Uma capa de chuva, ou gabardine, é considerada um agasalho universal para o outono e a primavera. Para animar o look, as fashionistas costumam usar capas de chuva coloridas. A capa de chuva azul é uma das tendências para 2021-2022. Neste material contaremos a história da evolução da capa de chuva, e também mostraremos exemplos do que você pode usar com uma capa de chuva azul. No final do artigo você encontrará recomendações sobre o que será necessário para costurar uma capa de chuva azul com as próprias mãos.
Uma breve história do manto: dos tempos modernos aos dias atuais
A capa é provavelmente a peça de roupa mais antiga. Os povos antigos usavam peles de animais para se protegerem da chuva e do frio. Mais tarde, os antigos gregos substituíram as peles de animais por tecidos para cobrir as togas. Com o desenvolvimento do tingimento, os mantos adquiriram uma função adicional: demonstrar o status de seu dono, por exemplo, os mantos vermelhos eram usados pelos comandantes-chefes do exército romano, e os mantos brancos eram usados por oficiais de alto escalão.Com o tempo, as capas de chuva se espalharam por toda a Europa; cada país (e às vezes cada região individual) tinha suas próprias formas de capas de chuva (semicircular, retangular, trapezoidal) e formas de prendê-las. Na maioria das vezes, as capas eram feitas de lã e tingidas em tons escuros de marrom, vermelho, azul e verde. Tons pastéis, como o azul, raramente eram usados na confecção de capas de chuva e, se costuradas, destinavam-se exclusivamente aos carnavais.
No início da Idade Média, apenas as pessoas ricas podiam comprar capas. Por trás das largas abas do manto, pessoas nobres e representantes da igreja podiam não apenas se aquecer em uma noite fria, mas também esconder seus rostos de olhares indiscretos. A popularidade das capas diminuiu no início do século XIV, quando essas roupas passaram a ser associadas aos pobres e aos pequenos ladrões. Porém, em meados do século XVI, o manto voltou a estar na moda entre os nobres espanhóis e todas as classes começaram a usá-lo: a nobreza encomendou mantos longos e pesados, com ricos bordados e forro contrastante; Os habitantes da cidade, imitando os nobres, também mantiveram seus modelos e se contentaram com materiais mais econômicos, e os militares e mercenários usaram capas da moda para tornar mais conveniente esconder armas atrás de largas cortinas de tecido. Os militares gostavam especialmente de mantos: em meados do século XV, os mosqueteiros, a guarda real, passaram a ser associados exclusivamente aos mantos azuis, que se tornaram seu uniforme. A moda dos mantos desapareceu apenas com o advento da Revolução Francesa, cujos sangrentos apoiadores não só mudaram a legislação e o calendário, mas também proibiram todos os residentes do país de usar roupas nobres.
O próximo ponto de partida é 1823, quando o químico escocês Charles Mackintosh inventou uma capa de chuva impermeável, que recebeu seu nome.Antes, as capas de chuva de lã, apesar do forro, molhavam-se, embora retivessem o calor. E Mackintosh colocou uma camada de borracha entre a parte externa da capa de chuva e o forro. Trinta anos depois, um alfaiate empreendedor de Londres, John Emary, fundou uma marca de capas de chuva sob a marca Aquascutum. E já no final do século XIX, Thomas Burberry inventou um tecido com propriedades hidrorrepelentes, a gabardine, e as capas de chuva começaram a ser feitas com novas matérias-primas, embora mantivessem o antigo nome, mackintoshes, ou abreviadamente papoulas. Durante a Primeira Guerra Mundial, a capa de chuva adquiriu outro nome - gabardine, ou gabardina. O nome vem da palavra inglesa “trench” - trincheira. Era assim que os soldados britânicos chamavam suas capas militares, que usavam em trincheiras e trincheiras. Durante a guerra seguinte, os gabardines também foram populares. Os civis também usavam gabardines para demonstrar seu patriotismo. Naturalmente, naquela época, os macs e os gabardinas eram dos tons mais práticos e os designers não tinham pressa em costurar capas de chuva azuis.
Todas as versões de capas de chuva acima são semelhantes em essência, mas diferem ligeiramente no corte.
Portanto, existem os seguintes subtipos de capas de chuva:
- Capa de chuva clássica inglesa. Na maioria das vezes com peito único.
- Um manto, cuja forma foi emprestada dos habitantes da Idade Média.
- Capa de chuva, ou mackintosh, feita de um tecido especial repelente à água.
- O trench coat, ou trench coat, é um modelo de capa de chuva trespassado equipado com cinto com fivela. Esta forma é conhecida por muitos nas histórias de detetive da década de 1970.
- Um manto-manto é um manto baseado no corte de um manto envolvente.
- A barraca-capa de chuva é um atributo obrigatório para os turistas.
- Antera é uma capa de chuva de verão que é usada durante as viagens, em vez de um cardigã ou poncho.
- Hubertus é uma capa de chuva isolada com gola alta.Inicialmente fazia parte do guarda-roupa masculino, mas nos últimos dez anos começou gradualmente a passar para a metade feminina.
- Uma capa é uma capa larga que lembra um poncho. Às vezes sem mangas, às vezes apenas com fendas. Este formato parece muito feminino e geralmente está disponível em cores pastel, inclusive azul.
Além de tudo isso, existem formas híbridas como capa de chuva e capa de chuva.
O que vestir com capa de chuva azul
Hoje, a moda democrática permite não só usar uma capa de chuva azul, mas também combiná-la com quase todos os estilos. Então, há poucos anos era difícil imaginar uma garota com uma capa de chuva azul de corte clássico e tênis esportivo. Mas hoje modelos com imagens tão fora do padrão não só aparecem na passarela, mas também usam essas combinações no dia a dia. Um sobretudo azul não precisa ser combinado com calças palazzo brancas da década de 1970. Um sobretudo cor de céu funcionará bem em um visual padrão dos anos 1990 quando combinado com jeans e um top curto. Uma capa de chuva azul também pode ser usada com leggings e até mesmo com um boné de beisebol. Hoje, os estilistas brincam com ousadia com diferentes tendências, combinando o incongruente. Mas se você é adepto dos clássicos, então uma combinação ganha-ganha seria uma capa de chuva azul, complementada por uma saia plissada branca ou um vestido leve com escarpins. Em princípio, com essa capa de chuva, os itens de guarda-roupa brancos e cinza parecem mais comuns. Mas se quiser experimentar, você pode tentar adicionar calças curtas em xadrez médio ou pequeno à capa de chuva azul. Quanto aos acessórios, você pode adicionar outro item da moda ao seu look - uma pequena bolsa de couro com corrente.Para contrastar, você pode combinar a capa de chuva azul com peças de roupa rosa empoeiradas. Um destaque brilhante para um look azul monocromático com uma bolsa vermelha e botas ou sapatos do mesmo tom ficará inesperadamente bem.
O que você precisa para costurar uma capa de chuva azul
Neste artigo para iniciantes, veremos o corte mais simples de capa de chuva - uma capa. Se desejar, você pode até costurar uma capa azul sem usar molde. Mas se você tem pouca experiência em trabalhar com agasalhos, é melhor usar o diagrama fornecido neste artigo.
Para costurar você precisará de:
- Um pedaço de tecido hidrorrepelente para costurar uma capa de chuva azul.
- Materiais de costura.
- Padrão ajustado aos parâmetros do modelo.
- Botões. Para uma capa de chuva azul, é melhor escolher tons contrastantes de acessórios.
Plano passo a passo para costurar uma capa azul
Se você é costureira iniciante e a capa não combina com você, não recomendamos começar logo com um sobretudo, pois costurá-lo exige trabalhar o forro. É melhor costurar essas coisas em um estúdio ou sob a orientação de um artesão experiente.
- Prenda os padrões concluídos com os parâmetros necessários no tecido dobrado ao meio usando alfinetes. É melhor adicionar um pouco de largura nas laterais do produto para que fique folgado (em média 8-10 cm + 1,5 cm para recortes de cada lado). Você deverá ter as seguintes peças: costas, duas prateleiras, duas bainhas, duas mangas e uma gola.
- Alinhave o produto e experimente no modelo.
- Ajuste se necessário.
- Costure todas as partes da capa azul, finalizando todas as dobras e bordas.
- Costure os botões.