Cuecas familiares confortáveis são um item quase indispensável no guarda-roupa de todo homem. Você pode comprar “semeiniki” prontos, mas é muito mais interessante costurá-los você mesmo. Afinal, é muito fácil de fazer mesmo sem experiência em costura.
A roupa íntima deve ser leve, macia, agradável ao toque, confortável de usar, mas ao mesmo tempo durável e higroscópica (absorve bem a umidade). É por isso para a confecção de calcinhas, é preferível escolher tecidos de algodão de alta qualidade: cetim, chita, chita ou malhas finas.
Fazendo medições
As cuecas familiares padrão são muito simples: não possuem painéis frontais ou outros elementos complexos. É por isso que até um iniciante pode fazer um padrão para eles. Para fazer isso, você só precisa fazer algumas medições.
- ST - meia circunferência da cintura (40 cm).
- SB - meia circunferência do quadril (medido nas nádegas no local mais convexo, 50 cm).
- DI - comprimento do produto (34 cm é considerado padrão, mas você pode escolher um número maior ou menor).
Além disso, é muito importante determinar o tamanho do aumento (PB). Quanto menor o aumento, mais apertado o produto ficará no corpo. O valor ideal é de 3 a 6 cm. O aumento é somado ao valor da circunferência do meio quadril (HG).
IMPORTANTE! Durante a primeira construção do padrão, você pode aumentar o tamanho das peças em um ou dois centímetros. Isso ocorre porque, após a lavagem, os produtos confeccionados com tecidos naturais tendem a encolher ligeiramente.
Construindo um padrão
Metade frontal
- A construção de um padrão para calcinha familiar começa com o desenho de um retângulo TNN1T1. Seus lados horizontais são iguais ao valor da soma da semicircunferência dos quadris (SB) e da altura (PB). Por exemplo: 50 cm + 3 cm = 53 cm O lado vertical do retângulo é determinado pelo comprimento do produto - 34 cm.
- Cada lado horizontal deve ser dividido ao meio e os pontos resultantes devem ser marcados com as letras B e B1, respectivamente.
- Os pontos Ш e Ш1 são muito importantes para criar o desenho correto. Sua localização é calculada pela fórmula: ТШ (Т1Ш1) = 0,5 (SB + PB) = 25 + 3 = 28 cm.
- A seguir, usando outra fórmula, você precisa calcular o comprimento do segmento Ш1Ш2 = СБ/8 + 1 = 6,3 +1,0 = 7,3 cm. A precisão do joalheiro não é necessária ao criar um padrão de calcinha familiar solta. Portanto, os valores calculados podem ser arredondados com segurança para décimos. Neste caso - até 7,5 cm.
- Então você precisa construir o ponto Ш3, cuja posição é calculada pela fórmula: ШШ3 = 0,25 x Sb – 1,0 = 11,5 cm.
- A seguir é a vez de construir a linha da cintura. O segmento T1SH1 precisa ser dividido em três seções iguais. A partir de T1 recue 1 cm para baixo e para a esquerda coloque o ponto T2. Desenhe uma linha curva passando por B e T2 (você pode usar um modelo).
- Depois disso, você precisa desenhar outra linha suave T2SH2.
- Em seguida, a linha T1H1 deve ser estendida 2 cm para baixo, marcar o ponto H2 e desenhar o segmento Ш2Н2.
- Então você precisa desenhar suavemente uma linha B1H2.
Isso completa a construção do padrão da metade frontal da calcinha.
Metade traseira
- No lado esquerdo do desenho, é necessário dividir o segmento Ш3Ш ao meio e marcar o meio com o ponto Ш4.
- Em seguida, você deve recuar 1 cm de Ш3 e marcar o ponto Ш5.
- Depois disso, você precisa calcular a localização da linha da cintura. De T é necessário separar 2 cm para a direita e marcar o ponto T3.
- A seguir, deve-se traçar uma linha reta Ш4Т3 de forma que T3 fique 5 cm abaixo do ponto T4. A seção resultante (Ш4Т4) deve ser dividida em três partes iguais.
- A seguir, com uma linha suave você precisa conectar pares de pontos Sh5 e D4, T4 e B, respectivamente.
- Depois disso, é necessário separar 5 cm do ponto H para a esquerda e posicionar o ponto H4 conforme esta fórmula: HH4 = 0,1 x SB = 0,1 x 50 = 5 cm.
- A seção H2Sh2 precisa ser medida, o valor resultante é separado do ponto Sh5 a H4 e marca o ponto H6. A seguir, H6 e B1 devem ser cuidadosamente conectados com uma linha curva.
Pronto, o desenho está concluído!
O padrão preparado para calcinhas familiares é muito simples e prático. Não há costuras laterais, o que simplifica o processo de montagem adicional.
Importante! Se precisar de um produto de tamanho grande (a partir de 56), é necessária uma costura lateral para um melhor ajuste.
Costuramos calcinhas
O molde deve ser colocado no material pelo avesso, levando em consideração o sentido do fio da fibra e as costuras necessárias.
REFERÊNCIA. A margem padrão para a bainha na parte inferior é de 2 cm, para o franzido na parte superior - 4 cm, para todas as outras costuras - 1 cm.
- Você deve começar a costurar o produto conectando as duas metades. O melhor é usar costura de linho para calcinha. Mas se você não tiver essa habilidade, poderá conviver com a combinação usual de ponto overloque e ponto à máquina normal.
- Na parte superior da futura calcinha é necessário fazer uma bainha dupla para o cinto. Na hora de costurar a parte de cima é importante deixar um pequeno furo para passar o elástico, que depois deve ser enfiado na costura com um alfinete e depois costurar a abertura para fechar.
- Em vez da bainha superior, você pode costurar um elástico largo decorativo. É um pouco mais difícil de executar, mas parece impressionante e moderno.
- Para fazer a bainha do fundo do produto, a borda deve ser dobrada, passada a ferro e só depois costurada.
Isso é tudo! As cuecas familiares masculinas mais simples estão prontas.
O molde confeccionado pode ser utilizado como base, fazendo ajustes individuais na figura após o encaixe, melhorando o caimento.
Costurar cuecas masculinas é fácil! À primeira vista, o processo parece difícil e confuso. Mas quando você começa a trabalhar, muita coisa se torna óbvia e compreensível.