Como é chamado um relógio em uma corrente?

Desde o início do século XVII, o relógio de bolso com corrente é considerado um dos acessórios importantes do banheiro masculino. Este atributo enfatizava o status de um cavalheiro rico e nobre. O custo dessas joias era muito alto e seu corpo era feito de metais valiosos.

Nome do relógio na corrente

Relógio Breguet em ouroA popularidade do atributo no século XIX chegou à necessidade de um bolso de relógio obrigatório nas roupas masculinas, que era feito no colete, ou nas calças, ou em ambas as peças do vestuário. No discurso coloquial, ao mencionar um acessório importante, vários nomes eram usados: relógios, sinos, despertadores e até “ovos de Nuremberg”. Mas uma palavra era exclusiva dos movimentos dos relógios de bolso, teve suas raízes no criador francês Breguet A.L.. O relógio criado por este mestre no final do século XVI mostrava as datas do mês e tinha como característica distintiva a precisão.

Nos anos seguintes e até mesmo nos séculos, o nome “Breguet” passou a ser usado todos os dias quando se referia a um atributo caro do guarda-roupa masculino. Entre os homens você ainda hoje encontra admiradores de relógios de bolso.

Descrição do acessório

relógio de bolso antigoVários séculos atrás, a fabricação de relógios pequenos era especialmente popular. E não era apenas um acessório do guarda-roupa masculino. Alguns modelos também foram produzidos para mulheres.

Uma característica do atributo era que ele cabia na palma da mão e tinha corpo de metal. O vidro era coberto por uma tampa de encaixe, sob a qual ficava escondido o mostrador. Com o tempo, passaram a produzir diversos modelos de bragets, que até hoje se dividem em:

  • bolso clássico, com corrente curta;
  • relógios que podem ser usados ​​como relógios de pulso; esses modelos são equipados com pulseira e corrente;
  • relógios pendentes com corrente longa, projetados tanto para homens quanto para mulheres, são mais usados ​​como decoração.

Referência! Os bragets combinados, feitos para serem usados ​​no pulso, foram inicialmente confeccionados com uma pulseira de metal, que passou a ser uma parte decorativa da caixa. Com o tempo, sobraram apenas os fechos da pulseira e logo se livraram deles.

O valor do Breguet reside não apenas na capacidade de saber a hora, mas também no material com que foram feitas a caixa e as correntes do relógio. Mesmo sendo metais diferentes, foram selecionados da mesma cor para que se harmonizassem. A abertura da tampa foi acompanhada por uma composição melódica que atraiu a atenção de outras pessoas. Isso permitiu que os proprietários enfatizassem sua importância no momento certo. Os proprietários da Breguet adoravam decorar o atributo com chaveiros no formato de suas figuras favoritas, que eram presos a uma corrente.

Referência histórica

relógio de bolsoOs primeiros modelos de relógios de bolso foram equipados com uma chave especial em uma corrente separada para dar corda ao mecanismo de mola. Este método foi praticado nos séculos XVII e XVIII. Somente no início do século XIX, quando a aparência começou a melhorar e os aparelhos passaram a ficar planos, começaram a ser enrolados por meio de uma pequena roda localizada na superfície final do corpo.

Alguns exemplares de relógios de bolso, além do acompanhamento musical na abertura, eram dotados de um carrilhão horário de agradável tom melódico. Já são encontrados modelos do século XVIII sem tampa, mas com vidro espessado.

Importante! Nos tempos soviéticos, o prestígio do Breguet era enfatizado por uma inscrição pessoal gravada na tampa. Essas gravuras eram usadas com especial frequência ao apresentar relógios de bolso como presente a um líder de produção ou ao comandante de uma unidade de combate! Graças a essas inscrições, os arqueólogos conseguiram repetidamente estabelecer a identidade dos mortos durante a Segunda Guerra Mundial.

Como usá-los corretamente?

arco com relógioDependendo do estilo de roupa e dos modos que a pessoa segue, o breguet é usado de maneiras completamente diferentes.

Se uma pessoa se considera parte de uma sociedade aristocrática e seu guarda-roupa se distingue pela sofisticação e elegância, então o estilo pretensioso dos séculos passados ​​​​é o mais adequado para ela.. Para isso, o traje deve ter um colete com bolso especial localizado no lado oposto da mão que controla melhor. Neste caso, a ponta da corrente é presa ao botão do colete, e o bragette é colocado no bolso com o mostrador voltado para o corpo, para que você possa retirá-lo e ver imediatamente a hora. Esse estilo de vestir é chamado de clássico.

A ausência de terno ou colete no guarda-roupa do dono do relógio, o uso apenas de camisas e suéteres indica o comprometimento do homem para um estilo casual. Neste caso, o breguet é usado no bolso da calça do lado conveniente em uma longa corrente, que é presa com um mosquetão na alça lateral da calça.

Um trabalhador que precisa de controle de tempo usa o bolso frontal do macacão para guardar o aparelho durante todo o dia de trabalho. Para esses relógios, geralmente são usadas correntes grandes para que você possa tirar o atributo e saber as horas sem colocar a mão no bolso..

Para uma “saída em público” ou um evento especial, leve um relógio de bolso com uma corrente ou chaveiro original para destacar a sua importância e o valor do Breguet.

Relógios de bolso na moda moderna

relógio de bolso com jeansA juventude moderna não utiliza tal acessório devido à abundância de outros itens mais interessantes e que se diferenciam pela relevância. Apesar disso, o Breguet continua a ser um símbolo de nobreza e beleza. Ao usar um terno clássico, não esqueça de enfatizar sua importância com um acessório tão importante. Isso foi e será apropriado ao participar de qualquer evento responsável e importante.

Se, ao ir a uma festa com os amigos, você levar consigo um breget com uma corrente grossa e olhar periodicamente as horas, tirando-o do bolso lateral da calça jeans, a atenção do sexo oposto estará voltada apenas para suas ações, porque as meninas adoram tudo que brilha. Além disso, as coisas há muito esquecidas sempre foram consideradas as mais elegantes.

Nos séculos XX e XXI, os relógios de pulso e a produção em massa de vários produtos que exibem as horas tornaram a Breguet menos prestigiada. Porém, ainda hoje é possível encontrar verdadeiros apreciadores do acessório que diariamente utilizam uma peça de bolso da roupa masculina para enfatizar a aristocracia de sua origem.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano