Corrente de ouro: como verificar a autenticidade do metal

As tecnologias estão melhorando, a indústria química avança aos trancos e barrancos para o futuro, tornando possível criar uma imitação de qualquer substância natural.

O ouro é um metal precioso conhecido pela humanidade desde os tempos antigos, e desde então começaram a falsificá-lo. Muitos métodos vieram até nós da experiência de nossos ancestrais e serão úteis tanto para caçadores de tesouros quanto para compradores comuns. Como não jogar fora dinheiro por um pedaço de metal folheado a ouro?

Como sabemos que isso é ouro e não douramento (prata)?

Existem vários métodos de autenticação eficazes e comprovados.

corrente de ouro

Magnético

item de ouro falso

Ouro, cobre e alumínio não são magnéticos. Conseqüentemente, se a corrente estiver presa a um ímã poderoso, isso significa que é um padrão muito baixo ou uma falsificação com grande quantidade de ferro. O método não é dos mais confiáveis, pois existem imitações de cobre e alumínio.

Vinagre e iodo

iodo e ouro

Primeiro esfregue o produto no jeans, depois aplique uma gota de iodo neste local com um cotonete e após 30 segundos avalie o resultado. Não haverá danos ao metal real e as falsificações escurecerão.

Latão e cobre não mudam de cor com o iodo. O método só é adequado para valores elevados, uma vez que amostras de 585 e inferiores terão que ser lavadas com amônia; vestígios permanecerão nelas.

lápis lapis

corrente de ouro

Este é um anti-séptico comum e barato à base de nitrato de prata, vendido em farmácias. É preciso umedecer os produtos em água e tentar fazer um ponto com um lápis. Alguns especialistas aconselham fazer um corte, mas isso já exige bastante mão-de-obra. Lapis não deixa marcas neste produto.

Ácido acético

O ouro não reage ao vinagre, portanto, se a joia for colocada em um recipiente com solução 70% por 5 minutos, ela não deve mudar de formato ou cor. As falsificações apresentam escurecimento e listras.

O vinagre danifica pérolas e prata! Após o experimento, é importante enxaguar o produto para não causar irritação na pele.

Amônia

Você precisa esfregá-lo na superfície da joia que está sendo testada. A imitação ficará preta, mas o ouro permanecerá brilhante.

Método de Arquimedes

Pode ser usado por qualquer pessoa familiarizada com física. Claro que é muito difícil avaliar um anel pequeno, o método costuma ser usado em correntes e pulseiras grandes.

Por dente

corrente de dente de ouro

Não é o melhor método, pois existe o risco de danificar os dentes e a estimativa é muito aproximada. Ouro e chumbo são metais macios e ambos deixam marcas de mordida. É difícil e inconveniente fazer um teste em uma joalheria, é melhor pedir um certificado.

Joalherias e lojas de penhores

Uma avaliação profissional permitirá diagnosticar a autenticidade das joias com 100% de confiança. Os joalheiros possuem dispositivos especiais para determinar a qualidade, por exemplo, DeMon-Yu.

Características de uma corrente de ouro

corrente de ouro

Em primeiro lugar, é realizado um exame externo.

  1. O metal verdadeiro tem um brilho forte em qualquer luz.
  2. Compare com uma amostra comprovada existente.
  3. Revise a amostra.É pequeno e algumas pessoas tiram fotos com um smartphone em grande ampliação.

O padrão mais popular é 585. Mais de 750 são joias caras e de elite. O limite inferior é o valor de 375, tudo abaixo se refere a bijuterias. As antigas joias soviéticas estavam marcadas como 583.

As novas joias vêm com etiquetas com informações sobre peso, pureza e fabricante.

corrente de ouro

Como deveria ser:

  • superfície lisa sem rachaduras;
  • brilhe em toda a superfície;
  • soldagem de alta qualidade, fixações duráveis ​​​​para pedras;
  • sem cheiro.

Método expresso: como verificar se existe ou não uma corrente de ouro?

Às vezes até uma amostra não garante autenticidade, já que os artesãos podem colocar qualquer número.

Para verificar rapidamente, você pode jogar a decoração sobre a mesa: o ouro soa melodioso, como o cristal. Este método também pode ser usado para verificar pequenas correntes e pulseiras.

Segunda maneira: Pré-aqueça o queimador a 300–400 graus e coloque a decoração. Em seguida, jogue-o em água fria. O ouro pode suportar facilmente essas mudanças de temperatura.

Os métodos tradicionais ajudarão se forem usados ​​​​em conjunto e não um de cada vez, por exemplo, verificando com iodo, lápis-lazúli e ímã, já que os metais possuem propriedades semelhantes. Claro, é bom saber como verificar a autenticidade, mas é melhor comprar joias não à mão ou online, mas em lojas confiáveis ​​​​que fornecem certificado de qualidade. Deve ser lembrado que qualquer joia de ouro possui uma marca registrada.

Críticas e comentários
COM Sergei:

Sob nenhuma circunstância a amostra 585 deve ser manchada com iodo! Ocorre escurecimento, mesmo na mesma sala com iodo (vapor de iodo), o ouro muda de cor. Se as pessoas começarem a usar sua “receita” para determinar a “correção” do ouro, elas estragarão as joias.

Materiais

Cortinas

Pano