Como são feitas as correntes de ouro?

Eles se enfeitavam com uma corrente de ouro antes mesmo da antiguidade, nas culturas da Mesopotâmia. Continua a ser talvez a decoração mais popular da atualidade. Continue lendo para saber como uma pequena barra de ouro se transforma em joia.

Como são feitas as correntes de ouro em uma joalheria?

O processo de criação desta beleza perfurada é trabalhoso e fascinante, embora seja muito mais fácil para os artesãos modernos do que para os joalheiros da antiguidade.

Referência histórica! No mundo antigo, apenas os membros da família real podiam usar rostos dourados - era assim que a origem divina era demonstrada. Mais tarde, a ausência de tal pedigree foi substituída com sucesso pela riqueza.

Processo passo a passo para criar uma cadeia

O caminho de uma barra de ouro até uma joia é assim:

  • processopreparação de liga;
  • resfriar a liga na máquina de fundição;
  • processamento de moldes;
  • passando por uma máquina de crimpagem;
  • processamento padrão;
  • aquecimento em forno;
  • processamento em um moinho de diamante.

Ao final de todas as manipulações, obtêm-se bobinas inteiras de fio de ouro, a partir das quais são feitas correntes de diferentes tramas!

Interessante! Os funcionários da fábrica de joias não só precisam passar por um detector de metais no final do turno, mas também se recusam a usar joias! Para que não haja apenas roubo, mas também a menor suspeita dele.

O caminho de transformar o metal em corrente é fascinante já na fase de preparação da liga: um produto do mais alto padrão não é feito de ouro puro! A suavidade excessiva do ouro puro requer impurezas. A tonalidade avermelhada é proporcionada pela adição de cobre, e o latão permite agilizar o processo de criação da liga obtida nos cadinhos. Ponto de fusão – 1010°C. Dependendo das proporções dos aditivos, obtém-se uma liga de 14 ou 18 quilates.

ouroA mistura deve ser endurecida - isso acontece na água da máquina de fundição, de onde a peça entra no molde redondo. O ouro que passa por ele se transforma... em um poste de dois metros! É cortado ao meio e esquadrado em uma laminadora. Em seguida, os rolos do moinho tandem puxam a peça até a espessura da aletria, torcida em espiral de 24 m de comprimento.

Agora é preciso transformar o ouro em fio - a espiral é enviada ao forno, desenrolada e passada por um moinho de diamantes, despejado com lubrificante líquido. Resultado final - 3 km de fio de ouro enrolado em um carretel.

Finalmente aquecido no forno, começam a tecer correntes em máquinas especiais. Para evitar que os produtos quase acabados grudem uns nos outros, eles são polvilhados com um pó especial e aquecidos novamente a 815°C.

Fixados os fechos, para os quais existe uma máquina especial, e marcada a amostra, as correntes quase acabadas são imersas sequencialmente em quatro tanques com soluções químicas - desta forma todos os contaminantes são lavados. Finalmente, os itens de ouro são revestidos com ouro líquido para dar brilho.

Se o especialista em controle de qualidade não encontrar erros, a joia será colocada à venda.

Métodos de tecer correntes de ouro

O design do produto depende do método de tecelagem. O mais comum:

  • Como são feitas as correntes de ouro?"corda";
  • Tecelagem veneziana;
  • tecelagem de âncoras;
  • "aranha".

A tecelagem de corda continua sendo a mais simples: ao passar o fio por alguns elos, a máquina os fecha.

O método da âncora requer uma máquina mais complexa que reproduza a tecnologia de confecção de uma corrente de âncora, mas em versão miniatura. O fio passa por um elo, as pontas são fechadas e o próximo elo é feito. A uma velocidade de 600 links por minuto! O “Spider” é feito de forma semelhante.

A tecelagem veneziana requer uma máquina especial - o fio em um canal especial é torcido por grampos mecânicos ao redor do molde, conectando-se ao elo anterior. A qualidade dos links produzidos em qualquer máquina é monitorada por um especialista especial.

Interessante! Apesar de todos os avanços, existem tipos de tecelagem que são feitos exclusivamente à mão. Portanto, a profissão de amarração em corrente é rara, mas ainda relevante. Somente aqueles com mãos verdadeiramente douradas podem dominá-lo!

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano