Efeito cloque de malha: diagrama, padrão e descrição passo a passo

volnistyy-uzor-so-skladkami

O efeito cloque é o nome de um tricô de lã volumoso em que a parte de trás é tricotada lisa e a parte da frente é composta por pregas, pregas, bojos, dobras ou bolhas do tamanho desejado.

O nome “efeito clouquet” veio da França. Traduzido do francês, esta palavra significa “borbulhar”. O efeito cloque apareceu originalmente na costura. Esse era o nome do tecido com bolhas inchadas de um lado e liso até do outro. Pode ser seda ou lã. Mais tarde, o efeito se espalhou para o tricô. O equipamento parece volumoso e atraente. Os produtos tricotados nesta técnica distinguem-se pela originalidade e eficácia.

Olhando para o tecido de malha, parece que é muito difícil conseguir tal padrão. Na verdade, até uma artesã novata pode tricotar o efeito cloque com agulhas de tricô. Tricotar é bem simples de fazer. E se você entender o princípio de execução, poderá criar vários padrões de forma independente usando esta técnica.

Em termos simples, o padrão “efeito clouque” é obtido tricotando o tecido em ponto cetim (uma fileira de pontos tricô + uma fileira de pontos purl) com tricô periódico de bojos. Para obtê-los, utiliza-se uma terceira agulha de tricô, da qual são retiradas algumas das laçadas do tecido tricotado da fileira de baixo. Em seguida, esses laços são tricotados com pontos tricotados da nova linha. Isso alcança o efeito de volume e convexidade. O tamanho da dobra é determinado por qual das linhas inferiores você tira os laços. Quanto mais baixo, mais volumosa será a sua dobra. Esse é todo o princípio de tricotar esse estilo de tecido.

Consideremos a versão mais simples desse padrão - horizontal. Vamos tricotar uma amostra.

  • Montar 20 pontos e tricotar 20 carreiras em ponto meia.
  • Do lado avesso do tecido de amostra, insira a terceira agulha de tricô na décima linha, pegando do quinto ao décimo laço.
  • Tricotamos a 21ª carreira nesta ordem:

Tricotamos 5 peças de laçadas em ponto cetim, pegamos 10 peças de 2 outras agulhas de tricô, novamente 5 peças em ponto cetim.

Se organizarmos as dobras em um padrão xadrez, obteremos um tipo de padrão completamente diferente. O princípio do tricô não difere do anterior. Apenas as protuberâncias estão localizadas nas alças entre as dobras, em tabuleiro de xadrez.

vfl.ru_

Um cloque ondulado pode ser obtido arranjando pequenas dobras, localizadas uma acima da outra, mas com grandes distâncias entre elas.

As dobras são feitas em 12 carreiras de tricô nesta ordem: 5 laçadas de dobra são tricotadas juntas com laçadas tiradas 6 carreiras abaixo e 15 pontos de tricô são pulados.

O padrão cloque com células é outro tipo de tricô. Para entender como é tricotado, considere uma master class sobre uma amostra de 14 pontos de largura e 20 carreiras de altura.

  • Montar 1 carreira de pontos purl.
  • 2º – facial.
  • Continuamos a tricotar linhas pares com pontos faciais e linhas ímpares com linhas purl.
  • Tricotamos o ponto da frente da 1ª à 8ª carreira.
  • Na 9ª carreira fazemos o seguinte: 12 purl, que ficam sob a primeira laçada, tricotar juntos purl + 12 purl. Puxamos as 2 alças inferiores e as tricotamos com a alça superior.
  • 10º – tricotar.
  • Tricotamos oito carreiras em ponto cetim.
  • 19ª linha - fazemos dobras com deslocamento de 6 voltas.

O tricô com efeito cloque é mais frequentemente usado para criar vários acessórios: chapéus, lenços, polainas, laços, luvas, estolas, bolsas. Mas muitas pessoas fazem cardigans, blusas diversas e até casacos usando essa técnica. Existem infinitas opções para o efeito cloque. Podem ser padrões clássicos ou abstratos, com protuberâncias de diversos tamanhos e formatos. Tudo depende da sua imaginação e imaginação.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano