Elásticos e grampos de cabelo feitos em forma de magníficas flores ou borboletas na técnica kanzashi vieram do Japão. Esta arte tem centenas de anos, mas ainda ressoa nos corações das meninas. Vou te contar neste artigo como aprender a fazer essa beleza incrível com suas próprias mãos.
Faixas de cabelo na técnica kanzashi e suas características
Aliás, essas decorações não se limitam aos elásticos. Grampos de cabelo, tiaras, grampos de cabelo, clipes, tiaras e até pentes podem ser decorados com essas flores e borboletas. Tudo depende da habilidade e imaginação da costureira. Geralmente são confeccionados com fitas de cetim ou gorgorão, organza, seda, tecido com lurex ou renda.
A tecnologia não é particularmente complicada e se baseia em dar um formato de pétala a pedaços de fita quadrados ou arredondados. Em seguida, a flor é coletada e fixada na base. Seixos, miçangas e strass são usados como decoração. Para facilitar o trabalho, são utilizadas algumas ferramentas:
- pinça;
- pistola de cola;
- tesoura;
- governante;
- isqueiro;
- fios com uma agulha.
Às vezes também é usada uma ferramenta para queimar madeira, que também pode cortar o cetim enquanto sela as bordas. Você não pode prescindir do básico: vários tão simples quanto possível, transparentes ou simples acessórios de cabelo.
Conselho! O uso de miçangas e outros elementos semelhantes pode não só dar brilho e aumentar a atratividade do produto, mas também ajudar a disfarçar algumas deficiências e falhas.
Ideias incomuns para inspiração
A base de flores e borboletas elegantes são as fitas. A mais clássica é a pétala pontiaguda (simples, dupla ou tripla). Mas existem redondos e opções que imitam uma rosa. Pétalas de camada única são frequentemente usadas. Todos esses elementos básicos podem funcionar de maneiras completamente diferentes se você abordar a criatividade com imaginação ou se inspirar em ideias originais.
"Pequeno Marshmallow"
Fiquei muito atraído pelo aparecimento de uma flor tão delicada, ou doçura arejada. Para trabalhar você precisará de:
- fita de gorgorão com 2,5 cm de largura e 60 cm de comprimento;
- agulha e linha;
- isqueiro;
- pistola de cola;
- contas de pérolas - 10 peças;
- strass central;
- base para marshmallows.
Queime o corte com um isqueiro, dobre um triângulo, fixe seu ângulo reto com fogo. Faça um triângulo espelhado com a fita - você obterá um triângulo grande e isósceles, que precisa ser dobrado ao meio (obtemos a primeira pétala). Fixamos o ângulo agudo adjacente à borda lateral da fita com um fio e assim fazemos mais 10 pétalas. A extremidade é aparada, chamuscada e inserida no primeiro elemento. O fio é preso com nós e cortado.
Em seguida, cada pétala é costurada de acordo com o padrão “canto inferior direito - 3 superiores - inferior esquerdo junto com o canto inferior direito do próximo elemento”.O fundo do “marshmallow” é colado com uma base. Contas com diâmetro de 6 mm são costuradas entre os picos puxados para o centro em um círculo, o fio passa ao longo dos picos. A decoração principal, com cerca de 1,5 cm de diâmetro, é colada no lugar.
Conselho! Para prender essa beleza em um elástico, você precisa pegar uma base de feltro, cortar duas tiras de cerca de 1 cm a uma distância igual do centro e colocar um elástico entre elas. Passe uma fita estreita pelas fendas, colando-a na parte superior e nas duas pontas na parte de trás da base.
Dentes de leão de foamiran
Este material de espuma é perfeito para simular uma flor desgrenhada de verão. Para um elástico você precisará de três tiras de foamiran amarelo, com 30 cm de comprimento e 2,5 cm de largura (1 mm de espessura). E uma tira de 2,5*20 cm - verde. Os amarelos são presos, por exemplo, com um grampo de cabelo, e tiras finas são cortadas em uma das bordas, não atingindo os 4–5 mm opostos.
O mesmo é feito com o verde. Colamos os elementos amarelos, cobrindo o recorte com cola, como se os enrolássemos. Por conveniência, usamos uma pinça cujas pontas agarram as bordas. O foamiran será enrolado em volta dele. Em seguida, uma tira verde é colada ao longo da superfície lateral do rolo resultante e o restante é cortado.
O processamento posterior pode ser feito em um fogão a gás, não muito próximo da fonte de calor. O material amolece e ganha o formato desejado - o “dente-de-leão” parece se abrir, mantendo a posição das folhas enquanto esfria. O verso da flor é decorado com galhos, que ganham um formato mais realista a partir de gotas em branco usando o calor de um isqueiro.
Laços feitos de rep e couro ecológico
Uma combinação bastante impressionante, mas desde que o couro ecológico seja contrastante e tenha brilhos. Uma fita de 4 cm de largura é cortada em pedaços:
- 2 - 8 cm cada;
- 2 - 16,5 cm cada.
A tira mais longa é visualmente dividida em 4 partes, as 2 externas são dobradas e fixadas com alfinetes. O curto é enrolado no dedo e dobrado ao meio de forma que as pontas fiquem de um lado da dobra. Em seguida, a tira é dobrada ao meio para dentro, formando uma “casa” com telhado triangular. As ações são duplicadas com os elementos restantes.
O laço é formado em couro ecológico, com ranhuras triangulares feitas nas laterais. Uma pequena tira retangular é cortada separadamente. As bordas são processadas a fogo. Os elementos de repetição mais longos no centro são montados em um fio, um após o outro, em um acordeão com costura de “agulha para frente”. O fio é enrolado no centro, formando e prendendo um laço com 4 pétalas. Da mesma forma, as “casas” de tiras mais curtas são montadas em um fio que costura a base do elemento a uma distância de alguns mm da borda. O fio é esticado para formar um laço com 2 pétalas triangulares costuradas uma na outra.
Tudo é montado no elástico em sequência: um laço grande feito de repetições, um laço médio feito de couro ecológico, um pequeno. O primeiro é colado e costurado no elástico, os demais são fixados apenas com cola no elemento anterior, enrolado no final do trabalho com uma tira de couro ecológico.
Algumas dicas úteis para iniciantes
A beleza da técnica kanzashi depende da simetria dos detalhes. Para chegar o mais próximo possível do ideal, existem vários segredos de artesãs experientes:
- As bases das flores podem ser cortadas em feltro usando um ferro de soldar e um molde (por exemplo, uma tampa de ferro).
- Para dar estrutura a uma folha de cetim, você pode aquecer uma faca de mesa ou uma pinça em um ferro de solda e empurrar até a textura desejada. Se você não tiver uma ferramenta semelhante, use um alisador de cabelo. Nesse caso, aliás, pode ser usado sem faca.
- Para cortar a fita uniformemente, você pode desenhar um estêncil com as dimensões necessárias em uma folha grossa de papel.
As decorações de cabelo na técnica kanzashi podem ser muito diferentes dependendo dos materiais e opções de design. Têm um aspecto extremamente original, são bastante fáceis de fazer e não requerem grandes custos de material.