Joias em vidro soprado colorido: o que é, tipos

Sopro de vidro é um processo de formação de peças em bruto de vidro que utiliza um produto de vidro fundido na forma de uma esfera de vidro (ou peça em bruto) usando um tubo de sopro.

Decorações

Um profissional que sopra vidro é chamado de soprador de vidro, vidreiro ou esquilo. Em menor escala, um soprador de vidro (também conhecido como vidraceiro ou vidreiro) realiza operações de queima para processar a qualidade do material soprado, como na produção de produtos de vidro de laboratório de alta qualidade feitos de vidro borossilicato.

A descoberta do sopro de vidro remonta ao início dos primeiros cem séculos do século passado na costa do Mediterrâneo Oriental e até hoje é o acontecimento mais importante da sua história. A tecnologia de sopro artístico de vidro é especialmente popular em Veneza.Foi em Murano que, nas oficinas de produção, a partir da Idade Média, foram desenvolvidos métodos fundamentalmente diferentes de modelação da massa de vidro aquecida, o que confere aos produtos uma graça e um encanto especiais.

Hoje, principalmente os países da região italiana, bem como a Turquia e a China, estão ativos na produção de produtos soprados complexos e originais, mas as fábricas nacionais também continuam a produzir produtos soprados semelhantes.

Processo de produção

A maioria das joias sopradas é produzida em grandes fábricas com total controle de qualidade e execução precisa de quaisquer detalhes técnicos do método de fabricação dos produtos.

Joias feitas de vidro soprado colorido

Itens inflacionados oferecem a oportunidade de comprar joias impressionantes e de grande porte a um custo baixo. E a vantagem mais interessante é que essas joias têm um design ergonômico, são confortáveis ​​​​e muito fáceis de colocar. Além disso, devido ao fato de que os preços para a compra não apenas de ouro, mas também de prata estão subindo nos próximos meses, então, se anteriormente era geralmente aceito que joias de ouro sopradas eram econômicas, então logo as joias de prata sopradas também deveriam tornar-se assim.

O sortimento de joias inclui brincos volumosos e maciços, gargantilhas, diversos tipos de produtos - pulseiras e colares.

Produtos populares:

  1. Enormes correntes de ouro ou prata decoradas com miçangas, pedras e conchas. Brincos em formato de argola grande.
  2. Grandes colares de joias de ouro e prata tecidos em um design exclusivo.Anéis grandes com pedras grandes, com motivos florais e animalescos, que é aconselhável colocar na mão de cada vez no valor de 2 a 3 exemplares, podendo diferir tanto na cor como nos materiais utilizados na confecção dos produtos.
  3. Pulseiras macias que harmonizam com anéis do mesmo desenho, podendo ser decoradas com pedras e pérolas. Esses produtos, aliás, podem ser usados ​​não só na mão, mas também nos pulsos e na região do antebraço.
  4. Pingentes em correntes muito compridas de madeira maciça.

Dos métodos de decoração artística do vidro, os mais importantes são as marcas d'água artísticas: retorta e reticello, que criam o efeito de rendas frágeis entrelaçadas no interior das paredes de vidro do produto. Eles foram desenvolvidos no século XVI.

Como determinar a qual cor está associada

As peças de vidro colorido são produzidas pela adição de óxidos de ferro à massa de vidro incolor antes ou durante o processo de fusão.

O que determina a cor do produto:

  • o teor de óxido de prata confere ao vidro uma cor azul, geralmente amarela e marrom-avermelhada;
  • o teor de manganês confere ao vidro uma cor amarela, marrom e roxa;
  • cromo – verde;
  • urânio – verde-amarelo;
  • do cobalto - azul;
  • níquel – roxo e marrom escuro;
  • antimônio, sulfato de matérias-primas naturais - amarelo (a cor do metal coloidal pinta o ferro em um belo tom amarelo);
  • o cobre pinta de vermelho (esta é uma cor cobre-rubi sem precedentes, em oposição ao rubi dourado, que é obtido pela adição de um colóide colorido de ouro).

O vidro de osso e opala é feito refinando o vidro fundido com rocha dura refratária de ossos, e o vidro leitoso é obtido adicionando-lhe uma mistura de longarina.

História das joias

O vidro tem mais de quatro mil anos e foi descoberto acidentalmente no Antigo Egito. Sua temperatura de fusão atinge 1451 C e o grau de processamento é 1099-1201. Existem outros métodos para fabricar esses produtos usando tecnologia 3D. O processo de fabricação é bastante complexo, especialmente com um design de produto complexo. Utilizando uma técnica especial, é criado um modelo do futuro formato de um anel ou colar, no qual são feitos recessos especiais na fase de confecção do modelo.

No processo de fundição em cera, a parafina de baixa temperatura é primeiro despejada em moldes de borracha, seguida pela parafina de alta temperatura. A seguir, os produtos de parafina são colocados em um banho com mistura quente, durante o qual a primeira camada de parafina escorre, formando vazios livres.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano