O sutiã é um elemento necessário do guarda-roupa feminino. Permite manter os seios saudáveis e bonitos ao longo da vida, dar-lhes um formato ideal e até aumentá-los visualmente por baixo da roupa. Você só precisa saber como pegá-lo.
Como entender que o sutiã está “errado”?
Existem várias regras, cujo cumprimento lhe permitirá escolher um modelo cómodo, prático e seguro.
As alças não devem cravar nos ombros
Se o uso de sutiã causar desconforto na região dos ombros, dormência nas palmas das mãos e pontas dos dedos, a causa pode ser que as alças sejam muito curtas. Idealmente, eles deveriam representar apenas 1/10 do peso do peito.
Caso contrário, as alças cortam os ombros, comprimem os tecidos moles, comprimem os vasos sanguíneos e as terminações nervosas, deixando marcas e vermelhidão nos ombros. Se você ignorar esse problema, em breve poderá obter osteocondrose da coluna cervical, deterioração da postura, neurose.
As tiras devem estar esticadas e não aparecendo.
Cada mulher é construída de forma diferente. Portanto, as alças do mesmo sutiã serão longas para uns, curtas para outros e ótimas para outros.
Na maioria dos modelos, o comprimento das alças é ajustável dentro de certos limites: elas podem ser apertadas ou afrouxadas usando os clipes localizados nelas. Eles não devem ser muito apertados e nem muito soltos.. A queda das alças também faz mal: os seios perdem sustentação, caem e perdem a forma. Além disso, as alças que “espreitam” por baixo do look vão estragar a imagem, criando a impressão de desarrumação.
Os copos devem ter o tamanho certo
Devem corresponder tanto quanto possível ao tamanho do busto da mulher. Copos muito pequenos e ossos embutidos podem levar à estagnação do sangue e da linfa, deformação das glândulas mamárias, compactação e oncologia. Seios que não cabem no sutiã e ficam salientes além dos bojos, acumulam-se em dobras na parte superior, ou podem simplesmente “cair” no momento mais inoportuno.
Importante! Não deve haver espaço livre no interior, caso contrário o peito “pendurará” e, ao mover-se sob a roupa, formar-se-ão cachos ou vincos feios.
Os mamilos não devem estar visíveis
A demonstração aberta da sexualidade na forma de mamilos saindo por baixo das roupas não é bem-vinda na sociedade. Ficará deslocado no escritório, em uma caminhada ou em uma noite festiva. A exceção é um encontro romântico em ambiente intimista. Além disso, a pele das mamas, principalmente dos mamilos, é muito delicada. Desprotegido, fere-se facilmente sob a influência de fatores externos (fricção, impacto).
O cinto deve ser confortável
Esta parte suporta 90% de toda a carga, portanto seu tecido deve ser bem denso. Ao experimentar, você precisa prestar atenção ao ajuste uniforme: O cinto deve estar localizado no meio do antebraço - entre a parte superior do ombro e o cotovelo. Ele não deve:
- levantado de costas;
- picado ou flácido.
Importante! Ao experimentar, você deve prendê-lo com ganchos externos. Durante o uso, ele esticará um pouco e então serão necessários os demais fixadores.
Quando é a cor da roupa e quando o contraste é possível?
No armário de uma mulher há roupas de cores diferentes. Para roupas íntimas, as cores mais populares são branco, bege e preto. Sutiã idealmente deve combinar com a cor da roupa.
Roupas íntimas brancas e pretas são melhor usadas com coisas da mesma cor ou sob roupas não transparentes. Se o tecido for fino e transparente, é melhor usar um sutiã da cor da pele que combine com o seu tom de pele. Sutiãs estampados são usados com roupas de cores ricas, brilhantes e mais próximas do escuro.
Quando a flexão “não é permitida”?
Esse modelo, que compensa a falta de volume natural, é preferido por mulheres com seios pequenos. Com a ajuda de ossos duros e inserções especiais, ambos os seios são levantados e deslocados para o centro, formando um decote sedutor.
Apesar de todas as vantagens estéticas externas, existem vários motivos pelos quais seu uso como roupa íntima é contra-indicado:
- marca-passo implantado;
- mastopatia, tumores (inclusive benignos);
- hipertensão.
Mesmo na ausência de tais problemas de saúde Não é recomendável usá-lo o tempo todo, pois o busto nele fica em uma posição não natural e pode ficar deformado e perder a elasticidade natural.. A variedade sem alças é especialmente prejudicial - a balconette, onde toda a carga cai sobre um cinto denso, às vezes muito apertado.
Importante! Você pode usar este modelo sob um vestido de noite com decote largo por duas a três horas, para não causar danos significativos à saúde.
Existem diferentes estilos de sutiãs. Alguns são adequados para vestidos decotados, outros para esportes e outros são especialmente adaptados para nutrizes. De qualquer forma, esta peça de roupa íntima deve ser confortável, seguro e combinar com o traje. O sutiã “certo” ajudará a criar uma bela base sobre a qual suas roupas ficarão lindas.