Durante a estação fria, poucas pessoas gostam de se embrulhar em várias camadas de roupas quentes. Andar assim não é muito confortável e até difícil. Mas não há necessidade de congelar com uma jaqueta leve ou cardigã, já que um item de guarda-roupa funcional como a roupa íntima térmica já foi inventado há muito tempo. É uma roupa de alta tecnologia que permite reter o calor corporal, retirar o excesso de umidade e mantê-lo aquecido no frio, mesmo com os ventos mais cortantes.
Como não errar na escolha do “seu” conjunto?
A roupa íntima térmica é um conjunto confortável de roupa que parece uma combinação de gola alta e legging. Em alguns casos, pode consistir em shorts justos e uma camiseta. Com base nisso, antes de comprar, você precisa determinar a finalidade para a qual usará roupas íntimas térmicas.
Também é importante decidir por si mesmo qual função você espera de um conjunto de aquecimento e fazer a compra de acordo.Os seguintes tipos são diferenciados:
- roupa interior térmica que retém o calor. Esse tipo de roupa, devido à estrutura porosa do tecido, retém bem o calor do corpo humano, criando assim uma camada protetora de ar;
- roupas íntimas repelentes de água permitem remover o suor e outras umidades da superfície do corpo;
- o tipo combinado combina ambas as funções acima, portanto é o mais funcional. Na hora de comprar é melhor dar preferência a ele.
Para não se enganar na hora de escolher um conjunto, é preciso estar atento a muitos outros fatores: tamanho, material, qualidade do tecido e costuras, etc. definir.
Regras para usar roupas íntimas térmicas
Para que a roupa íntima térmica aqueça bem, não perca calor e não se molhe, é preciso seguir algumas regras importantes. Vamos conhecer os mais básicos deles.
Em que casos é recomendada roupa interior térmica?
No mundo moderno, a roupa íntima térmica pode ser usada em diversas situações. Queremos sentir-nos confortáveis durante qualquer atividade ao ar livre: tanto numa caminhada regular como durante a recreação ativa. Com base nisso, podemos concluir que você deve usar roupas íntimas quentes quando for:
- dê um passeio em um dia frio de outono ou inverno;
- praticar esportes de inverno: esqui ou patinação, snowboard, etc.;
- ir a um centro recreativo, fazer caminhadas, pescar ou caçar no inverno;
- trabalhos ao ar livre (por exemplo, construção, trabalhos de instalação, etc.).
Assim, é recomendável usar roupas íntimas térmicas nos casos em que você planeja ficar muito tempo ao ar livre, e vestir várias camadas de roupas quentes de lã é inconveniente e impraticável.Se for importante para você manter o calor e o conforto durante os passatempos ativos, escolha gola alta e leggings finas, mas quentes.
Quando é melhor não usar?
As roupas íntimas térmicas modernas para mulheres e homens são feitas de materiais sintéticos de altíssima qualidade, por isso você não deve ter medo de usá-las, mesmo por muito tempo. As fibras dos tecidos costumam ser hipoalergênicas e possuem impregnação antibacteriana, portanto não devem causar irritação ou coceira. Porém, não é recomendado o uso prolongado de roupas íntimas para pessoas que realizam trabalho físico ao ar livre o dia todo, por exemplo, trabalhadores.
Neste caso, é preferível dar preferência aos tecidos naturais respiráveis ou levar consigo um conjunto de roupa interior térmica de substituição.
Como colocá-lo corretamente?
Uma das principais regras sob as quais a roupa interior térmica cumprirá as suas funções é a seguinte: deve ser usada sempre apenas com o corpo nu e seco. Não há necessidade de usar uma camiseta extra ou meia-calça por baixo. Fazer esse truque é um caminho direto para pegar um resfriado, porque você vai suar, as roupas por baixo da cueca térmica vão ficar molhadas e você pode ficar com frio.
Lembre-se: a roupa térmica é usada com o corpo nu (claro, você pode deixar a roupa íntima) e deve ficar bem justa, mas não apertar. É neste caso que se cria o efeito de retenção do calor do corpo humano e da pele.
Quando atirar?
A roupa interior quente é ideal para longos períodos de exposição a baixas temperaturas. Se você entende que, além do ar livre, também ficará muito tempo em um ambiente quente, então é melhor recusar este conjunto ou retirá-lo, pois existe um risco real de superaquecimento.
Quais materiais são compatíveis e quais não são?
Para isolar ainda mais sua roupa de inverno, você precisa pensar em qual tecido é melhor combinar roupas íntimas quentes. Preste atenção na composição da sua roupa íntima: se você planeja praticar esportes ativos com roupa íntima térmica sintética e usar sutiã de algodão por baixo, pode ocorrer uma situação desagradável. A fibra natural ficará molhada devido ao efeito “estufa” criado, que pode causar ventos fortes e resfriados.
Quanto às roupas que podem ser usadas sobre roupas íntimas térmicas, então dê preferência a produtos de lã. Eles conduzem bem a umidade, são leves e confortáveis de usar.
O princípio de usar roupas íntimas térmicas
Mesmo que, mesmo depois de usar roupa íntima térmica, o vento frio faça você se sentir desconfortável, preste atenção ao princípio das camadas. Sua essência é que cada camada desempenha sua própria função protetora, retendo assim o calor de forma mais eficaz. O equipamento ideal deve consistir em três camadas:
- a de baixo - a própria roupa íntima térmica para reter o calor do corpo e remover a umidade;
- meio, que também remove a água para as camadas superiores da roupa. Uma jaqueta de lã é mais adequada como esta camada;
- camada externa da membrana. É responsável pela proteção contra intempéries: vento, chuva ou neve, além de remover o excesso de umidade. Normalmente, uma jaqueta à prova de vento ou capa de chuva é usada como camada superior.
Como usar roupa interior térmica para crianças?
As crianças, assim como os adultos, podem e devem usar roupas íntimas quentes para passear. Ao escolher um produto, é preciso levar em consideração a idade da criança e seu comportamento ao ar livre. Se o seu bebê leva um estilo de vida ativo, corre constantemente e não fica parado na rua, fique à vontade para comprar roupas íntimas com alto teor de fibra sintética.
Conduz melhor a umidade, não a absorve e ao mesmo tempo a pele respira bem. Se a criança ainda é muito pequena e fica constantemente deitada ou sentada no carrinho ou no trenó, dê preferência a um conjunto com bom teor de fibra natural, por exemplo, lã merino. A combinação ideal para essa ocasião são roupas íntimas confeccionadas com uma combinação de lã e poliéster.
Importante! Nunca compre roupas íntimas térmicas para as crianças crescerem! Não adiantará nada. O conjunto deve caber bem no corpo, caso contrário todas as funções úteis desta roupa serão perdidas.
Decifrando os rótulos
Ao adquirir um novo conjunto de roupas íntimas térmicas, preste atenção na etiqueta ou etiqueta do produto. É lá que você encontra marcações que indicam as funções que essa coisa desempenha. Por exemplo:
- quente - roupas adequadas para baixas temperaturas no inverno. Você pode usá-lo e não congelar até -25 °C;
- extra quente – aquece mesmo em temperaturas abaixo de -25 °C;
- luz fria é uma roupa íntima bastante leve e fina, de natureza universal. Pode ser usado tanto em climas frios quanto em climas mais quentes. Praticamente não é sentido no corpo;
- antibacteriano - esta marcação significa que o tecido está impregnado com impregnação antibacteriana ou as fibras possuem propriedades antibacterianas;
- alérgico - o produto é indicado para pessoas com tendência a reações alérgicas, pois é feito de fibra hipoalergênica.
Cuidados com roupas
Para que um conjunto de roupa sirva por muito tempo e encante com sua aparência, você deve seguir regras simples de cuidado com a peça. Entre eles estão os seguintes:
- Lavar à mão ou lavar delicadamente na máquina;
- A temperatura deve estar entre 30–40 °C. Após a lavagem em altas temperaturas, a roupa íntima térmica perderá suas propriedades repelentes à umidade;
- Na maioria das vezes, o linho tem algumas inserções na parte interna, por isso, antes de lavar, vire a legging e a gola alta do avesso;
- Não use detergentes que contenham cloro e outros ingredientes branqueadores para lavar;
- enxágue muito bem o tecido: se o detergente permanecer entre as fibras do tecido, a roupa pode perder as suas propriedades absorventes e respiráveis;
- Não torça as coisas ao girar para que o tecido fino não fique deformado. É melhor deixá-los no banheiro até que o excesso de água escorra sozinho;
- É melhor secar roupas íntimas térmicas em condições normais e não em um radiador quente.
Importante! Lave sua roupa pelo menos uma vez por semana.