Existem jaquetas, bolsas ou botas velhas que é uma pena jogar fora em quase todas as casas. Para que o item cumpra todo o seu propósito, você pode fazer dele um acessório ou decoração elegante. Uma dessas opções é uma presilha de couro para cabelo. Não requer muito tempo ou esforço de sua parte, e o resultado pode ser dado a uma pessoa querida ou usado por você mesmo.
Grampo de couro DIY: recursos de fabricação
Antes de começar a criar um acessório de moda, você precisa decidir sobre o design. Pode ser um grampo pintado, em forma de flor, ou bordado com miçangas.
Com base nisso, é formada uma lista de itens necessários:
- pedaços de couro. Couro fino é adequado para grampos macios ou multicamadas;
- mecanismo de fixação. Mas não é necessário usar um fixador padrão. Você pode prender a decoração no cabelo usando um bastão fino;
- faca de papelaria. Deve ser afiado para cortar a pele sem rugosidades ou defeitos. Em alguns casos, o canto da faca é cortado - isso proporciona um corte mais uniforme;
- lixa, uniformizar as bordas nos pontos de corte;
- cola, fios e tudo que você precisa para fixação;
- o último ponto e o mais interessante - decoração. Pode ser tinta para couro, dispositivo de gravação, cola PVA, miçangas, strass e muito mais.
Como fazer um grampo de couro em casa?
Todos os itens necessários para o bordado estão preparados. Vamos começar a fazer o grampo.
Primeiro você precisa decidir sobre o formulário. Você pode recortar um modelo de papelão macio e aplicá-lo no cabelo. Se esta é sua primeira experiência fazendo grampos de cabelo e trabalhando com couro, você não deve escolher um formato muito complexo com muitas curvas e ângulos.
Então vamos começar:
1. O contorno é transferido para papel fino (por conveniência, use papel vegetal), dentro do qual o desenho é contornado. Se você sabe desenhar, faça você mesmo. Aqueles que não estão confiantes em suas habilidades de desenho podem imprimir um desenho da Internet e transferi-lo para um modelo.
2. Um pequeno pedaço é cortado da pele, alguns centímetros maior que o modelo.
3. O papel vegetal é colocado na parte frontal do couro e preso nas bordas com fita dupla-face. Assim, o desenho não se moverá durante a tradução. A fita deve estender-se 2–3 mm sobre a pele para não rasgá-la ao ser removida.
4. Você pode transferir o desenho com caneta de escrita ou furador, dependendo da espessura do couro. Você precisa se mover com confiança em todas as linhas. Você não deve forçar muito.
Antes de começar a traduzir o desenho, algumas costureiras molham a pele em água. Isso pode facilitar o processo, mas não é obrigatório.
5. Quando o desenho é traduzido, o papel vegetal é removido com cuidado e o desenho começa a queimar na pele. Para isso você precisará de um dispositivo especial. Você deve manuseá-lo com cuidado para não se queimar ou danificar a pele.
6. O dispositivo é realizado com movimentos confiantes e suaves ao longo de todas as linhas do desenho. Se sua mão segurar a haste de maneira instável, as linhas ficarão trêmulas e irregulares.
7. Agora recortamos o grampo ao longo do contorno. Para fazer isso, você precisa de uma faca afiada de papelaria. Via de regra, a pele fina é cortada em 2–3 abordagens. Primeiro, use uma faca para seguir o contorno, depois corte a ponta da faca e ande novamente até fazer o corte.
8. Usando uma lixa, nivele o corte do acessório resultante até obter uma borda uniforme e lisa.
9. Nesta fase, você pode pintar o grampo ao seu gosto ou deixá-lo como está.
10. A seguir, o verso do produto é recortado de outro pedaço de couro seguindo o mesmo padrão.
11. O mecanismo de fixação é aplicado na parte frontal da parte traseira e fixado. Isso pode ser feito com um pequeno pedaço de couro e costurado, ou você pode colar ou fazer furos. Um elástico também funcionará.
Só falta colar a frente e o verso, deixar o grampo secar e você pode curtir a novidade.
Broche de couro – como fazer?
Além de um grampo de couro, você também pode fazer um broche. Pode ser feito de acordo com o princípio descrito acima ou pode ter o formato de uma flor.
Para fazer isso, os padrões de pétalas são cortados em papel e depois transferidos para a pele. Para dar textura ao couro, ele é revestido com cola PVA e deixado secar. As pétalas resultantes são conectadas e fixadas com uma conta.
Um alfinete está preso no verso. O grampo está pronto!
Para obter um grampo de cabelo ou joia exclusivo e elegante, você não precisa gastar dinheiro ou ser uma artesã talentosa. Em apenas 2 a 3 horas, com paciência e precisão, você receberá uma decoração melhor do que em muitas lojas.