Há mais de três mil anos, surgiu nos países do Antigo Oriente uma invenção, sem a qual nenhum homem moderno pode imaginar a sua existência. Era um item que, além de proteger o dono do sol, demonstrava seu elevado status e grandeza. Estamos falando sobre o que todos nós amamos um guarda-chuva, que sofreu muitas mudanças e melhorias ao longo de três mil anos, hoje é um acessório indispensável para quase todas as pessoas, independentemente da sua posição na sociedade.
A moda dos guarda-chuvas foi trazida para a Rússia por Pedro I da Holanda. E o nome “guarda-chuva” foi derivado do holandês “zonnedeck”, que significa “dossel do sol”, e mais tarde foi transformado na palavra geralmente aceita “guarda-chuva”.
Como costuma acontecer, algo até então desconhecido rapidamente começou a adquirir rumores e indícios que diziam respeito a diversas situações, que vão desde a aquisição, escolha da cor, condições de funcionamento e armazenamento.Alguns deles vieram com um novo acessório de países e épocas distantes, e alguns já apareceram na Rússia.
Há um grande número de tabus associados a um guarda-chuva., que em nenhum caso deve ser violado, caso contrário o infrator enfrentará grandes problemas. Se não fosse bem escolhido ou guardado em casa, era considerado causa de azar e infortúnio. Existem especialmente muitos desses sinais associados à proibição de abri-lo em casa.
É possível ou não abrir guarda-chuva dentro de casa?
Pergunta “É possível abrir guarda-chuva dentro de casa” não é tão simples quanto parece. Que proibições contém: não se pode abrir o guarda-chuva ou não se pode mantê-lo aberto? E se o segundo for aceitável, então é possível levar para casa um guarda-chuva aberto e deixá-lo nesse estado?
O que os sinais e lendas dizem sobre isso?
Você não pode abrir um guarda-chuva embaixo do telhado! Tal ação trará ao violador da proibição muitos infortúnios e fracassos diferentes. Essa crença vem da Roma antiga. É baseado em uma lenda segundo a qual as abóbadas da própria casa desabaram sobre a cabeça de um de seus moradores depois que este acidentalmente abriu um guarda-chuva embaixo dela.
Também é proibido manter este acessório aberto em áreas residenciais! Acredita-se que depois disso, os deuses protetores do mundo doméstico e exterior se afastarão de você. Isso se deve ao propósito do guarda-chuva de proteger a pessoa de inconveniências e ao mito do deus sol Apolo, de cujos raios o guarda-chuva salvou os antigos romanos. Afinal, sua tarefa original era protegê-lo da luz solar intensa, do calor e dos problemas a eles associados.
O guarda-chuva aberto dentro de casa ofendeu Apolo, pois lá já tem pouco sol, e eles também estão tentando se esconder dele.E os espíritos guardiões caseiros, acreditando que esse item deveria proteger as pessoas apenas de fora, viam o acessório aberto como um concorrente e, irritados com sua presença, poderiam causar pequenos danos aos donos da casa.
De onde veio isso?
Todas essas superstições e sinais têm uma base prática relacionada à história da modernização do guarda-chuva, mudanças em sua aparência e materiais de fabricação.
Demorou muitos séculos para fazer o guarda-chuva do jeito que estamos acostumados a vê-lo hoje: seguro, compacto e leve. No entanto, isto foi precedido por momentos em que, se tratado de forma descuidada, representava um perigo para outros. A razão para isso foi um mecanismo de abertura imperfeito e agulhas de tricô duras e afiadas, que poderiam facilmente ferir as pessoas próximas ou danificar o meio ambiente.
Além disso, o guarda-chuva aberto ocupava muito espaço e limitava a livre circulação dos moradores, obrigando-os a contorná-lo por um caminho inconveniente. E se você lembrar o que as mulheres daquela época usavam, fica claro o quão difícil era fazer isso.
Outro motivo foi o material com que foram feitas essas peças do guarda-roupa feminino. Eles O material utilizado foi o tecido natural, que se deformava rapidamente se armazenado e usado de maneira inadequada: esticava, cedia e formava buracos. Como resultado, um guarda-chuva armazenado aberto perdeu a aparência e ficou inutilizável. E como essa coisa não era barata, o golpe no orçamento foi muito perceptível. Aqui estão os problemas prometidos para você!
Como então secar um guarda-chuva em casa?
No entanto, tendo se acostumado com a ideia de que os guarda-chuvas são secos e abertos, muitos agora estão quebrando a cabeça, decidindo como secar adequadamente seu acessório favorito sem se meter em problemas.
Esta peça é seca entreaberta, para que as agulhas de tricô se movam livremente umas das outras e o tecido tenha acesso ao ar. Num apartamento, é melhor pendurá-lo numa argola ou gancho especial na casa de banho. Então você evitará poças formadas por gotas pingando.
Se este for um escritório de trabalho, coloque o guarda-chuva próximo ao seu agasalho ou em um suporte especial.
Para evitar danos ao produto, não é recomendado secá-lo:
- perto de dispositivos de aquecimento – o tecido fica deformado;
- quando montados, os raios enferrujarão;
- no caso - aparecerão mofo e cheiro de mofo;
- em superfícies horizontais, o tecido estica e enruga.
Via de regra, sinais antigos nos quais estamos acostumados a confiar sem olhar, eBaseiam-se em avisos ditados por determinadas situações. Todos eles são baseados em acontecimentos reais que deixaram sua marca em outras “regras de funcionamento” ou no comportamento humano. Transmitidas de geração em geração, tais restrições eram uma espécie de instrução. Com o tempo, as circunstâncias mudaram, assim como as próprias coisas. No entanto, graças às superstições, há lembranças de uma época em que esses objetos eram completamente diferentes e exigiam um tratamento especial.
Quem diria que o nosso bom e velho protetor de chuva também conseguiu adquirir mitos e lendas. Além disso, tornou-se fonte de signos seculares, e alguns deles, se você olhar para eles, não são desprovidos de bom senso.