Um guarda-chuva é vital, proteção contra chuva e intempéries. É importante que não seja apenas bonito e elegante, mas acima de tudo confiável e confortável. Como escolher um acessório para que ele desempenhe suas funções principais por muito tempo, no que prestar atenção especial, continue lendo.
Tipos de guarda-chuvas
Um guarda-chuva pode proteger da chuva, do vento e do sol, e existem vários acessórios com coberturas impermeáveis, rendas ou outras coberturas leves. Também existem diferenças entre guarda-chuvas para homens e mulheres. Por design, são divididos em bengalas e guarda-chuvas dobráveis, que possuem de duas a cinco dobras. Quanto menos componentes houver no design de um guarda-chuva, mais forte e confiável ele será..
O guarda-chuva de cana possui uma grande cúpula arredondada que protege perfeitamente das intempéries. Os raios sólidos não dobram sob a carga do vento e a base monolítica serve como reforço da estrutura geral. É bom para passeios tranquilos no parque sem objetos nas mãos, em outros casos é inconveniente levá-lo.
Importante! A bengala é o guarda-chuva mais durável, mas não atende a todas as exigências dos nossos tempos móveis: é difícil carregá-la e o risco de esquecê-la em um café ou loja é alto.
Critérios para escolher um guarda-chuva confiável
Qual guarda-chuva é melhor cabe a você decidir. Ao escolher preste atenção ao material e ao acabamento de peças individuais, conjuntos, mecanismos e só por último considere os esquemas de cores do acessório e sua compatibilidade com o guarda-roupa.
Raios
Estes são os elementos que formam a base da cúpula e determinam principalmente a resistência da estrutura. Isso é influenciado por dois indicadores: o número de agulhas de tricô e o material utilizado. Especialistas recomendam dê preferência a guarda-chuvas que tenham no mínimo 8 raios. A quantidade afeta a resistência às rajadas de vento, um formato de cúpula mais uniforme e confiável.
Mas, além disso, é preciso prestar atenção ao material com que são feitas as agulhas de tricô:
- aço. Uma base durável e brilhante com boa resistência às intempéries, mas esse guarda-chuva não é compacto e é mais pesado que outros;
- fibra de vidro. A base é macia, mas ao mesmo tempo resistente a rajadas de vento, durável, leve, moderna, mas esse guarda-chuva é mais caro que muitos modelos;
- alumínio. Leve, barato. Esses são todos os pontos positivos. Já as desvantagens são que os raios não suportam a carga quando as rajadas de vento excedem 8 m/s, eles viram do avesso e é impossível retornar ao seu estado original sem deformação.
Preste atenção também aos seguintes pontos:
- a cúpula deve ser fixada nos raios em pelo menos dois lugares;
- o tecido só pode entrar em contato com o lado convexo da agulha de tricô;
- cada uma das agulhas de tricô termina necessariamente com uma ponta de plástico arredondada na ponta.
Caneta
Além de um design especial, na hora de escolher é importante encontrar um modelo que seja confortável e agradável de segurar na mão. Caso contrário, não adianta nem a opção mais bonita. A alça do guarda-chuva pode ser:
- plástico;
- de madeira;
- borracha em uma estrutura de aço.
Este último é o cabo mais confortável e confiável. A madeira como material também é boa, mas é suscetível a rachaduras e inchaço devido à umidade, e o plástico pode se soltar facilmente da base.
Material de tecido
Um fator importante na escolha de um guarda-chuva confiável é o material da cúpula. É feito dos seguintes tecidos:
- nylon. Esta é a opção mais barata e de baixa qualidade: o tecido fino desgasta-se nos pontos de contato com as agulhas de tricô, suja-se facilmente e pode desbotar;
- poliéster. O material seca rapidamente, não encolhe e tem cor firme;
- pongee. Material mais caro composto de poliéster com algodão. Este é um tecido impermeável, de secagem rápida e durável;
- cetim repelente à água. É usada uma variedade cara de tecido de algodão durável com tratamento especial, permitindo que a superfície externa da cobertura seque rapidamente.
Importante! Na hora de escolher um guarda-chuva, leia as informações sobre o material, que estão localizadas na etiqueta na parte interna da cobertura.
Mecanismo
Um critério importante para a escolha de um guarda-chuva dobrável será o princípio básico de seu funcionamento:
- mecânico. Este guarda-chuva só pode ser aberto e fechado manualmente;
- semiautomático. A abertura é feita através de botão, fecha como mecânico;
- auto. Todos os processos são realizados pressionando um botão.
Importante! O design mais durável é um guarda-chuva do tipo dobrável mecânico. A resistência e durabilidade são garantidas pela simplicidade do seu design.
Tamanho
O diâmetro da cúpula parte de uma circunferência de 52 cm, quanto maior for, mais proteção pode garantir. Mas é claro que neste caso o acessório dobrável não pode ser muito compacto. Ao escolher um tamanho, considere opções que possam proteger não apenas sua cabeça das intempéries.
Cor
Ao escolher dê preferência ao acessório que combine com seu estilo de roupa. Os empresários escolhem modelos confeccionados em soluções clássicas em tons calmos e suaves. As naturezas entusiastas e românticas optarão por tons delicados, talvez com estampas, símbolos ou imagens. As meninas adoram escolher acessórios brilhantes e cativantes; pessoas maduras são mais propensas a comprar opções neutras e calmas.
Forma
Na proteção contra a chuva, o formato do guarda-chuva desempenha o papel mais direto:
- redondo, em forma de pires - a versão mais comum de acessórios dobráveis;
- abobadado - protege perfeitamente a cabeça, ombros e parte superior do corpo, geralmente encontrado em uma bengala;
- formas triangulares, quadradas, em forma de coração e outras nem sempre são variedades convenientes, mas também são procuradas como complemento de uma determinada roupa.
Durabilidade do serviço
Se o guarda-chuva for escolhido corretamente, isso não é garantia de que servirá por muito tempo. Para uma longa vida útil, é preciso estar atento aos seus cuidados.:
- Depois de entrar na sala, ele precisa ser seco. A melhor posição para isso é semiaberta, quando aberto o tecido fica sujeito a tensão excessiva;
- após a secagem, dobre-o e guarde-o;
- Limpe a superfície de vez em quando com um detergente neutro ou uma solução de água e amônia na proporção de 10:1.
Recomendações para escolher um bom guarda-chuva
Abra seu guarda-chuva e verifique o seguinte:
- o tecido é esticado uniformemente e sem flacidez;
- as agulhas de tricô ficam bem fixadas em dois ou três lugares. Seu número ultrapassa de 8 a 16;
- as costuras são costuradas com alta qualidade, sem rasgos ou fios salientes;
- Verifique o funcionamento do mecanismo abrindo e fechando o guarda-chuva várias vezes seguidas. Se não estiver totalmente depurado, esse é um motivo para escolher outro acessório.
Características de escolha de guarda-chuvas masculinos e femininos
Um guarda-chuva para homem pode ser um acessório de status. Deve ser selecionado levando em consideração o meio de transporte: se um jovem vai trabalhar de carro, você pode ficar atento a uma bengala durável e confiável, e se usar transporte público, escolha um modelo dobrável. Quando se trata de cores, os homens costumam ser conservadores e preferem preto, cinza, marrom, azul marinho ou um acessório xadrez.
As mulheres compram guarda-chuvas de diversos formatos e cores, com enfeites em forma de babados nas bordas, strass e cúpulas inusitadas. As cores variam do escuro ao claro, passando pelo branco e prata.