Qualquer proprietário de joias já encontrou pelo menos uma vez nós e tramas complexas em uma corrente. É quase impossível desembaraçar uma corrente sozinho em questão de segundos, muitas vezes um item favorito fica parado por anos enquanto o proprietário espera um dia lidar com o nó. Como desembaraçar rapidamente uma corrente em casa sem danificá-la?
Como desembaraçar o nó de uma corrente de ouro ou prata?
Correntes feitas de metais preciosos precisam ser desembaraçadas com mais frequência e Devido à natureza específica do material, deve-se ter cuidado na escolha do método apropriado. Se você tentar desembaraçar incorretamente uma fina corrente de ouro, poderá danificar acidentalmente o material ou a tecelagem, portanto, você deve abordar a escolha do método com responsabilidade.
Independentemente do método escolhido, as seguintes regras devem ser seguidas:
- o local onde é realizado todo o trabalho deve ser bem iluminado e ter superfície plana, caso contrário o produto pode ficar ainda mais emaranhado;
- é mais conveniente trabalhar em uma superfície preta ou outra superfície escura que contraste claramente com a cor do metal;
- o produto deve ser desabotoado e disposto em toda a sua extensão na superfície. Ao mesmo tempo, você não deve puxar com muita força as bordas do produto - isso apertará ainda mais o nó.
Observação! Produtos feitos de materiais preciosos - ouro ou prata - nunca devem ser desembaraçados com agulhas de metal. É muito fácil para eles danificar o metal e a tecelagem. Como último recurso, você pode usar palitos de madeira.
Lubrifique a corrente com óleo e sabão
A razão mais comum pela qual é difícil desembaraçar uma corrente de metal é o alto atrito. Você pode reduzi-lo usando uma solução de sabão ou óleo vegetal. É simples: o nódulo problemático deve ser bem lubrificado com a solução selecionada e depois enrolado nos dedos. Óleo ou sabão permitirão que os elos deslizem menos, o atrito diminuirá e o nó se desembaraçará sem problemas. Após a conclusão do procedimento, o excesso de gordura ou sabão é removido com pano seco e, em seguida, a peça é desengordurada com detergente neutro.
Polvilhe com pó de talco
O talco é totalmente seguro para materiais preciosos e permite desembaraçar um nó complexo sem problemas. O princípio de funcionamento desta técnica é semelhante ao método anterior. Difícil o nó deve ser generosamente polvilhado com talco ou talco e, em seguida, “perfurar” suavemente o plexo para que o pó fique bem distribuído por todos os elos problemáticos da corrente. Depois disso, você pode tentar puxar suavemente o plexo do nó.
Depois de desembaraçado o nó, é necessário lavar o talco com detergente neutro e secar o produto com papel toalha.
Usamos um objeto pontiagudo
Objetos pontiagudos são usados apenas nos casos mais extremos, por exemplo, se todos os métodos anteriores falharam. Vale a pena começar com agulhas de madeira macia ou palitos de dente – pegue com cuidado os elos da corrente do nó e puxe-os, tentando não apertar ainda mais o nó. Para facilitar o procedimento, você pode combinar esta opção com os métodos anteriores: lubrifique a corrente com óleo, água com sabão forte ou polvilhe com talco de bebê. Depois de distribuir o aditivo uniformemente sobre o nó, pode-se usar um palito.
Para o método da chave de fenda, você precisará de uma superfície escura que não se importe de riscar. O tamanho da chave de fenda é selecionado em função da aspereza da trama da corrente, sendo aconselhável escolher uma chave de fenda com ponta especial amolecida. A ponta afiada é cuidadosamente inserida no centro do nó para que a chave de fenda pareça passar por ele. Neste caso, a ponta deve ficar apoiada na superfície. Você precisa começar a balançar suavemente a chave de fenda de um lado para o outro, enquanto puxa os elos liberados. Para este método você também pode usar qualquer objeto pontiagudo, como uma agulha ou até mesmo um clipe de papel., mas usar uma chave de fenda é mais conveniente e seguro para metais preciosos.
Pulverize limpador de janelas
Inesperadamente, um limpador de vidros e janelas pode ser usado não apenas para a finalidade pretendida, mas também para desembaraçar a corrente. Limpador de janelas atua de forma semelhante a outros lubrificantes, como solução de sabão ou óleo de girassol, mas deve ser usado com maior cautela devido à composição e aos corantes nele contidos. Depois de borrifar generosamente o complexo conjunto da corrente com limpador de janelas, o produto é deixado na superfície vibratória.
Pode ser um telefone celular ou uma máquina de lavar.As vibrações permitirão que você relaxe um nó complexo. Então você pode tentar desembaraçar a corrente com os dedos - isso deve ser bem simples. Tal como acontece com outros métodos, o limpador de janelas deve ser lavado com um detergente neutro, depois enxaguado com água e bem seco com uma toalha.
Estique o nó gradualmente
Às vezes, um nó só pode ser desembaraçado em alguns passos se for muito complexo. O olho pode ficar cansado, então você deve tentar desembaraçar um nó complexo em várias abordagens, e adiar para a próxima vez, assim que se cansar dele. Em casos difíceis, é recomendado combinar os métodos acima e tentar primeiro desembaraçar a corrente manualmente, removendo as principais complexidades, depois usando lubrificante e uma superfície vibratória e novamente à mão. Como último recurso, o produto pode ser levado a uma joalheria.
Como desembaraçar múltiplas correntes?
Trabalhar com múltiplas cadeias envolve o seguinte procedimento:
- todas as correntes devem ser desatadas e colocadas sobre superfície escura;
- se alguns nós forem simples, eles devem ser primeiro desembaraçados e o objeto liberado removido do nó principal;
- as demais áreas problemáticas são cuidadosamente lubrificadas com óleo vegetal e desembaraçadas à mão;
- os nós restantes são desembaraçados com um palito ou chave de fenda;
- em seguida, as correntes são cuidadosamente lavadas com detergentes, água e secas.
Evitando o aparecimento de nós na corrente
Como garantir que os nós da cadeia não apareçam? A razão mais comum para o aparecimento de tramas complexas, que não podem ser desembaraçadas, é o armazenamento inadequado de contas e correntes. Muitas pessoas guardam suas joias em caixas, mas esse método não funciona com correntes. É melhor usar chaves especiais ou suportes em forma de árvore – cada corrente deve estar suspensa e ter contato mínimo com outras.
Desvendar uma corrente se ela ficar emaranhada não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista - você só precisa ter um pouco de paciência e usar alguns truques. E armazenar as correntes corretamente evitará que o proprietário tenha que desembaraçá-las no futuro.