Não se sabe muito sobre a história da bronzita, provavelmente devido à sua abundância ao longo da história. A bronzita é encontrada em todo o mundo e pode parecer banal se não for devidamente polida. A bronzita é uma pedra verdadeiramente bela que pode exibir versatilidade e manchas douradas vibrantes. Os romanos usavam bronzita em pó como talismã contra doenças mentais e doenças mentais. Na época medieval, a bronzita também era usada para fortalecer os nervos.
Propriedades metafísicas da bronzita
De acordo com crenças metafísicas, a bronzita é usada para aterramento. Promove clareza e certeza no pensamento e na ação. Mas essas não são ações arrogantes, pois a bronzeita é chamada de “pedra da polidez”, pois é capaz de incutir polidez. As joias de bronzita são usadas para aliviar a energia nervosa que ocorre quando nos encontramos em novas situações.
Quem utiliza pedras para práticas metafísicas sabe que a bronzita ajuda a aumentar a autoestima, promove a tomada de decisões, dissipa a negatividade e aumenta a criatividade. A bronzita é uma pedra versátil que ressoa com a maioria dos chakras, embora esteja mais intimamente associada aos chakras sacro e básico. Embora a bronzita não seja uma pedra de nascimento, ela está associada ao signo astrológico de Leão.
Propriedades geológicas da bronzita
A bronzita pertence a um grupo de minerais conhecido como piroxênio e é um composto de silicato de magnésio. Uma variedade de enstatita que contém ferro, a bronzita tem um brilho metálico quando polida. O sistema cristalino da bronzita é ortorrômbico, ou seja, seu sistema cristalino possui três eixos desiguais localizados em ângulos retos. Esta pedra preciosa de cor bronze é encontrada em todo o mundo, incluindo Estados Unidos, Áustria, Inglaterra, África do Sul, Índia, Noruega e Groenlândia. A bronzita ocorre em rochas ígneas e foi encontrada em meteoritos.
Características técnicas da pedra:
- Composição química (Mg,Fe)SiO3;
- A cor varia do marrom esverdeado ao preto;
- Dureza 5-1/2 (escala de Mohs);
- Gravidade específica 3,35;
- Índice de refração 1,688.
Cuidado adequado com bronzita
A bronzita é uma pedra bastante dura, mas pode ser suscetível a lascas se for atingida com força suficiente no lugar certo. É melhor remover as joias de bronzeita antes de praticar esportes físicos ou atividades que possam resultar em impacto com a pedra. Limpe pedras e joias de bronzita com um pano macio e água com sabão.
Não é recomendado o uso de produtos de limpeza agressivos ou métodos como fervura e vapor para limpar a bronzita.Remova joias que contenham bronzita antes de usar alvejante ou outros produtos químicos. Guarde as joias de bronzita longe de materiais mais duros para evitar manchar a superfície brilhante.
Para saber mais sobre bronze e outras pedras preciosas, solicite seu exemplar da edição revisada e ampliada de Gems of the World, de Walter Schumann.
Design de joias com bronzita
Bronzita é uma bela pedra preciosa escura com alto brilho metálico, tornando-a ideal para uso em joias masculinas e femininas. A bronzita, por sua qualidade cintilante, é ideal para casais e pode ser utilizada em alianças de casamento.