Quando o biquíni foi inventado?

O maiô de duas peças é um atributo indispensável de um guarda-roupa de praia. Pode ser bastante rígido ou consistir apenas em fitas. Quando se atreveram a usar algo assim pela primeira vez, quando inventaram esse milagre?

De onde veio o biquíni?

Algo semelhante ao maiô moderno de duas peças era usado nos tempos antigos. Senhoras vestidas quase como divas de praia podem ser vistas em fontes antigas de belas artes. Entre eles:

  • biquíni em 1950pintura mural das ruínas de um palácio em Creta da época da civilização minóica;
  • imagem de Atlanta em um vaso grego do século V. AC e.;
  • Antigo mosaico romano “Recompensando os vencedores”.

Detalhes de banheiros semelhantes a biquínis também são citados na literatura. Ovídio escreveu sobre uma certa bandagem de tecido no peito onde você pode esconder uma mensagem de amor. E o satirista Martial falou de forma nada lisonjeira sobre uma atleta com hábitos masculinos: ela bebe demais, adora mulheres e... usa apenas listras em vez de roupas decentes. Quione, a hetera, apareceu com uma roupa semelhante na casa de banho de Martial.

Interessante! Os primeiros maiôs surgiram na Europa no final do Iluminismo: fashionistas inspiradas em Rousseau começaram a colocar em prática seu slogan “Perto da natureza!”

Biquíni e a história do século XX

biquíni amareloNo entanto, em nenhuma fonte antiga ou em outras fontes é dito quem foi o primeiro a vestir as mulheres assim. O inventor é sempre considerado aquele que primeiro anuncia publicamente uma inovação. Isso aconteceu com o biquíni – a palavra em si era desconhecida por poucas pessoas até 1946. A não ser para os moradores de um dos cantos do Oceano Pacífico...

Bikini é o nome de um atol de ilhotas, que traduzido da língua da população indígena da Micronésia significa “lugar do coco”.. Perdido nas águas do oceano, Bikini estava destinado a se tornar famoso: em 1º de julho de 1946, os militares dos EUA realizaram testes de armas nucleares aqui.

Poucos dias depois, outra notícia ganhou efeito bombástico: o francês Louis Réard propôs uma alternativa ao rigoroso maiô clássico - um modelo feito de corpete e sunga! Ele se inspirou para fazer isso pelo que viu nas praias de Saint-Tropez: querendo se bronzear em uma área do corpo maior do que o permitido por um maiô, os banhistas simplesmente enrolavam o calção de banho e puxavam as alças. ombros.

O picante da situação é que Réard foi engenheiro automotivo durante toda a vida e pouco antes da chocante invenção de seus contemporâneos recebeu uma herança de sua mãe na forma de um salão de lingerie. Obviamente, o designer-técnico também tinha faro apurado para notícias “quentes”, pois pensou em vincular o novo produto que inventou às conquistas dos físicos nucleares!

Interessante! O primeiro maiô de duas peças surgiu no século XIX.É difícil, porém, traçar paralelos entre o biquíni moderno e o conjunto volumoso: o corpete tem mangas compridas, a saia é equipada com babados e as meias são obrigatórias por baixo da saia.

Fatos sobre biquínis

meninas de biquíniO estilista Jacques Aime também pode ficar famoso como o criador de um novo look de praia - o primeiro modelo separado apareceu em sua loja dois meses antes da invenção de Réard ser exposta ao público. Aim batizou sua criação de “Atom”, enfatizando o minimalismo de seu produto. Porém, o biquíni de Réard era ainda menor e o nome mais brilhante. E todos os louros foram para ele.

Apresentar um novo produto ao público era muito mais difícil do que criá-lo - poucos ousariam aparecer dessa forma naquela época! A primeira modelo de Réard foi Micheline Bernardini, uma dançarina de cassino que conhecia bem o strip-tease. As paixões transbordaram na coletiva de imprensa e o biquíni foi proibido em muitos países.

Uma tentativa de reabilitação foi o concurso mundial de beleza em 1951: a Miss Mundo Kikki Håkansson concorreu à coroa, sem usar nada por cima de seu traje ultra-revelador. Houve tanto alvoroço entre os crentes de diferentes religiões que se seguiu uma nova proibição.

Finalmente, em 1953, a palavra do cinema revelou-se decisiva: Brigitte Bardot, bela e corajosa, realizou uma sessão fotográfica de biquíni durante o Festival de Cannes. E o mundo desistiu!

Posteriormente, surgiram muitas opções de maiôs:

  • monokini: duas fitas finas saem do calção de banho - você só pode usar em praias especiais;
  • tankini: calcinha e top são quase separados - nas laterais são ligados por duas listras finas ou - por uma na frente;
  • saiaini - calção de banho equipado com saia.

Interessante! O biquíni mais caro (US$ 30 milhões) foi o maiô “Diamond Bikini”, feito com mais de duzentos diamantes.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano