A roupa íntima branca como a neve é sempre linda, mas toda dona dessa belezura, mais cedo ou mais tarde, enfrenta o problema de perder a limpeza impecável: o tecido fica gasto, lavado e velho. Mas hoje, no arsenal de uma dona de casa moderna, quase sempre existe uma ferramenta que pode reviver seu conjunto favorito. Vamos tentar resumir nossos muitos anos de experiência e ajudá-lo a decidir qual método de clareamento é ideal para você.
Regras para branquear tecidos delicados
A primeira coisa a lembrar é que a lingerie moderna costuma ser confeccionada com tecidos delicados que requerem cuidados especiais. Você pode determinar a lista de manipulações e produtos de cuidado aceitáveis olhando o rótulo da roupa íntima. Seguindo as recomendações do fabricante, você prolongará a vida útil de suas roupas favoritas.
O linho branco deve ser abordado com especial cuidado: vale saber que antes de começar a lavar é preciso estudar a composição do tecido com que é feito. Se a composição contiver produtos sintéticos, existem várias proibições:
- Não lave em água quente;
- Não use alvejantes à base de cloro.
Se o seu linho for feito de tecido de algodão, é permitido o uso de alvejantes à base de cloro, mas isso deve ser feito com cautela e com pouca frequência, pois o tecido fica rapidamente mais fino e inutilizável.
Além dos alvejantes industriais, você pode usar meios improvisados, que quase sempre estão disponíveis em todas as casas. São seguros e fáceis de usar, além de serem muito suaves com tecidos delicados e são preferíveis para sintéticos e rendas.
O que fazer se seu sutiã ficar amarelo?
O sutiã branco é comprado sob blusas e vestidos claros transparentes ou brancos, mas por diversos motivos nem sempre é possível manter a harmonia perfeita. Com isso, quando usada com peças coloridas, a roupa íntima adquire uma desagradável tonalidade amarelada ou acinzentada. O mesmo resultado é obtido com lavagens inadequadas ou frequentes ou armazenamento “passivo” de longo prazo. Nestes casos, não se pode prescindir de alvejantes especiais.
Importante! Ao comprar alvejante, leia atentamente o rótulo para ter certeza de que é adequado para sua roupa.
Quais produtos comprados em loja posso usar?
Por exemplo, manchas em linho branco podem ser removidas muito bem com sabão em pó comum: você só precisa molhe o sutiã, esfregue a mancha com sabão, deixe agir meia hora e enxágue. Você pode usar sabão em pó branqueador especial. No entanto, as manchas persistentes nem sempre podem ser removidas de forma tão simples. Nesses casos, é necessário recorrer ao auxílio de meios industriais.
Existem muitos alvejantes diferentes que podem ser divididos em 3 grupos:
- óptico;
- oxigênio;
- contendo cloro.
A escolha de um ou outro tipo de alvejante depende do tipo de tecido onde será aplicado.
Importante! Para evitar danos acidentais ao item, os agentes agressivos devem ser testados em uma área pequena e imperceptível.
Branqueadores ópticos
Meios ópticos são aqueles que não “gravam” manchas ou tonalidades indesejáveis de uma coisa, mas sim “tingem” com a ajuda de componentes especiais, tornando visualmente as roupas mais brancas. Este é o método de branqueamento mais suave, adequado para todos os tipos de tecidos. Normalmente, esses produtos incluem detergentes em pó branqueadores. São convenientes porque podem ser utilizados não só para lavar as mãos, mas também na máquina de lavar, porém, para remover manchas pesadas, ainda não é possível prescindir da pré-embebição.
Importante! Para obter o efeito máximo, siga as instruções da embalagem.
Branco
A brancura é um alvejante popular e barato que contém cloro, com o qual você pode não apenas branquear tecidos, mas também eliminar odores desagradáveis e desinfetar roupas.
É permitido usar apenas para branquear tecidos naturais, principalmente algodão, quando se trata de roupas íntimas. Porque o Este produto é bastante agressivo, bastando trabalhar com luvas e em local ventilado, desde que não seja alérgico ao cloro. Para evitar danos ao tecido, siga estas orientações:
- diluir 1 colher de sopa. uma colher de água sanitária em 3 litros de água;
- molhe o sutiã por 20 minutos;
- Enxágue bem a roupa em água fria para remover o máximo possível de odor de cloro.
Use alvejante apenas como último recurso, pois o uso frequente desse produto afina as fibras do tecido.
Importante! Lembre-se que os alvejantes à base de cloro não podem ser usados em máquinas de lavar automáticas ou combinados com outros detergentes.
Alvejante de oxigênio
O produto é universal, pode ser usado tanto na máquina de lavar quanto na lavagem à mão, podendo ser utilizado para branquear tecidos de qualquer composição. A única desvantagem deste produto é o seu preço. Geralmente é significativamente mais caro do que outros tipos de alvejantes industriais. Deve ser utilizado de acordo com as instruções da embalagem, desta forma você consegue o efeito máximo..
Clareamento com remédios caseiros
Se você não corre o risco de usar alvejantes industriais em seu sutiã ou está insatisfeito com os resultados de seu uso, experimente os antigos métodos da "avó" testados pelo tempo. Eles não são tão agressivos e costumam ser tão eficazes quanto os comprados em lojas.
Peróxido
Esse produto barato, que pode ser comprado em qualquer farmácia, é ótimo para rendas ou guipuras e sintéticos, podendo devolver ao sutiã a brancura original. O algoritmo operacional é o seguinte:
- O peróxido de hidrogênio a 3% deve ser diluído em água na proporção de 2 colheres de sopa. eu. produtos para 1 litro de água;
- molhe a roupa na solução por cerca de meia hora;
- enxágue abundantemente em água fria.
Importante! Na hora de lavar roupas íntimas sintéticas, use sempre água fria, pois na água quente o tecido não só fica amarelado, mas também deformado.
Amônia
Este produto farmacêutico pode remover tonalidades e manchas indesejadas de um sutiã de algodão:
- diluir amônia na proporção de 1 colher de sopa. eu. produtos para 1 litro de água;
- mergulhe o sutiã na solução e deixe por 10–12 horas;
- lave sua roupa normalmente.
Importante! Para se livrar do cheiro obsessivo de amônia, adicione um pouco de condicionador à água no último enxágue.
Refrigerante
Um produto simples e diário como o bicarbonato de sódio é um produto básico em quase todas as cozinhas. E donas de casa experientes não encontram utilidade apenas na culinária. Com este pó “mágico” você pode, por exemplo, clarear seu sutiã favorito.
Para começar, você deve tentar uma imersão simples. Dissolver em 3 litros de água morna:
- 3 colheres de sopa. eu. refrigerante;
- 2 colheres de sopa. sal grosso;
- sabão em pó com efeito clareador (cerca de 1 colher de sopa)
- Deixe o sutiã de molho por 30 minutos, enxágue e lave à mão normalmente.
Importante! Para não danificar o tecido fino, mexa a solução até que os componentes estejam completamente dissolvidos.
Se este método não ajudar, você pode começar a ferver:
- prepare uma solução na proporção de 5 colheres de sopa. eu. refrigerante por 3 litros de água;
- um pouco de sabão em pó;
- despeje uma solução de refrigerante em uma bacia ou panela esmaltada, mergulhe o sutiã nela e ferva por cerca de 30 minutos, mexendo com uma pinça;
- Enxágue bem o sutiã.
Importante! Este método só pode branquear roupas de algodão. Para produtos sintéticos, a fervura é inaceitável.
Aspirina
Você pode branquear rendas, guipuras e roupas íntimas sintéticas usando ácidos orgânicos que fazem bem esse trabalho. Por exemplo, Para sutiãs sintéticos, comprimidos normais de aspirina são adequados. Para obter resultados adequados, siga estas instruções:
- Dissolva 5 comprimidos de aspirina em 3 litros de água à temperatura ambiente;
- molhe o sutiã por pelo menos 7 horas;
- Enxágue bem e lave normalmente.
Importante! Um efeito semelhante pode ser alcançado com vinagre branco: diluir 1 copo de vinagre 9% em 2 litros de água morna, deixar a roupa de molho durante a noite e lavar normalmente.
Azul
A maneira clássica de deixar o linho branco como a neve é usando azul. Este método é conhecido há muito tempo, as nossas avós o usavam. Apesar de toda a sua simplicidade e baixo custo, ainda está associado a algumas dificuldades que surgem logo na fase inicial: hoje o blueprint é praticamente impossível de encontrar no mercado aberto.
No entanto, você pode tentar usar a Internet. Se você conseguir encontrar essa escassez, compre mais imediatamente: é um produto barato, com longa vida útil e que pode ser útil a qualquer momento.
Você pode adicionar este produto ao compartimento da máquina com sabão em pó e lavá-lo no ciclo indicado na etiqueta da roupa.
Ou você pode mergulhar um sutiã já lavado por várias horas em uma solução levemente azulada e sua roupa ficará de um branco imaculado.
Importante! Antes de azular o sutiã, teste uma pequena área para ver como o tecido reage ao pigmento.
Como “consertar” a brancura?
Para garantir que seu sutiã preferido dure muito e não perca a brancura, você precisa seguir apenas algumas regras simples:
- use sutiã branco com roupas brancas ou claras, neste caso não vai esfregar;
- lave as roupas íntimas brancas separadamente das coloridas para não “tingir” o sutiã;
- se preferir a lavagem na máquina, configure o modo delicado ou manual e não se esqueça que a temperatura da água não deve ultrapassar os 40 graus, utilize uma malha especial para lavar roupas íntimas na máquina automática;
- Caso seja necessário branquear, leia atentamente o rótulo da sua roupa e siga as recomendações dos especialistas.