De qual Seryozha os brincos têm o nome?

De qual Seryozha os brincos têm o nome?“Brinco na orelha - espere pelo seu querido amigo!” Todas as meninas conheciam esse sinal no passado. Para elas, a perda de um brinco prometia um ganho agradável: um amigo querido. Mas as viúvas não podiam usar brincos; isso era considerado um pecado grave. E todas as mulheres casadas tinham que usar brincos para não ficarem viúvas. Esta é apenas uma pequena parte dos sinais que cercavam uma das joias femininas mais populares.

Os brincos são conhecidos desde a antiguidade e ao longo da sua existência o seu formato tornou-se muito diversificado. Além dos anéis e pingentes tradicionais, estão cada vez mais disponíveis punhos que cobrem toda a orelha. E a moda de furar não só o lóbulo, mas também todas as partes possíveis da orelha não parou pela terceira década! Todo mundo está acostumado com o fato de as joias serem chamadas pelo nome de um homem. E por que, aliás, o nome Seryozha foi escolhido?

REFERÊNCIA. Até o século 18 Na Rússia, apenas os representantes do clero eram chamados de Sergei.

Por que os brincos são chamados assim?

Como você sabe, primeiro aparece o objeto e depois seu nome.Na Rússia, os brincos surgiram como resultado do contato com as culturas orientais - seja durante as guerras com os khazares, ou no processo de comércio com eles e outras tribos turcas. As mulheres do Oriente usavam voluntariamente anéis nas orelhas, chamados de “sirga” (em turco - “anel”).

forma antiga

No entanto, existe outra versão. A palavra entrou na língua russa antiga como resultado da assimilação da palavra gótica ausihriggs, a partir da qual o russo antigo “useryaz” foi formado. E depois aos poucos virou brinco!

Depois disso, foi muito fácil o brinco virar brinco. Na fala feminina, todas as palavras assumem formas diminutas (assim surgiram as xícaras, as colheres, as tigelas...).

punhos

Logo a decoração pegou, e não só entre as mulheres, que se enfeitavam de boa vontade com argolas nas orelhas e depois com pingentes. Os homens formigaram voluntariamente uma orelha, colocando os chamados “odinets” - um brinco não pareado.

Por algum tempo, a moda de furar as orelhas parou na Europa: a moda medieval exigia orelhas fechadas. Mas a partir do século XVI a tradição foi retomada, ainda que por motivos médicos.

REFERÊNCIA. Acreditava-se que um lóbulo perfurado ajudava a melhorar a visão. Portanto, viajantes e marinheiros começaram a furar as orelhas. E na Rússia, a orelha furada de um marinheiro significava que ele havia cruzado o equador pelo menos uma vez.

Qual é a conexão com o nome de um homem?

Quase o mesmo que entre o vegetal-cebola e a arma-cebola! Ou seja, nenhum! Isso é chamado de homonímia na língua, quando palavras que têm o mesmo som e grafia não têm um significado comum.

brincos de moda

Seryozhka (como nome para menino ou rapaz) no significado de nome masculino, é derivado do romano “Sergius” (altamente venerado). E não tem nada a ver com brincos! Em ambos os casos, a alternância típica de “Sra.” na língua russa simplesmente afetou.

Concordo que isso não torna a decoração menos atraente!

 

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano