O ouro nos agrada pela durabilidade e beleza. Ele vem em cores diferentes - amarelo, vermelho, rosa, branco. Todos os tipos requerem cuidados e limpeza regular, caso contrário o ouro parecerá um metal barato e oxidado.
Brincos de ouro com pedras são especialmente bons. Emolduram o nosso rosto e complementam a imagem, tornando-a mais feminina e elegante. Mas nem todo mundo sabe como cuidar e limpar o ouro adequadamente. Eles têm medo de riscar ou estragar a pedra e, além disso, os brincos com pedras têm mais nuances em relação à limpeza. Os contaminantes penetram no interior da pedra e nas curvas estreitas da fixação.
Como limpar brincos de ouro
Os brincos são todos diferentes, há modelos com e sem pedras, em ouro amarelo e branco, com pedras fixas e com coladas, tachas e pingentes. E os métodos para limpá-los serão diferentes.
IMPORTANTE! Nem todos os brincos podem ser limpos em casa em perfeitas condições. Padrões convexos, padrões abertos e outras irregularidades requerem ferramentas especiais de joalheria.
As pessoas criaram dezenas de receitas, algumas eficazes e seguras, outras não adequadas para todas as decorações. E as joalherias já vendem há muito tempo um produto de limpeza especial para ouro que pode ser usado em casa. Você pode levá-los para uma oficina onde um mestre experiente os limpará. Mas ambos os métodos têm uma desvantagem - você tem que pagar por eles. Além disso, você precisa não apenas saber como limpar os brincos, mas também como cuidar bem deles.
Noções básicas de cuidados com ouro
Para reduzir a necessidade de lavagem a seco, você precisa cuidar adequadamente dos seus brincos. Seguindo as regras de funcionamento, você prolongará a vida útil do produto e terá que limpá-lo com menos frequência.
Regras de cuidado:
- retire os brincos antes de nadar, principalmente se tiverem pedras. A espuma restante entrará em partes estreitas e curvas e se acumulará ali, criando uma placa. Uma vez sobre a pedra, a espuma assentará como um revestimento no seu verso e, quando a pedra se acumular, não brilhará mais sem uma limpeza cuidadosa;
- Limpe diariamente as áreas em contato com a pele com álcool, principalmente o alfinete. Ao serem usados, suor e cosméticos ficam sobre eles, deixando resíduos e um ambiente favorável ao crescimento de bactérias;
IMPORTANTE! Não limpe o ouro com removedor de esmalte, caso contrário ele poderá escurecer.
- No balneário e no solário, retire brincos e outras joias. Isso tem menos a ver com a limpeza do que com a sua segurança;
- Limpe o ouro apenas com tecidos macios - flanela, camurça, veludo. Tecidos duros podem arranhá-lo;
- Limpe seu ouro regularmente. Sujeira acumulada e depósitos escuros prejudicam a aparência das joias. É pior quando bactérias se desenvolvem na sujeira e causam inflamação ao entrar em contato com o corpo;
- Não molhe brincos com pedras coladas, pois podem se perder.
IMPORTANTE! A liga de ouro branco contém níquel e cobre, os produtos são revestidos com ródio, o que faz com que a superfície se desgaste rapidamente. Não utilize pó abrasivo, escova ou pano duro para limpeza.
Algumas receitas de limpeza
CONSELHO! O líquido farmacêutico hipossulfito removerá manchas de iodo.
Solução de sabão
Água com sabão é usada para lavar o ouro, em vez de limpá-lo. Tente este método, talvez você não precise de mais limpeza:
- Misture água e sabão.
- Aqueça a mistura a 50-60 graus.
- Coloque os brincos ali e deixe por 2 horas.
- Enxágue e escove com uma escova macia ou uma escova de dentes velha.
- Limpe com um guardanapo.
Se os brincos forem atualizados, o trabalho estará feito. A contaminação permanece - prossiga para métodos mais sérios.
Peróxido de hidrogênio, amônia
Além do peróxido, você precisará de amônia, água e sabão. A solução limpa os produtos da sujeira mais difícil devido à reação dos componentes principais. Então vamos começar:
- Despeje 200-250 ml de água em um recipiente. Use panelas esmaltadas para evitar que reajam com o agente de limpeza.
- Misture com 3 colheres de chá de amônia + 2 colheres de sopa. colheres de água oxigenada + algumas gotas de sabão.
- Coloque os brincos na solução e espere 60-120 minutos. Durante este tempo, todas as reações passarão.
- Enxágue e seque.
Pó de dente, pasta
Esta é uma boa alternativa para produtos onde partículas abrasivas riscam o ouro. O pó dental limpa suavemente e serve como substituto da pasta para joias. Ideal para Ouro Branco com Diamantes:
- Adicione água a 3-4 colheres de sopa de pó dental para formar uma pasta.
- Aplique a pasta em uma escova macia ou algodão e limpe o brinco.
- Enxágue e seque.
Características de produtos de limpeza com pedras
A fixação das pedras varia, e as pedras também.Pode ser fixado com um pé ou outros fechos de metal, ou talvez colado. As oficinas de joalheria usam uma cola especial que segura a pedra com firmeza, mas ainda assim é preciso ter cuidado. Não sabemos que tipo de cola para joias foi usada, então produtos de limpeza agressivos podem dissolvê-la.
Existem nuances com pedra em fixação de metal. Pode ficar turvo durante a limpeza conforme descrito acima. Portanto, molhe um cotonete no produto de limpeza e utilize-o para tratar os brincos com pedras. Você pode pegar um pedaço de algodão, um algodão ou um pano macio, mas um bastão é mais conveniente.
IMPORTANTE! Se seus brincos tiverem pedras, não os limpe com vinagre. A pedra pode ficar turva. Substitua por suco de cebola, pois ajuda a limpar as joias e não prejudica o brilho da pedra.
Mergulhe o palito no produto e limpe o brinco. Preste atenção especial à área atrás da pedra - sujeira e restos de sabonete, gel de banho ou xampu se acumulam ali se você não retirar as joias durante o banho. Limpe cuidadosamente a parte inserida no lóbulo da orelha - suor e sebo se acumulam ali. Se você não limpar essa área regularmente, seus ouvidos responderão com inflamação e dor.
O produto e a limpeza em si também dependem da pedra:
- A turquesa não pode ser molhada ou limpa usando métodos tradicionais. Compre pasta para limpeza de joias ou leve para uma oficina;
- lave as pérolas com água e sabão e limpe com um pano macio;
- Cristais Swarovski - não molhe, limpe com camurça, feltro ou flanela;
- Limpe pedras duras - diamante, quartzo, topázio com amônia e uma escova de cerdas macias.
CONSELHO! Se o produto tiver curvas finas onde um cotonete não alcança ou a pedra for muito pequena, enrole uma fina camada de algodão em volta de um palito.Assim você limpará a sujeira e não precisará recorrer a escovas duras.