O trítio é um isótopo radioativo do hidrogênio, mas também é encontrado na água potável, pode ser comprado sem restrições e até está dentro de você agora mesmo. Se você nunca ouviu falar dele antes, é semelhante à coisa verde com a qual Homer brinca na introdução dos Simpsons e pode brilhar por até 25 anos.
Um pouco de história
O trítio foi descoberto pela primeira vez por Mark Oliphant, Ernest Rutherford e Paul Harteck em 1934. É um isótopo radioativo de hidrogênio, usado principalmente em atividades de pesquisa, geradores de nêutrons e reatores de fusão.
Do ponto de vista químico, a definição é a seguinte: o trítio é um isótopo do hidrogênio com 3 nêutrons, o deutério possui 2 nêutrons e o hidrogênio possui apenas um. Quando misturado com um fósforo, é alcançado um brilho contínuo.
Quando expostos ao trítio, diferentes fósforos emitem diferentes cores de luz, portanto, diferentes combinações podem ser facilmente criadas.
Como forma de hidrogênio, ele é encontrado naturalmente no ar e na água, e provavelmente você já tem um pouco dele em seu corpo.
Como o trítio é obtido?
Naturalmente, quando os raios cósmicos interagem com o nitrogênio ou o deutério na alta atmosfera, formam-se trítio e carbono. O trítio então cai no chão como chuva, dando-nos uma forma natural do produto químico radioativo.
Artificialmente - o trítio é produzido pela quebra do hidrogênio com nêutrons em um acelerador ou reator nuclear.
Aplicativo
É amplamente utilizado em objetos luminosos autoinflamáveis que “brilham para sempre”. Por exemplo, relógios dos principais fabricantes contêm ponteiros e mostradores de trítio.
Pequenas quantidades são usadas em dispositivos de iluminação auto-inflamáveis, conhecidos como lâmpadas beta. A luz beta é usada em muitos dispositivos, como miras noturnas para armas de fogo, luzes de mapeamento, sinais de saída, relógios, facas e diagnósticos médicos. Fornecendo até 25 anos de brilho, eles nunca precisam de recarga ou eletricidade, eles apenas brilham.
Guerra
A principal função do trítio é aumentar o poder das armas de fissão e termonucleares. Também é usado para melhorar a eficiência das bombas de fissão, bem como dos estágios de fissão em um processo conhecido como “reforço”.
Passando da fissão para a fusão, os dois ingredientes principais da bomba H são o trítio e o deutério, quando eles reagem juntos, ocorre a fusão nuclear. Esta é a base da poderosa bomba H.
Saúde e segurança
Embora seja radioativo e seja um ingrediente chave na destruição, os riscos associados à exposição regular são baixos pelas seguintes razões:
- É um emissor beta de baixa energia, por isso não emite muita energia. Quimicamente, comporta-se no corpo humano como a água - forma T2O ou HTO.
- Tem meia-vida curta de 12 anos e passa pelo corpo como água.
Fósforos coloridos
Este não é um chamado para enlouquecer e mergulhar nessas coisas, como a maioria das coisas, grandes doses podem causar danos significativos. Se entrar nos pulmões, é eliminado do corpo muito rapidamente, literalmente em três minutos. Uma solução aquosa de trítio é muito mais perigosa para o corpo. Os chaveiros, que contêm uma quantidade mínima da substância, não são nada perigosos para as pessoas.