A granada checa é outro tesouro indiscutível da República Checa. Tem decorado a vida humana desde os tempos antigos. Sua bela cor, brilho e transparência ainda hoje são valorizados. A granada é um mineral cúbico. Possui 16 representantes, cada um com composição química, cor e valor próprios. Esta linda pedra preciosa tem a cor do sangue de pombo, é transparente, muda de cor rapidamente e é resistente a ácidos e altas temperaturas.
Como é na natureza?
O Pyrope é popular em todo o mundo, mas o seu berço está na República Checa. É uma pequena pedra preciosa que se encontra na forma de grãos redondos nas areias aquáticas. Na maioria das vezes, são encontrados grãos com diâmetro de 2-3 mm, 5 mm são raros e 8 mm é pura raridade. Também é encontrado no solo da região das Montanhas Centrais Tchecas. Lá, podem ser extraídos até 2,5 kg de romã de 2 a 8 mm de 160 toneladas de solo. Existem depósitos de granadas em todo o mundo, mas o tcheco é o mais bonito em cor, brilho e brilho.
Romã na história
Gemas vermelhas escuras para broches vintage foram coletadas aleatoriamente por pessoas nos tempos antigos. Seus depósitos estão localizados desde os Pirenéus até o Cáucaso. Isso levou à ampla distribuição da gema. Durante o período da Migração dos Povos (séculos V-VIII d.C.), foi um produto de exportação lucrativo. Foi admirado não só pela sua beleza, mas também pela sua dureza e resistência ao calor. Os grãos de romã também são bastante pequenos e lisos; podem ser inseridos em xícaras, joias, roupas, bainhas de espadas e adagas, armarinhos e outros itens de arte aplicada sem processamento adicional.
Após o século VIII dC, a popularidade da granada diminuiu e experimentou um renascimento na era barroca, durante a época do imperador Rodolfo II, que apoiava os escultores de vidro e pedras preciosas.
Maria Teresi (século XVIII) proibiu a exportação de granada checa não processada para fora das terras checas e, assim, estabeleceu um monopólio no processamento de piropo exclusivamente por joalheiros checos.
A maior parte das decorações sobreviventes data do século XIX e da primeira metade do século XX. Naquela época, a granada era amplamente combinada com ouro, cobre, prata e cristal.
O Museu Nacional de Praga abriga a maior coleção de piropo bruto e artisticamente processado da história das terras tchecas.
A República Checa ainda detém o monopólio do processamento de romãs. As joias tchecas com granadas adornam as personalidades mais importantes e importantes do mundo, incluindo o Papa João Paulo II, Michelle Obama e Jacques Chirac.
Uso de granada em joias e fabricação de vidro
O uso mais difundido e importante da granada tcheca é na produção de joias e artes aplicadas. Os broches vintage são considerados luxuosos, atemporais e muito populares entre todas as faixas etárias.A granada é popular em joias não apenas por sua bela cor vermelha profunda, brilho de vidro brilhante e transparência, mas também por sua versatilidade. A única coisa que os joalheiros devem prestar atenção ao polir é a fragilidade da granada.
A granada checa também é usada na fabricação de vidro. Embora não seja em abundância, há muitas joias de grife e trabalhos em vidro de estúdio intercalados com sementes de granada. A granada é valorizada não só pelas suas propriedades decorativas, mas também pelas suas propriedades altamente estáveis e capacidade de resistir a enormes choques térmicos.