Durante a gravidez, o corpo da mulher muda drasticamente, incluindo mudanças na forma e no tamanho dos seios. Portanto, um sutiã de maternidade torna-se uma necessidade. Mas o ponto chave é a questão de como escolher o produto certo e escolher o tamanho certo, bem como quais outros critérios devem ser levados em consideração na hora de escolher esta peça de roupa?
É preciso levar tudo em consideração, até os mínimos detalhes, pois nesse período delicado o corpo fica extremamente sensível e é capaz de produzir uma reação inesperada a diversos fatores.
Quando comprar?
A grande maioria das mulheres perde o tamanho e a forma dos seios durante a gravidez. Via de regra, posteriormente não se torna o mesmo, permanecendo maior do que era antes de dar à luz o filho. E aqui quão bonito ficará seu formato, sem flacidez, depende apenas do suporte que foi dado aos seios durante a gravidez.
É por isso que você deve comprar lingerie assim que a menina sentir desconforto devido aos seios aumentados. A cada etapa da formação de um novo corpo, é preciso adquirir um produto no tamanho certo para que os seios segurem bem e não caiam.
Importante! Os especialistas aconselham não economizar na roupa íntima de maternidade, pois um modelo corretamente selecionado permite manter os ligamentos intactos e dar suporte adequado aos seios pesados.
Tipos de bustos para gestantes
Hoje no mercado você encontra um grande número de fabricantes que oferecem diversos modelos de roupas íntimas de apoio para gestantes. Cada gestante deve escolher de forma independente o modelo que melhor se adapta:
- de apoio (Este é o modelo mais comum e popular, o formato é quase idêntico ao da roupa íntima normal, o único diferencial são as alças largas que sustentam bem o busto);
- para dormir (produto feito de tecidos naturais, mas que não muda de tamanho; durante a gravidez e lactação você terá que adquirir vários conjuntos dessas roupas íntimas de tamanhos diferentes, que apoiam efetivamente os seios e dão suporte à noite);
- em forma de top (confortável e macio, não restringe, mas sustenta bem o peito graças às alças largas; seu único inconveniente é a impossibilidade de usar com peças com decote profundo).
Esses são os modelos de sutiãs mais comuns e preferidos pelas gestantes. Existem também várias modificações que são projetados para fornecer excelente suporte aos seios e beleza do busto após ter um filho e amamentar.
Diferenças de um sutiã clássico
Ao contrário dos sutiãs clássicos, que são projetados não apenas para apoiar os seios, mas também para agregar beleza e confiança à mulher, os sutiãs para maternidade são projetados com objetivos completamente diferentes. São realizados levando em consideração as características físicas e psicológicas da mulher nesse período delicado:
- a utilização de materiais exclusivamente naturais (geralmente algodão e linho com pequena adição de fios sintéticos);
- não possuem ossos ou elementos duros (isso é necessário para eliminar completamente o desconforto durante o uso, na maioria das vezes são totalmente uniformes);
- corte especial (a maioria dos sutiãs são confeccionados de forma que possam ser usados durante a gravidez durante a lactação, esticam ou possuem bolsos e dobras adicionais);
- copo removível (os mais populares hoje são os modelos que não apenas desempenham sua função direta, mas também possibilitam o uso confortável de roupas íntimas durante a alimentação do bebê);
- cintos e tiras (alças largas de suporte e tiras de ajuste especiais permitem ajustar o modelo a parâmetros específicos do peito).
Importante! Todos os elementos de pressão, como aros de sutiãs normais, são proibidos para meninas durante a gravidez. A roupa íntima não deve causar desconforto ou incômodo durante o uso.
Critérios para escolha de sutiã para gestante
Para escolher um modelo verdadeiramente confortável e de alta qualidade, você precisa prestar atenção a vários detalhes. Por exemplo, muito é importante escolher um design confortável, bem como determinar com precisão a forma e o tamanho. Consultores experientes de qualquer salão de lingerie poderão ajudar nessa questão.
Para suporte eficaz e uso confortável, você precisa escolher:
- material;
- tamanho;
- forma.
Esses três critérios são fundamentais no futuro sutiã. Ao escolher o modelo certo, a mulher se sentirá confortável e à vontade em qualquer situação.
Material
Muito é importante que o produto seja o mais natural possível. Na confecção do sutiã maternidade, são adicionadas fibras sintéticas apenas para dar melhor sustentação e aumentar a vida útil da peça. O restante da composição deve ser totalmente natural, principalmente de algodão macio ou linho, para não causar transtornos no uso.
Tamanho
Um consultor experiente de salão de lingerie irá ajudá-lo a escolher o tamanho certo. Geralmente, são feitas medições do tórax imediatamente abaixo das glândulas mamárias e da circunferência torácica no ponto mais alto. Com base nessas medidas, são feitos cálculos simples, de acordo com os quais é selecionado o tamanho adequado do produto.
Importante! Produtos para crescimento são estritamente proibidos durante o período de gravidez. O aparecimento de estrias é apenas uma pequena parte dos problemas que podem surgir nos primeiros meses de gravidez.
Antes de comprar um sutiã, experimente-o.. O produto deve ficar bem ajustado, apoiar bem as glândulas mamárias e não pressionar em nenhum lugar ou causar desconforto. Definitivamente, você deve se movimentar, levantar os braços e virar-se para ter certeza de que está absolutamente confortável ao usá-lo.
Forma
Sutiã deve estar sem fossas e outros elementos de compressão, bem como sem detalhes decorativos. A opção mais simples e concisa será correta e conveniente. As alças devem ser tão largas quanto possível. Eles ajudarão a aliviar a carga nas costas e nos ombros, o que é especialmente importante nos estágios posteriores.
Como entender que o busto foi escolhido corretamente?
Se o tamanho e o formato forem escolhidos corretamente, a mulher sente conforto absoluto ao se movimentar. Os modelos sem costura permitem que você praticamente não sinta a roupa íntima, ao mesmo tempo que proporcionam o suporte necessário para os seios. Sem ossos ou partes duras. Libera os seios e não interfere na lactação adequada.