Joias de mulheres de tribos africanas que as enfeitam e nos chocam

As joias africanas são dotadas de significados e símbolos secretos que refletem a história e a vida das tribos. Eles são feitos com objetos que podem facilmente chocar uma pessoa moderna. Isto é antes de tudo combinações interessantes de metais com penas, dentes e até crânios de pequenos animais.

Uma África tão diferente

Num continente existem países ricos e desenvolvidos e tribos pobres para os quais o tempo parou. Os povos que vivem de acordo com as leis da natureza expressam suas habilidades inventando uma variedade de decorações. Cada produto é utilizado para uma finalidade específica: espantar inimigos, atrair o sexo oposto, ritual de acasalamento ou dança.

África 2

Vale a pena notar que na África a presença de joias é principalmente um símbolo de força e oportunidade. Enquanto em outras civilizações antigas indicavam status social.

Produtos e materiais

Elementos de origem vegetal e animal são utilizados como materiais.A decoração mais popular é um prato colocado no lábio inferior das meninas antes do casamento. Acredita-se que esse item fortalece a boca por meio da qual as tradições são transmitidas de geração em geração.

África 1

As placas mais difundidas são na Etiópia. Seu diâmetro pode chegar a 20 cm, e quanto maior melhor. Afinal, isso símbolo de riqueza. A decoração é em madeira, terracota e marfim.

Atenção! Com a ajuda de um prato na boca, os potenciais noivos percebem o quão rica é a noiva. Afinal, isso também é uma espécie de prova da quantidade de cabeças de gado na família da menina. Uma esposa na Etiópia custa de 8 a 10 vacas, o que é uma fortuna.

De conchas e animais marinhos

Jóias extraordinariamente belas são criadas frutos do mar. Os materiais mais populares são:

  • Corais (“árvore d’água”). Usado como amuleto protetor e elemento vivificante.

Corais da África

  • Âmbar cinzento extraído do estômago de cachalotes. É um poderoso afrodisíaco para os homens.
  • Pérolas. Eles são usados ​​há muito tempo para criar grampos de cabelo, pulseiras e colares. Em algumas partes do continente, as pérolas eram trocadas por ouro, óleo de palma, marfim e até escravos.
  • Búzios. É um símbolo da sexualidade e atratividade feminina. Jóias feitas com eles podem ser encontradas nos túmulos dos faraós. No Antigo Egito, fazer joias com conchas era uma atividade tradicional.

África 20

Importante! Análogos de joias feitas de conchas de cauri foram encontrados no deserto do Saara e na República do Mali.

África 5

Gemas e minerais

Os povos africanos sempre adoraram contas brilhantes feitas de pedras azuis, bem como cornalina e quartzo. Também estão presentes nas joias do Antigo Egito. Popular e âmbar amarelo. Acredita-se que esta pedra atrai o sol e protege contra a escuridão.

Jóia de ouro

O ouro é um dos metais raros e procurados em todas as civilizações mundiais. Foi usado não apenas como decoração, mas também como unidade de troca nas relações mercadoria-dinheiro. No entanto, as tribos africanas só o usavam para fazer joias.

África 13

Por exemplo, no Senegal, artesãos realizaram experiências ousadas, combinando metais preciosos com vários objetos.

Produtos exclusivos podem ser encontrados em muitos mercados europeus. Pulseiras, cintos e colares eram feitos de ouro. O valioso metal também foi usado ativamente em rituais.

Assim, em dias de eventos significativos, um “disco da alma” dourado era trazido à tona. O objetivo era limpar as almas dos líderes.

Referência! As mulheres usavam vários anéis de ouro em cada dedo das mãos e dos pés.

Cobre, bronze e latão são indicadores de status e riqueza

Graças ao advento da tecnologia de ligas, tornou-se possível expressar plenamente a imaginação na criação de joias.

África 14

Um material popular para joias é bronze - uma liga de cobre e estanho.

As meninas no Níger preferem usar pulseiras em bronze com gravura de motivos islâmicos.

Na Costa do Marfim usaram jóias de latão. É uma espécie de símbolo da divindade e uma forma de comunicação com os espíritos. E na Libéria, as esposas faziam parte do dote tornozeleiras de bronze.

Na tribo Ndebele uma menina com pescoço comprido é considerada bonita, por isso os representantes dessa tribo, ainda na infância, usam argolas no pescoço, graças às quais ele se estende até 50 cm. É impossível tirar as argolas, isso pode levar à morte.

A prata é um metal lunar e misterioso

Desde os tempos antigos, a prata simbolizava pureza e honestidade. Foi especialmente apreciado pelos residentes rurais e nômades. Por exemplo, os líderes berberes e turcos usavam suportes de prata para tabaco. E eles foram usados ​​como decorações rituais argolas, onde retratou um lutador a cavalo. Eles foram usados ​​​​por guerreiros e cavaleiros.

Hoje em dia, tanto as mulheres como os homens usam prata.
áfrica prata

Técnicas antigas únicas

Muitas tecnologias únicas foram trazidas consigo pelos judeus que procuraram refúgio em África durante a Inquisição. Uma técnica chinesa conhecida como alveolar foi introduzida. Todos os desenhos nele contidos são aplicados com esmalte em forma de arco. Esta é uma das formas mais antigas de decorar produtos de metal.

Usando esmalte tornou-se possível decorar vidro e pedras preciosas. O método de incrustação foi amplamente utilizado.

Decorações de diferentes tribos em diferentes técnicas:

África 4

A técnica da niellatura também é interessante – uma forma única de escurecer a prata. Nas joias você pode ver muitas imagens de elementos estilizados da natureza, que carregam certo simbolismo. Por exemplo, amêndoas indicam imortalidade, romãs são um símbolo de fertilidade e uma espiral é um sinal de eternidade.

Em épocas diferentes, cada nação teve sua própria visão de beleza. As tribos africanas distinguem-se por tradições e modo de vida especiais. Apesar do baixo nível de desenvolvimento, seu desejo pela beleza é marcante, o que é bastante difícil de entender pelos residentes modernos dos países desenvolvidos.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano