Os produtos de vidro Murano são verdadeiras obras de arte. Combinações de cores incomuns e padrões sofisticados irão adicionar entusiasmo a qualquer look.
Referência histórica
Devemos o aparecimento de joias incomuns feitas de vidro laminado aos sopradores de vidro venezianos. Já no século XII, eles conseguiram desenvolver uma tecnologia inusitada que possibilitou a criação de produtos duráveis com padrões brilhantes. O processo tecnológico envolveu a utilização da queima direta do produto. Como em Veneza as casas eram, na maioria dos casos, de madeira, havia um enorme risco de incêndio massivo. Para se protegerem, as autoridades da cidade transferiram as oficinas de sopro de vidro para a ilha de Murano, perto de Veneza. Foi assim que os produtos ganharam um nome específico.
O vidro Murano é usado para fazer:
- itens de interior;
- pratos;
- bijuterias
Esculturas inusitadas permitem complementar qualquer interior - os produtos luminosos distinguem-se pela simplicidade da sua forma, mas ao mesmo tempo chamam a atenção pelas suas cores inusitadas.
Como e com o que vestir
O vidro Murano é um material muito durável. É resistente a impactos e danos, por isso as joias duram muito tempo.
Regras de combinação:
- Concentre-se em um produto.
- Use um laço de cor sólida.
- Não use joias com estilo esportivo ou militar.
Os itens de vidro Murano costumam ser muito brilhantes e coloridos, por isso não adicione muitas peças ao seu visual de uma só vez. Combinações eficazes são obtidas usando produtos que não estão próximos. Por exemplo: miçangas + pulseira ou brincos + pulseira. Deve-se levar em conta que combinar joias de conjuntos diferentes parece cafona. Neste caso, é melhor utilizá-los de acordo com o princípio: um produto por imagem.
Para evitar pegajosidade, não se deve usar roupas com cores venenosas ou com estampas brilhantes para criar um look. Ao mesmo tempo, roupas em tons pastéis vão destacar a decoração e permitir dar um toque favorável.
As joias em vidro Murano combinam com qualquer estilo, principalmente casual, com exceção dos estilos militar e esportivo. Via de regra, esse tipo de joia é bastante volumoso e muitas vezes consiste em várias partes, de modo que tais combinações não só parecem ridículas, mas também podem causar lesões durante o treino.
Regras de cuidado
Mesmo os produtos mais duráveis podem tornar-se feios se não forem devidamente cuidados. Para que as joias durem muito tempo, você deve:
- Evite a exposição a substâncias agressivas, incluindo cosméticos.
- Armazenar em sacos de tecido especiais, separados dos demais produtos.
- Tire antes de ir para a sauna, banho turco, banheira ou duche.
- Flanela.
- Evite a luz solar direta.
É inaceitável que as joias entrem em contato não só com substâncias agressivas, mas também com cosméticos: perfume, água de toalete, creme, loção e até água - isso pode causar turvação da camada superior. Para limpar a superfície, é necessário passar uma flanela macia e seca nas joias. Este procedimento deve ser realizado após cada utilização. Muitas vezes se formam arranhões na camada superior do vidro, para evitar seu aparecimento, as peças são armazenadas separadamente das demais joias, em caixas especiais ou sacos de tecido. Pelo mesmo motivo, é necessário retirar as joias antes de dormir.
Todos os produtos de vidro Murano são feitos à mão. Isso significa que cada um deles é único e inimitável. A imaginação e habilidade dos artesãos nos permitem produzir bijuterias que não são inferiores em beleza e atratividade até mesmo às joias.