Ametista é um tipo de quartzo e é composta de dióxido de silício. A cor roxa desta gema se deve às impurezas presentes em sua estrutura cristalina.
A ametista tem uma classificação de dureza de 7 em 10 na escala de Mohs, então a pedra é relativamente dura, embora pedras preciosas mais duras, como diamante ou safira, possam arranhá-la.
Classificação de cor ametista
A cor primária da ametista nas pulseiras é o roxo, mas pode ter o vermelho e o azul como cores secundárias, que podem variar de muito pronunciadas a quase invisíveis. As pedras claras têm um tom rosado, enquanto as pedras escuras têm um tom roxo profundo. Em geral, cores mais profundas são mais desejáveis e custam mais.
Existe uma cor de ametista chamada “Deep Siberian” que tem uma tonalidade roxa intensa e é considerada o melhor tipo de ametista.
Ao avaliar a cor de uma ametista, certifique-se de olhar para a pedra à luz do dia, para poder transmitir sua tonalidade com mais precisão.
Sob luz artificial, a cor da ametista pode parecer menos saturada, principalmente se a luz for muito intensa. Observe a pedra preciosa em diferentes ambientes para ter uma ideia de como sua cor muda sob diferentes condições de iluminação.
A ametista verde existe?
Muitas pessoas acreditam que a ametista também tem uma variedade verde, mas isso não é verdade. O que é considerado ametista verde é simplesmente quartzo verde.
É verdade que a ametista também é uma variedade do quartzo, mas a variedade verde desse mineral não é tecnicamente considerada ametista. Porém, é possível tornar a ametista verde por tratamento térmico, mas a ametista natural não ocorre nesta cor.
Avaliando a pureza de uma ametista em uma pulseira
Ao avaliar as características das pedras preciosas, a clareza refere-se à ausência de defeitos visíveis tanto no interior da pedra como na sua superfície. Os defeitos internos (inclusões) devem ser tão pequenos e finos quanto possível.
Olhe para uma ametista em um ambiente bem iluminado e veja que a pedra parece clara a olho nu. É melhor comprar a ametista mais pura possível.
Grau de corte ametista
Pedras preciosas coloridas, como a ametista, geralmente são cortadas para realçar sua cor tanto quanto possível. Não existem proporções ideais pré-determinadas, como é o caso dos diamantes, que são lapidados para obter o máximo brilho e brilho.
Portanto, ao adquirir uma ametista, você deve avaliar o seu corte observando o quão intensa é a cor da pedra. Se o tom da ametista estiver bem saturado e você gostar do formato da pedra, então esta pedra deve ser uma boa escolha para você.
Ametista processada
Muitas ametistas são tratadas termicamente para aumentar a intensidade da cor.Normalmente o efeito permanece inalterado, a menos que a pedra seja exposta a altas temperaturas.
Porém, na hora de fazer compras, pergunte sempre se e como a pedra preciosa que você vai comprar foi tratada termicamente - é sempre bom saber.
Talvez você esteja interessado em saber que, embora a ametista seja de cor roxa, variedades amarelas, laranja e marrons podem ser produzidas quando tratadas com calor ou irradiação.
Este tratamento de mudança de cor transforma a ametista em citrino amarelo, que também é um tipo de quartzo.
Ametista sintética em pulseiras
A ametista sintética é criada em laboratório sob condições controladas. Normalmente, isso é feito pegando quartzo transparente e irradiando-o até que sua cor fique roxa.
As pedras assim obtidas são muito semelhantes às ametistas naturais na aparência e nas propriedades físicas. Na verdade, sem equipamento especial é muito difícil perceber a diferença, uma vez que tanto a ametista natural quanto a sintética são um tipo de quartzo.