O guarda-roupa feminino é composto por um grande número de elementos insubstituíveis. O mais significativo é o sutiã - produto importante no departamento de lingerie. Apesar da vasta gama disponível no mercado, escolher o modelo certo por vezes é muito difícil. Usando sabiamente algumas dicas simples, você mesmo pode costurar um sutiã. Vejamos passo a passo como fazer isso corretamente.
Seleção de materiais
O primeiro passo é escolher o tecido do sutiã. Ao costurar roupas íntimas, recomenda-se a utilização de materiais naturais que proporcionem o fluxo de ar necessário e removam rapidamente a umidade.
Texturas naturais podem ser substituídas por material sintético. Ao escolher os sintéticos, concentre-se no fluxo de ar de alta qualidade, na elasticidade e na resistência do tecido.
Material adequado:
- algodão;
- chiffon;
- Atlas;
- seda;
- microfibra;
- elastano.
A ventilação adequada e a rápida eliminação do excesso de líquido são os principais critérios na hora de costurar roupas íntimas. Materiais de baixa qualidade não dão conta da tarefa.Isso pode causar irritação na pele e reações alérgicas.
Uma posição importante é ocupada pela elasticidade e elasticidade do tecido. Se o material ficar muito apertado, causará desconforto ao usar o sutiã. Na hora de comprar dobre o material ao meio e puxe levemente. Esta ação irá ajudá-lo a escolher texturas adequadas para costura.
Atenção! Esta regra também se aplica à seleção do tecido para costurar você mesmo a blusa de um maiô.
Fase preparatória
Após adquirir o tecido adequado, procedemos à preparação. Com uma preparação adequada, o processo será mais rápido.
Materiais e ferramentas
Para trabalhar você precisará preparar:
- tecido para costura;
- medidor de costura;
- lápis;
- papel;
- tesoura;
- pinos de segurança;
- máquina de costura;
- renda para acabamento (opcional);
- conjunto de reguladores de comprimento;
- um conjunto de sementes (opcional);
- fechos;
- cálices;
- elástico para alças.
A instalação das sementes em copos e sua colocação, decorando a superfície do produto com rendas dependem da preferência pessoal.
O número de fixadores pode variar de um a quatro ou mais. Hoje em dia os sutiãs desse estilo estão ganhando grande popularidade bralette - um modelo de renda sem bojo. Muitas peças lembram um top que combinaria com uma blusa aberta ou um suéter com decote largo. Você pode usar suas habilidades e costurar este item de guarda-roupa.
Conselho. Recomenda-se instalar pelo menos quatro fixadores (dois em duas fileiras). Isso o ajudará a ajustar o volume, se necessário.
Fazendo medições
O trabalho concluído com sucesso depende diretamente da tomada precisa de parâmetros pessoais para criar um padrão.
Para um cálculo correto, você precisa conhecer esses dados.
- Busto, que é medido ao longo do centro.
- Circunferência sob o busto Medimos sob sua base.
- Do indicador maior, subtraia o menor. O resultado obtido é o tamanho de copa necessário para a roupa íntima.
Para uma determinação precisa, uma tabela de indicadores está anexada.
Detalhes do sutiã
Cada produto possui detalhes especiais: ganchos para fixação, alças, ajustadores de comprimento, cinto sob as copas. A maioria dos sutiãs também possui ganchos que permitem remover as alças se necessário, copas de espuma para adicionar volume extra e armação para apoiar os seios.
Na hora de escolher ajustadores e ganchos, guie-se pela espessura do elástico das tiras. As inserções de espuma são apresentadas em grandes quantidades. Para quem tem seios pequenos, as inserções com efeito push-up são indicadas, criando volume adicional..
Importante! Antes de comprar copos de espuma, você precisa definir seus parâmetros pessoais para não se confundir com o tamanho.
Os ganchos para prender as tiras são fixados a critério pessoal. Muitos produtos apresentados em lojas especializadas vêm sem esses elementos. Uma regra semelhante se aplica aos ossos. Eles ajudam a levantar os seios e a manter sua posição.
Construindo um padrão
A padronização é um dos processos mais difíceis na costura de roupas íntimas. Na fase inicial, na ausência de habilidades adequadas, recomenda-se construir padrões no papel e só depois transferi-los para o tecido. Isso ajudará a evitar desperdício de material.
Cálices
O passo inicial é construir um bloco de xícaras. Para isso, são desenhados dois triângulos de acordo com as dimensões obtidas anteriormente.
Arredondamos os cantos, formando a base necessária. Se o corpete for costurado inteiro com alças, a partir do canto superior delineamos a localização aproximada das alças.
Voltar
Vamos para trás. Aqui você precisa de um indicador de metade da circunferência sob o peito. Na maioria das vezes, a parte traseira consiste em duas metades, que são fixadas uma à outra com ganchos especiais. Não se esqueça de que uma metade se sobrepõe ligeiramente à outra.
Referência: O modelo pode ser feito sem fechos.
Fundo
A parte inferior pode ser complementada com cinto. Isso exigirá metade da circunferência sob o busto. Desenhe uma faixa horizontal com a largura necessária. Durante o processo de costura, o cinto é conectado nas costas, nas costas.
A costura requer 2 espaços em branco para cada copa e costas, cinto. A parte inferior também pode ser acolchoada. Neste caso, são necessárias duas peças para o cinto.
Adição: Esses padrões podem ser usados ao costurar você mesmo um corpete para um maiô.
Outra opção de padrão é baseada em um retângulo.
Instruções passo a passo
Após a construção do padrão, passamos ao processo tecnológico. Para fazer isso, recorte espaços em branco do papel e transfira-os para o tecido. Recortamos padrões prontos do material. Marque a posição do ponto com giz ou lápis. Isso ajudará na hora de costurar.
Prendemos as metades das xícaras pelo avesso e costuramos com costura em zigue-zague. O lado interno deve ficar temporariamente sem costura se o sutiã acabado tiver armação e almofadas de espuma. Instalamos as peças necessárias e costuramos cuidadosamente a borda.
Depois de processar os copos, passamos para o cinto e voltamos. Se as peças estiverem separadas, elas deverão ser costuradas juntas. No produto acabado, esse ponto ficará localizado na lateral, próximo ao peito. Fixamos as peças com alfinetes e costuramos.
As alças removíveis requerem um laço especial no qual um gancho é inserido. Está localizado na parte superior das xícaras. Você pode costurá-lo com sobras de material. Para as próprias alças, utilizamos elástico ou acessórios prontos, que podem ser adquiridos em loja de artesanato. Instalamos os ganchos e costuramos as metades.
Finalmente, resta determinar a localização dos fixadores. Se você não possui as habilidades necessárias, é recomendável costurar uma peça de roupa íntima sem fechos. Para instalá-los, deve-se marcar a localização dos ganchos nas duas metades das costas. Os fechos são colocados sobre uma peça separada de tecido equipada com vários bolsos. Marque a base no tecido restante e recorte. Fazemos diversas sobreposições que servem de bolsos. Costuramos sobrepostos, colocando ganchos dentro. Na outra metade das costas fazemos uma pequena aba para o gancho.
O sutiã está pronto para uso. Para decoração adicional, rendas, miçangas entre xícaras e strass são adequados.
Dicas úteis
- As medições devem ser feitas com o corpo nu. Ao tirar medidas em roupas, você pode obter medidas incorretas.
- Ao criar um padrão, não se esqueça das margens de costura. Se você não tem experiência, deve deixar cerca de 1 centímetro.
- Para uma adaptação adequada do produto, você pode fazer uma versão aproximada. Para fazer isso, usamos padrões prontos recortados em tecido desnecessário. As peças devem ser alinhavadas e experimentadas. Isso ajudará a corrigir o modelo final e corrigir erros.
- Antes do trabalho propriamente dito, é recomendável decatear o tecido. Isso ajudará a evitar que a roupa encolha após a lavagem.
- Ao costurar um corpete feito de renda, preste atenção na localização da renda.
Cada menina tem requisitos especiais na hora de escolher roupas íntimas. O sutiã ocupa uma posição separada.Não deve apenas ter uma aparência atraente, mas também ser conveniente e confortável de usar. Às vezes é difícil escolher o produto certo que atenda a todos os requisitos e aos parâmetros pessoais. Usando alguns truques, você mesmo pode costurar um sutiã. A roupa acabada será original e atenderá às características exigidas.
Gostei da sua revista pelo material interessante, pela apresentação completa e de alta qualidade. + para assinar. Minha avó me ensinou pessoalmente a costurar, ela repetia o tempo todo: uma menina tem que ser esperta, tem que gostar de ler, saber cozinhar e costurar! Caso contrário, ninguém se casará com ela. Mas costurar um “busto” parece o extremo mais selvagem para mim. É mais fácil comprar sem se preocupar!_Mas como um marcador para o futuro em nosso país imprevisível, muito obrigado aos criadores do artigo por isso!!
“O passo inicial é construir um bloco de xícaras. Para fazer isso, dois triângulos são desenhados de acordo com as dimensões obtidas anteriormente.”
Os triângulos são desenhados de acordo com as dimensões obtidas anteriormente, não está claro quais dimensões foram obtidas anteriormente? Quais são as dimensões dos triângulos?