Para fixar o acessório ao corpo e encaixá-lo perfeitamente, são utilizados diversos fechos. Para relógios, cintos e bolsas, eles, como esperado, possuem visuais e formatos diferentes. Hoje veremos as variedades desses elementos importantes que afetam diretamente a facilidade de uso.
Cintos
Esse acessório é lindo porque é funcional (segura uma calça ou saia na cintura) e por si só também serve como elemento decorativo. A abundância de cores e materiais com os quais são feitos os cintos modernos ecoa variedade de fixadoresprojetado para segurar o acessório firmemente em uma determinada posição:
- Clássico. Estes são os mecanismos mais simples do tipo aberto, semelhantes aos elementos de um relógio. O design inclui uma moldura e uma lingueta. A fita do cinto é inserida na moldura, fixada no comprimento necessário com uma lingueta que se encaixa no orifício feito para esse fim.
- Máquina. Existem peças de fixação em ambas as extremidades do cinto que se encaixam na trava pela frente.
- Semiautomático. A fixação ocorre com dentes de formato especial.
- Duas e três fendas. A correia é inserida alternadamente nas ranhuras e puxada, mantida no lugar por fricção. Mais frequentemente usado com variedades de tecido.
- Rolo. Ideal para cintos com diferentes cores ou desenhos. Esse fixador pode girar na direção oposta.
Interessante! Existem cintos com fechos removíveis e muitas ofertas no mercado para aquisição dessas peças. Dessa forma, você pode mudar a aparência até mesmo do cinto mais simples todos os dias, isso é especialmente verdadeiro para homens criativos.
Bolsas
Os fechos de bolsas também costumam ser usados em elementos de cinto. Sejam alças, um cinto para carregar um acessório no ombro ou uma peça para fixar a parte flip. Esses fixadores são projetados para fortalecer as juntas das alças e auxiliar na sua modificação (por exemplo, remover rapidamente um arnês reversível).
- Fivelas. Tal como acontece com cintos e relógios, o design é familiar e claro. Uma lingueta, uma moldura e um ajuste seguro são as características de um fecho de bolsa clássico, que é usado para prender alças e para fechar/abrir compartimentos.
- Ímãs. Frequentemente utilizados em botões, permitem fechar a bolsa de forma rápida e segura.
- Carabinas. Geralmente são usados para prender uma alça articulada, mas também existem elementos de fixação nos bolsos e no compartimento principal.
- Parafuso do coldre. Na maioria das vezes serve como decoração, mas também pode ser usado como fecho.
- Fechaduras especiais para bolsas. Há:
- rotativo (tipo torção);
- travas (zupphen);
- fechaduras de clipe;
- composto;
- montado;
- prateleiras.
Importante! Se você planeja fazer bolsas sozinho ou apenas quer trocar os acessórios, decida com antecedência a cor dos elementos. É melhor buscá-los ao vivo, porque... mesmo na mesma cor, eles podem diferir significativamente.
Hoje você encontra fechos para acessórios familiares e clássicos, além de elementos mais modernos pensados para facilitar a vida dos proprietários. A abundância de cores e materiais irá ajudá-lo a escolher a opção certa para todos os gostos.