muito cuidado. Mais frequentemente Uma solução de peróxido a 3% é diluída com água e sabonete líquido.. Você também pode misturar uma mistura de água oxigenada e refrigerante e limpar as joias com um pano macio.
Pasta de dentes
A escovação com pasta de dente é bastante eficaz, mas deve ser feita com cautela. A pasta geralmente contém um abrasivo fino que pode danificar o revestimento fino. Escolha uma pasta de dente sem partículas grandes e use um pano macio em vez de uma escova de dente áspera.. Aplique nos brincos e limpe-os com movimentos suaves. Não pressione para evitar danificar a superfície. Depois disso, enxágue a pasta em água corrente e dê polimento nas joias.
Refrigerante
Para manchas menores, uma mistura de bicarbonato de sódio e água é perfeita. Misture a pasta e aplique nas joias por 5 a 10 minutos. Para maior eficácia, você pode adicionar algumas gotas de peróxido de hidrogênio à mistura.
Ácido cítrico, vinagre
Aqueça vinagre de mesa ou ácido cítrico diluído em água numa proporção de 1:5 a 40–50 °C. Mergulhe a prata na solução por 10–15 minutos. Se não estiver muito enegrecido, pode-se limpá-lo com um pano embebido em solução morna. Não se esqueça de lavar suas joias.
Importante! Soluções contendo ácidos não podem ser usadas em brincos com inserções de pedra ou esmalte.
Álcool
Pequenas manchas podem ser facilmente removidas com álcool comum. Umedeça um cotonete e remova suavemente qualquer sujeira. Você pode usar um cotonete para locais de difícil acesso.
Coca Cola
Quaisquer bebidas carbonatadas como Coca-Cola, Mirinda ou Sprite contêm ácido fosfórico, que remove a escuridão da prata. Os brincos são colocados na bebida e fervidos em fogo baixo por 5–7 minutos.
Batatas
Nossas avós branqueavam a prata com caldo de batata. Esfriou um pouco e aí foram colocados os brincos. Tudo demorou cerca de 5 minutos.
Cinzas
Nos tempos antigos, a prata era limpa com cinzas ou cinzas. Para isso, esfregaram cuidadosamente a superfície e depois lavaram os brincos em água limpa, secaram e poliram.
Produtos de ácido láctico
Se você colocar prata no kefir ou outro produto lácteo fermentado, em 20 a 30 minutos o excesso de placa desaparecerá. Não se esqueça de enxaguar bem o produto e polir.
Cobre e folha
Nossas avós também acreditavam que a prata se limpa muito melhor perto de objetos de alumínio ou cobre. Para fazer isso, você pode adicionar um pouco de papel alumínio a uma solução fervida de água e refrigerante, mergulhar os brincos nele e segurar por cerca de 15 minutos.
Sutilezas de limpeza de itens com pedras e prata enegrecida
Acessórios com pedras devem ser limpos da maneira mais delicada possível.. Não use abrasivos: eles arranharão a pedra e a tornarão cega. Dê preferência ao álcool ou à solução de sabão: são os que menos impactam a pedra preciosa.
A prata enegrecida é um tipo especial de metal. O escurecimento é criado pelos joalheiros por meio de reações químicas ou mecânicas. A vantagem de tais produtos é são muito fáceis de limpar, por isso não há necessidade e não pode usar abrasivos ou fervura. Simplesmente limpe a superfície com um pano macio ou mergulhe-a em uma solução fria com sabão.
Limpeza ultrassônica – quando é necessária?
Em uma oficina de joalheria, você pode limpar brincos de prata usando ondas ultrassônicas. Os mestres usam banhos ultrassônicos especiais - recipientes cheios de líquido. Após ligar o ultrassom, formam-se vibrações no vaso, fazendo com que o metal seja rapidamente limpo.
Esse o método é o mais eficaz de todos aqueles que podem ser feitos de forma independente em casa. Graças às vibrações, a placa bacteriana e a sujeira são removidas dos locais mais inacessíveis e proeminentes dos brincos. É por isso em casos particularmente avançados, quando os brincos estão completamente cobertos por uma placa preta, apenas a limpeza ultrassônica pode salvar a situação.
Importante! A limpeza ultrassônica não pode ser realizada se a joia contiver inserções de certas pedras preciosas. Antes de realizar o procedimento, é necessária consulta com um joalheiro competente para eliminar o risco de danificar um acessório caro. O ultrassom pode fazer com que algumas pedras percam o brilho.
Por que os brincos ficam sujos?
Antigamente, acreditava-se que o escurecimento das joias de prata significava causar danos ou mau-olhado a uma pessoa. No mundo moderno, os rituais mágicos são coisa do passado e os cientistas descobriram uma razão completamente lógica para o escurecimento da prata. É tudo uma questão de oxidação. Sob certas condições, ocorre uma reação química na superfície do produto e a prata escurece. Entre os motivos estão os seguintes:
- contato com o corpo humano. O contato constante com a pele provoca oxidação do metal. As razões podem ser diversas: suor, respiração, pele molhada, secreção de sebo, etc.;
- armazenamento em condições de alta umidade;
- contato com determinados produtos cosméticos e outros produtos químicos domésticos;
- baixo padrão de metal.
Muitos notaram que as peças de prata escurecem mesmo quando são guardadas em uma bolsa escura e não são usadas por muito tempo. Mesmo nessas condições, ficam expostas ao ar úmido, por isso, de vez em quando, aconselhamos limpar todas as joias de sua coleção..