Alexandrite é uma pedra única conhecida pela sua propriedade única de mudar de cor dependendo da luz. Porém, devido à crescente demanda e ao alto custo da pedra, as alexandritas artificiais estão aparecendo cada vez mais no mercado. Entender como distinguir a alexandrita natural da artificial torna-se necessário para quem deseja adquirir uma pedra autêntica.
O que é alexandrita e por que muda de cor?
Alexandrita é um tipo de mineral crisoberila que muda de cor dependendo do tipo de luz, daí seu nome. Mas por que a alexandrita muda de cor? Isto se deve ao aleucroísmo, uma propriedade óptica rara em que a pedra muda de cor sob diferentes condições de iluminação. Na luz natural, a alexandrita geralmente apresenta uma tonalidade verde ou azul esverdeada, enquanto na luz artificial parece violeta-avermelhada.
Principais características da alexandrita natural
Nem sempre é fácil distinguir entre estes dois minerais, mas existem vários sinais que podem ajudar:
- Peso e tamanho. Alexandritas naturais são normalmente menores e mais leves do que suas contrapartes sintéticas. Isso ocorre porque o processo de cultivo da alexandrita sintética produz pedras maiores.
- Mudança de cor. Ambos os tipos de alexandrita mudam de cor, mas na alexandrita sintética a mudança costuma ser mais brilhante e intensa.
- Inclusões internas. Alexandritas naturais geralmente contêm inclusões ou defeitos internos que não são comuns em pedras sintéticas.
Como distinguir alexandrita natural da artificial
Conhecendo os principais sinais, você aprenderá a distinguir a alexandrita natural da artificial. É importante considerar que para uma identificação precisa da pedra é melhor entrar em contato com um gemologista profissional. Porém, conhecendo os principais diferenciais, você pode evitar comprar uma pedra falsa.
Lembre-se que a alexandrita é uma pedra extremamente rara e valiosa. Se o preço parecer muito baixo, provavelmente é falso. Tenha cuidado e não tenha medo de pedir ao vendedor que confirme a autenticidade da pedra.
Para quem a alexandrita é adequada se uma pessoa vive acreditando nos signos do zodíaco?
Alexandrita é uma pedra rara e poderosa que, de acordo com a astrologia, tem a capacidade de aumentar a intuição e as habilidades de enfrentamento em certos signos do zodíaco.
Esta pedra é tradicionalmente associada ao signo de Gêmeos. Os representantes deste signo costumam ter uma natureza dupla, o que reflete a capacidade da alexandrita de mudar de cor. Para os geminianos, a alexandrita ajuda a fortalecer sua capacidade de adaptação a diferentes situações e pessoas, além de apoiar sua sociabilidade e inteligência.
Além disso, a alexandrita também é benéfica para os nascidos sob o signo de Câncer.Para os representantes deste signo do zodíaco, a alexandrita ajuda a fortalecer a intuição e a sensibilidade emocional, além de fornecer suporte adicional durante períodos de estresse e mudança.
Além disso, a alexandrita também pode ser benéfica para pessoas nascidas sob o signo de Leão. Para os Leos, a alexandrita pode ajudar a manter sua autoconfiança natural e a alcançar seus objetivos ambiciosos.
Apesar dessas conexões, é importante lembrar que a vibração de uma pedra pode afetar as pessoas de diferentes maneiras, e a escolha de uma pedra deve ser baseada não apenas no seu signo do zodíaco, mas também no seu sentimento pessoal em relação à pedra.
Conclusão
Alexandrita é uma pedra única e bela que possui a incrível propriedade de mudar de cor dependendo da iluminação. Nem sempre é fácil distinguir a alexandrita real da artificial, mas conhecendo os principais sinais e características, você pode evitar comprar uma falsa. Lembre-se que na dúvida é sempre melhor recorrer a um profissional.