Como acender uma cruz com corrente em uma igreja?

Antes do batismo, os crentes são obrigados a comprar uma cruz. Esta é a personificação material da conexão com Deus, bem como da fé nele. No entanto Nem toda cruz usada no pescoço é um atributo religioso. Alguns deles nada mais são do que decoração comum. Para mudar seu status, será necessária a consagração. O ritual é confiado a uma pessoa de posição não mundana.

O que considerar antes de comprar uma cruz com corrente?

bíblia e cruzPonto-chave: Local de compra. Os produtos vendidos nas lojas da igreja já estão iluminados e não precisam ser repetidos. Os produtos vendidos em outros lugares, principalmente joalherias, nada mais são do que joias comuns. Para torná-los um atributo religioso, eles deverão ser consagrados.

Também é preciso levar em conta que O Cristianismo tem vários ramos.A diferença entre as confissões é visível não apenas nos tratados religiosos, mas também em relação aos atributos sagrados. Assim, por exemplo, o número de pregos cravados na cruz em que Jesus Cristo morreu não corresponde (estamos falando de uma representação pintada ou material do destino sacrificial do Filho de Deus). Para os católicos, os pés do Salvador são pregados com 2 pregos, para os cristãos ortodoxos - com um.

Conhecer tais nuances é importante, porque apesar de as confissões católica e ortodoxa serem ramos da mesma mono-religião, ainda são crenças muito diferentes. Você não pode usar objetos religiosos de um ramo do Cristianismo nos ritos de outro. Isto é, em certo sentido, comparável ao uso de parafernália muçulmana no serviço ortodoxo.

Não há requisitos ou proibições em relação aos materiais. Não importa de que material é feito o símbolo material da fé em Deus - metal, madeira, prata, ouro ou platina. A única coisa que importa é a forma que tem, bem como por quem e como é usado. O mesmo pode ser dito sobre a cadeia. Tanto a própria corrente quanto a corda ou fita são apropriadas. O principal é que caibam bem e com segurança no pescoço.

O que é necessário para o procedimento de consagração?

Você deve ir ao templo, encontrar um servo e contar a ele sobre sua situação. O servo ouvirá e transmitirá a informação ao sacerdote. Ele, por sua vez, pode querer falar com você pessoalmente, mas pode simplesmente transmitir suas ordens verbalmente. Um deles provavelmente estará relacionado ao pagamento. A maioria das cerimónias eclesiásticas são pagas de acordo com a tabela de preços aprovada pelo chefe da freguesia.

Importante! Muitas vezes, o clero que conduz a cerimônia pede para ver a cruz comprada.Eles precisam disso para garantir que o formato da cruz atenda aos requisitos.

Ao final da ação sagrada, a cruz é devolvida ao seu dono. Este, por sua vez, imediatamente coloca a cruz batizada e doa algo para as necessidades do templo. Você pode pular a última etapa, principalmente se já pagou pela cerimônia antes. Mas o primeiro deve ser observado sem falta. É necessário colocar a cruz no corpo no templo e imediatamente após ela ser devolvida.

Como é feita a consagração na igreja?

cruzes de igrejaA cerimônia é realizada por um sacerdote em exercício. Ele é treinado, sabe exatamente o que e como fazer. Um crente só é obrigado a estar na igreja durante a consagração. Durante ele, ele pode orar ao Todo-Poderoso ou aos Santos, acender velas ou observar a ação acontecendo no altar. As mães podem cuidar dos filhos, ou seja, não participar de forma alguma do que está acontecendo no nível físico. No caso deles, basta que estejam próximos de Deus no nível espiritual, cuidem dos filhos dentro dos muros do templo e assim os ensinem indiretamente a amar a Deus.

Bem, o próprio clérigo lê orações durante a cerimônia, e seus assistentes as repetem. De vez em quando ele borrifa a parafernália disposta com água benta.

É possível fazer o processo em casa e como?

cruz com correnteA maneira mais racional de sair da situação é entrar em contato com a igreja e descobrir se o clero local pode ir até sua casa e realizar a cerimônia lá. Vale a pena esperar por ajuda, mas Nem todas as paróquias dispõem do tempo e dos recursos humanos necessários para a realização de rituais no território dos paroquianos.

Em algumas igrejas você terá que pagar pela consagração em casa, em outras você será solicitado a participar de ações de caridade (não vão pedir em tom ordeiro, então cabe a você decidir se atende ao pedido ou ignora isto). Por exemplo, leve roupas ou utensílios domésticos para pessoas de baixa renda. Há também lugares onde o aspecto financeiro e material é completamente excluído das relações com os crentes. É verdade que com o passar dos anos há cada vez menos deles, e tudo porque a igreja não existe de impostos, mas de doações.

Se acontecer de o clero não ter conseguido fornecer assistência e a visita à igreja por um motivo ou outro for impossível, você deve resolver a situação com suas próprias mãos. A primeira coisa a fazer é reunir tudo o que é necessário para a consagração. Você precisará de:

  • livro de orações (um breviário seria melhor);
  • ícone;
  • velas (3 peças);
  • Água benta;
  • tigela para água benta.

Importante! Os rituais de consagração independente da cruz peitoral não são reconhecidos pela Igreja Ortodoxa e são considerados por ela um ato herético que viola a santidade dos cânones litúrgicos. Portanto, se você é um crente devoto, então precisa procurar uma saída para a situação comprando uma nova cruz, já consagrada (procure nas lojas de igrejas e templos).

Se você não dá muita importância às Sagradas Escrituras e decide ser batizado apenas porque é costume e todo mundo o faz, então você mesmo pode consagrar a cruz. No seu caso Não é tão importante seguir as regras, mas acreditar no efeito benéfico da parafernália sagrada.

Depois de coletar tudo que você precisa, tente obter a bênção do padre para realizar a cerimônia. Você pode ter que contar o motivo pelo qual decidiu se santificar.Na maioria das vezes, a distância do templo é indicada como tal. Para as pessoas que vivem em aldeias e que não podem frequentar a igreja com frequência, o clero dá bênçãos com relutância.

Ações futuras:

  1. organize os ícones;
  2. acender velas da igreja;
  3. despeje água benta na tigela;
  4. mergulhe a cruz na água;
  5. leia “Pai Nosso” três vezes;
  6. faça o sinal da cruz;
  7. tire, coloque e não tire a cruz até estar na igreja e pedir ao padre que consagre a cruz novamente.

cruz com cordaO método de consagração indicado não é definitivo. Lavar-se com água benta e fazer orações simplesmente permite que você coloque uma cruz nova e não usada.. No futuro, na primeira oportunidade, peça ao clérigo que conduza a cerimônia de acordo com todas as normas e exigências da religião cristã.

Esse o método também não é adequado para quem já foi batizado e teve esta cruz específica no corpo durante este evento. Motivo: durante o batismo, a cruz usada é automaticamente santificada e não requer truques adicionais por parte do crente. Este método é adequado apenas para aqueles que perderam o antigo símbolo de fé do corpo e, portanto, foram forçados a comprar um novo.

Críticas e comentários
COM Svetlana:

Por favor corrija o erro no título do artigo: “Consagrar”...

COM Svetlana:

e no texto também...

Materiais

Cortinas

Pano