O nome do acessório vem da língua holandesa, e o próprio guarda-chuva, conhecido muito antes do advento de nossa era nas antigas civilizações orientais, foi trazido para a Rússia por Pedro, o Grande. O que é, quais modificações modernas conhecemos e o que está surgindo, leia mais sobre isso.
O que é um guarda-chuva?
Trata-se de um acessório mecânico cuja principal função é a proteção das intempéries e, às vezes, do sol.. O guarda-chuva veio de países asiáticos para a Europa, onde protegia os ricos da radiação ultravioleta. Foi usado pela primeira vez como proteção contra chuva na Inglaterra no final do século XVIII.
Ora, o guarda-chuva não carrega nenhuma conotação semântica ou política. É acessível a absolutamente todos os segmentos da população. Como algo necessário à vida, é usado por mulheres, homens e crianças. Os guarda-chuvas modernos se transformaram em um acessório pequeno e conveniente que pode ser dobrado de 2 a 5 vezes e caber em uma pequena bolsa.
Que tipos de guarda-chuvas existem?
Existem várias modificações no mecanismo de abertura e fechamento:
- máquina automática controlada por botão;
- semiautomático, que só abre pressionando um botão;
- mecânico, onde todos os processos são realizados manualmente.
De acordo com seu design, são divididos em bengalas e dobráveis. Este último pode ter de duas a cinco adições. Quanto mais um acessório tiver, menor será seu tamanho.
Importante! O guarda-chuva de cana continua sendo um clássico até hoje. É um design durável com uma cúpula grande e espaçosa.
Uma bengala pode servir uma pessoa por muitos anos, mas o ritmo de vida moderno obriga a optar por acessórios mais compactos que podem ser facilmente colocados em uma bolsa e retirados na hora certa. É claro que esses guarda-chuvas quebram facilmente, as bengalas são muito mais confiáveis, mas carregá-los com você é extremamente inconveniente.
Os guarda-chuvas modernos também incluem um duplo para duas pessoas, conectado na base da alça, além de um guarda-chuva assimétrico e de ar com designs especiais que resistem ao vento e às intempéries.
O que é um guarda-chuva invertido?
Nos últimos anos, um modelo em forma de bengala com mecanismo de fechamento reverso tornou-se popular. Nele tudo é feito exatamente ao contrário, e é exatamente isso que acaba sendo muito cômodo ao embarcar no transporte público ou no carro pessoal, ao entrar em uma casa ou no metrô. Este acessório aparentemente comum tem várias diferenças significativas em relação aos outros:
- de acordo com o desenho do mecanismo de trabalho, pode ser automático, semiautomático ou mecânico, o que não é típico de uma bengala;
- uma alça em formato da letra “C” feita de plástico, que permite prendê-la na mão e deixa a mão livre;
- cúpula com duas camadas de tecido impermeável;
- a superfície externa é preta, a superfície interna tem algum padrão interessante;
- os raios de fibra de vidro estão escondidos entre as cúpulas;
- resiste bem ao vento, mas com rajada muito forte entorta e dobra, mas os raios permanecem intactos;
- dobrado, fica perfeitamente sobre uma superfície dura, você pode deixar assim para secar.
Importante! Com tantas qualidades positivas, o guarda-chuva tem apenas um inconveniente: é inconveniente de transportar, mas para os motoristas é uma excelente opção.
Características do mecanismo reverso
A característica mais interessante deste acessório é a sua capacidade de dobrar com a superfície molhada para dentro: nem você nem as pessoas ao seu redor sentirão desconforto com um acessório molhado, como acontece durante uma chuva torrencial com um guarda-chuva comum. Ao entrar no carro, você pode deixar o menor vão, dobrar um guarda-chuva por ele, puxá-lo para dentro da cabine e colocá-lo, por exemplo, sobre um tapete de borracha próximo ao banco do passageiro, sem respingar gotas de chuva na própria cadeira. Ao mesmo tempo, é controlado de forma simples, mas parece elegante.