Para criar joias sozinho, você não precisa aprender a fazer joias. Para quem deseja ampliar sua coleção de acessórios, existe uma forma comprovada e simples: criar bijuterias com miçangas. Lojas de hobby e criativas oferecem uma variedade inimaginável de contas de todos os tons. Ao experimentar cores e formas, você pode criar uma decoração verdadeiramente original.
A receita de brincos novos e inusitados é simples: um pouco de paciência, um diagrama claro e os materiais necessários para o modelo escolhido. Este artigo apresenta opções simples de fabricação com instruções passo a passo. Até uma costureira novata pode lidar com eles.
Brincos “Tachas em miniatura”
Os brincos (de Karina Turchina) são originais, mas ficarão igualmente bem tanto com um look clássico quanto com um estilo esportivo.
Materiais e ferramentas
Nós vamos precisar:
- fios de contas pretos;
- miçangas de vários tons (preto fosco e arco-íris brilhante);
- agulha fina;
- bases para brincos com plataforma plana;
- tesoura.
Cada brinco consiste em duas partes: frente e costas.
Etapas do trabalho
Parte frontal:
1 linha. Tecemos com miçangas brilhantes. Coletamos 3 peças em uma das pontas e fechamos em círculo. Depois de amarrar a linha com um nó forte, insira ambas as pontas na agulha.
2ª fila. Mesma cor. Coletamos duas contas e inserimos a agulha na próxima conta da linha anterior no processo de tecelagem. Cada vez que apertamos bem a trama. Terminamos na última conta da primeira linha. Para passar para a próxima, insira a agulha na primeira conta da segunda linha ao longo do caminho da tecelagem.
3ª linha. Vamos mudar para preto. Acima dos pares da segunda linha costuramos duas contas, e uma entre elas, a última conta é única. Subimos pela primeira conta enquanto tecemos.
4 carreiras. Repete o anterior, mas com um grande número de intervalos, em cada um dos quais tecemos uma peça. Costuramos pares entre contas pretas duplas.
5 linhas. Costuramos contas brilhantes nos cantos e uma conta preta no meio. Terminamos enfiando o fio na primeira conta arco-íris da última linha. Não cortamos as pontas, elas serão úteis.
Fazemos o avesso por analogia com a frente, mas sem a quinta carreira.
Só falta costurar as peças. Para fazer isso, pegue o lado avesso e insira a base do brinco no orifício central da trama. Coloque a parte da frente por cima e costure as laterais em zigue-zague pelas contas externas. Quando as peças estiverem conectadas, divida o fio e dê um nó. Colocamos novamente as duas pontas na agulha e escondemos na trama pelo avesso, cortando o excesso.
Brincos “Borlas Brincadeiras”
Os brincos Tassel (de Marina Larina) são um modelo que está sempre na moda.
Eles são capazes de tornar a imagem de seu dono doce e romântica ou ousada e apaixonada.
Materiais para fabricação
Preparar:
- contas nº 10;
- contas de vidro 7 mm;
- uma tira de feltro com 7,5 cm de comprimento e 7 mm de largura;
- dois pinos com anel;
- um par de brincos;
- duas contas de 6 mm;
- duas tampas de 10 mm;
- agulha e linha para miçangas;
- tesoura;
- alicates e alicates de bico redondo;
- governante.
Esquema de trabalho passo a passo
1. Torça uma tira de feltro e experimente-a como tampa.
2. Pegue agulha e linha, faça um nó na ponta e prenda no feltro com alguns pontos, deixando 5 milímetros da borda. Coletamos contas com um comprimento de 7,5 cm e finalizamos a linha com uma conta de vidro e duas contas. Pulamos o último movendo-o para baixo. Voltamos ao feltro através de todas as contas.
3. Puxe a linha e verifique se não está muito frouxa ou, pelo contrário, muito apertada. Prenda-o no feltro com alguns pontos. O comprimento deve ser de 8,5 cm.
4. Desta forma, coletamos o número necessário de linhas, no modelo do autor são 15. Você pode fazer mais, então a borla ficará mais magnífica. Garantimos que o comprimento das linhas seja o mesmo. Ajuste a tensão da linha antes de prender a linha com pontos.
5. Pegue um alfinete com anel e costure no feltro.
6. Torcemos um pedaço de feltro em forma de rolo, costurando-o paralelamente para que não se desenrole.
7. Colocamos firmemente a tampa final e um cordão de 6 mm em cima.
8. Dobre a ponta do alfinete e corte-o, não deixando mais que 7 milímetros.
9. Aperte a extremidade do pino com um alicate de bico redondo, mas não até o fim.
10. Colocamos um gancho no gancho resultante e prendemos. O brinco está pronto, só falta fazer um par para ele.
Brincos “gotas elegantes”
Eles parecem caros e muito impressionantes. Galina Dietrich é autora de tecelagem e cria joias maravilhosas.
Materiais para trabalho
O trabalho foi feito utilizando dois tipos de miçangas: a redonda Miyuki 15/0 e a cilíndrica Delica 11/0. Gotas Swarovski, tamanho 14*10, são usadas para a base trançada.Não é necessário comprar exatamente esses materiais, mas é importante seguir as dimensões recomendadas. Caso contrário, a gota poderá saltar para fora do quadro. Além disso, você precisará de: dois brincos, uma linha de miçangas e uma agulha.
Progresso
1. Passe as pontas da linha em uma agulha, você pode dar um pequeno nó em cada uma para evitar perder a linha durante a tecelagem.
2. Coletamos contas cilíndricas, no valor de 31 peças. Formamos um laço e apertamos bem.
3. Tecemos a próxima linha com um mosaico: as contas são tecidas através de uma na direção do movimento. Deixamos os dois últimos intocados.
4-5. A segunda linha é semelhante à anterior. No final adicionamos um par a duas contas solitárias. As contas da primeira linha do diagrama são destacadas em azul e a segunda em vermelho. Eles se tornarão o início do futuro canto da queda.
6. Gire a agulha cento e oitenta graus, passando-a pelo cordão adjacente da primeira linha. Dividimos o fio e deixamos uma das pontas do lado avesso.
7. Em seguida, tecemos em um só fio. Formamos o canto interno da gota: adicionamos contas Miyuki e apertamos.
8. Continuamos a tecer a terceira linha usando o método do mosaico usando contas Miyuki redondas.
9. Entre as contas da primeira linha (mostradas em azul na imagem), adicione uma redonda.
10. Experimente a moldura um pouco de cada vez.
11. Vamos fazer a parte errada. Trançamos a primeira linha com contas redondas e, finalmente, passamos pela conta externa do ângulo agudo.
12. Adicione mais um à linha anterior. Apertamos bem a trama para que fique firme. Terminamos esta linha com uma conta (mostrada pela seta na figura) no canto interno. A moldura deve se ajustar perfeitamente ao cristal. Você pode parar por aqui, mas para proteger a parte de trás do cristal e a aparência estética do brinco, recomendamos trançar a parte de trás do produto.É mais fácil fazer isso usando tecelagem em mosaico, diminuindo o número de contas em cada nova linha.
Resta prender os brincos com um laço de várias contas.
O artesanato ajuda não só a fazer algo único, mas também a acalmar o sistema nervoso. Ligue uma música relaxante e aproveite o processo de criação de um novo acessório com suas próprias mãos. Vá em frente e você terá sucesso!