A rocha mineral Amazonita era valorizada pelos antigos egípcios, que faziam belas joias, artesanatos e a partir dela esculpiam textos importantes. A Amazonita sempre foi valorizada por sua beleza e poderes curativos. Acredita-se que esta pedra mineral verde clara remonte ao século 10 aC.
A amazonita também é conhecida como “pedra amazônica” porque acredita-se que tenha sido descoberta na bacia do rio Amazonas, no Brasil. No entanto, nenhum depósito foi encontrado lá e, em vez disso, a Amazonita está presente em outras áreas do Brasil, Colorado e Virgínia, nos Estados Unidos, Austrália e Madagascar.
Há histórias de guerreiras da antiga tribo amazônica no Brasil que usavam pedras amazonitas para decorar seus escudos, tratar doenças e curar feridas. Diz a lenda brasileira que os habitantes da Amazônia deram “pedras verdes” aos visitantes da região.Os europeus já conheciam a microclina verde da Rússia e decidiram que a pedra azul esverdeada que lhes foi dada pelos índios da América do Sul era a mesma pedra. Acontece que a lenda provavelmente se referia ao jade.
Os conquistadores se enfeitaram com amazonita, e os antigos egípcios esculpiram o sétimo capítulo do “Julgamento de Osíris” do “Livro dos Mortos” em placas de amazonita. Um anel de escaravelho e vários outros objetos esculpidos em amazonita verde foram encontrados junto com os tesouros de Tutancâmon.
A pedra amazonita também é chamada de “jade Colorado” ou “jade Pikes Peak” devido à sua semelhança com o jade. A amazonita é geralmente de cor verde claro, mas às vezes pode ser azul esverdeada, turquesa ou verde-amarelada e também ter veios brancos.
Propriedades metafísicas da Amazonita
Acredita-se que a Amazonita tenha muitas propriedades metafísicas. Diz-se que as pedras da Amazonita têm grandes poderes curativos. Assim como o jade, a Amazonita está associada a dinheiro, sorte e sucesso geral. É conhecida como a “pedra do jogador”, promovendo sorte e boa fortuna.
Acredita-se que a Amazonita tenha um efeito calmante no sistema nervoso. Como o sistema nervoso controla grande parte das nossas emoções, esta pedra acalma situações tensas e agravadas e aumenta o amor. Como esta pedra está associada à garganta e ao coração, é melhor usá-la como colar próximo a essas áreas. Acredita-se que a Amazonita imbui seu dono de verdade, honra e honestidade.
Amazonita é usada para tratar fadiga, lesões e qualquer outra coisa que possa minar a energia de uma pessoa. A pedra auxilia nos problemas da glândula tireoide e também auxilia no tratamento do alcoolismo.Possui propriedades curativas suaves que são benéficas para quase todas as pessoas em geral.
Propriedades geológicas da Amazonita
Amazonita, também conhecida como “pedra amazônica”, é uma variedade translúcida azul esverdeada de feldspato microclínico. A Amazonita é um mineral de distribuição limitada e está presente em partes do Brasil, Colorado e Virgínia nos Estados Unidos, Austrália e Madagascar.
Amazonita é uma pedra principalmente opaca com uma textura branco-leitosa pálida e tem turvação ou veios que variam de verde claro a azul esverdeado a verde escuro/azul. A cor suave e atraente da Amazonita lembra muito o jade e a jadeíta. O aspecto da Amazonita é muito característico com seu padrão reticulado, variegado, verde e branco. A cor da Amazonita se deve à presença de chumbo na pedra, podendo ocorrer variações de cor dentro da mesma pedra.
A amazonita pode formar os maiores cristais de qualquer mineral conhecido, por isso é confundida com turquesa e jade.
Cuidado adequado da Amazonita
A Amazonita é sensível a produtos químicos, abrasivos, calor, ácidos e amônia. Nunca use vaporizador, água quente ou produtos de limpeza ultrassônicos com esta pedra preciosa. Use sabão neutro e água da torneira em temperatura ambiente com um pano macio para manter o brilho da pedra preciosa.