O tipo de costura patchwork é popular entre designers de diferentes direções. Nas soluções de interiores da moda você pode encontrar uma variedade de produtos feitos na técnica patchwork. Roupas e acessórios elegantes geralmente incluem elementos de patchwork. Patchwork com retalhos de seda é uma técnica comum para a criação de pinturas no Japão. Os artesãos usam seda exclusivamente natural e cara, então seu trabalho fica incrível. O mais comum é o patchwork feito com tiras de tecido. Não é difícil dominar o trabalho com essa tecnologia.
Após um breve treinamento, você poderá criar de forma independente coisas exclusivas para você e seus entes queridos. Por exemplo, um porta-panelas, uma capa para um banquinho ou uma capa para um sofá em estilo patchwork com listras seriam um excelente presente de Natal. Cobertores infantis confeccionados na técnica patchwork são macios e duráveis. Todo o trabalho é baseado na criação de blocos de diversos materiais.Esses blocos são combinados em uma única peça, são feitas orlas e obtidos produtos exclusivos.
Blocos de retalhos de tiras - técnicas de costura
Blocos de tiras de patchwork podem ser costurados de várias maneiras. Novas técnicas estão constantemente aparecendo e sendo aprimoradas e desenvolvidas. Entre os métodos mais populares de costura de produtos estão:
- Patchwork - blocos rápidos de listras. Muitas vezes as peças são formadas por quadrados. O método é aplicável ao criar qualquer artesanato. Pode ser um tapete, cobertor, fronha e outras coisas. Inicialmente, formam-se listras. Então quadrados são cortados deles.
- Cabana de madeira. O nome original se deve às peculiaridades da tecnologia. As abas são costuradas em espiral. No centro há um fragmento principal quadrado. Listras o cercam.
- Lyapochika. Metodologia originalmente russa. Envolve trabalhar com listras cruas e brilhantes no material base. Os trabalhos que utilizam esta técnica parecem em relevo e volumosos.
- Aquarela. As partes quadradas são selecionadas por cor. As transições entre tons são uniformes. No início da tela são utilizadas cores pastéis claras. Gradualmente eles ficam mais escuros. O produto lembra uma pintura feita com aquarela.
- Tabuleiro de xadrez. Os blocos consistem em peças de cores diferentes, que são colocadas em um padrão xadrez.
- Triângulo. Um método para criar padrões e pinturas complexos. São utilizados pedaços de materiais multicoloridos.
- Listra a listra. A abordagem é baseada no uso de cores brilhantes. Os blocos podem ser dispostos em diferentes padrões, de acordo com a composição e características do produto. Às vezes, eles são colocados como degraus de escada, ziguezagues ou tábuas de parquete. Pode haver muitas opções.
- Cantos de retalhos. Para formar a peça são utilizados fragmentos pré-dobrados e não cortados.Isso distingue a técnica das outras abordagens listadas. Para fazer cantos, use quadrados ou pedaços de tecido. Eles são então costurados com pontos decorativos.
Patchwork - técnica de listra a listra - master class
A técnica mais popular para criar coisas no estilo patchwork são os blocos de tiras. Os fãs de costura sabem quantas vezes há tiras desnecessárias de material que é uma pena jogar fora, mas não têm onde usar. Tendo dominado um pouco a técnica do patchwork, você pode criar verdadeiras obras-primas a partir desses detalhes.
É melhor criar blocos de materiais contrastantes. Produtos feitos na mesma cor, mas em tons diferentes ou com padrões diferentes, parecem originais. Tomemos como exemplo o tecido de algodão. A largura da tira é de cinco centímetros. Se você não quiser selecionar as peças sozinho, poderá adquirir um conjunto pronto. O fabricante preparará um esquema de cores adequado e cortará as peças com antecedência.
Para aplicar marcações, use giz, lápis ou marcador especial para tecido. As ferramentas necessárias são vários modelos de réguas e um transferidor para medir ângulos. Também vale a pena escolher os fios, adquirir uma tesoura especial e um pé de máquina.
Como criar um bloco de tiras para patchwork:
- Costuramos as tiras, passando a folga em todas as costuras na mesma direção.
- Vamos virar o produto com a frente voltada para cima para marcação. Você deve desenhar estritamente em um ângulo de quarenta e cinco graus.
- A largura dos elementos é de 3,5 centímetros.
- Inicialmente, montamos os triângulos internos preparados em dois tipos de blocos. Para criar o terceiro usamos listras.
- Recortamos os elementos e prendemos as pernas dos triângulos umas às outras.
- Você pode organizar as listras em zigue-zague.
- Resta costurar todos os fragmentos e passar a ferro as costuras do tecido.